Coronavírus, medo e a Infodemia

Coronavírus, medo e a Infodemia

Quais os impactos psicológicos do Coronavírus no indivíduo e na sociedade? Medo, pânico, ansiedade e o que é infodemia.

O Covid-19, familiar Coronavírus, está entre nós; e o Brasil registra oficialmente 200 casos (data, 16/03, às 10:00), sendo que este número pode aumentar exponencialmente nos próximos dias. Quais são os impactos psicológicos desta Pandemia no indivíduo e na sociedade como um todo?

Covid-19, a Pandemia

O Covid-19 apareceu inicialmente em dezembro de 2019 na província de Wuhan, na China, tendo infectado aproximadamente 80 mil pessoas, até o presente momento. O vírus começou a se propagar pelo o Oriente Médio, ocasionalmente chegando à Europa (tendo como principal país afetado a Itália, com 24 mil casos registrados) e agora, ao continente Americano. 

 

No dia 11/03, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou Pandemia global devido a rápida expansão do vírus pelo mundo. O Brasil teve seu primeiro paciente identificado, um homem retornando de viagem da Itália com sua família, no dia 09/03 e até então os casos vêm aumentando. 

A preocupação do Ministério da Saúde e das autoridades brasileiras hoje está relacionada ao vírus ter atingido a transmissão comunitária, o que significa que a transmissão do vírus já não está mais entre pessoas que tiveram contato com pacientes vindos de outros países, e sim contaminações entre pessoas que contraíram o vírus aqui no Brasil.

Já não se pode mais identificar a fonte do contágio. Com isso, os especialistas dizem que o número de infectados irá crescer exponencialmente, podendo chegar até aos milhares no território brasileiro em pouco tempo. 

Infodemia, o que é?

Com este cenário instalado, meios de comunicação como jornais, noticiários, internet, mídias sociais e grupos de whatsapp vêm gerando uma quantidade massiva de informações (verídicas e fake news) sobre a situação no país e no mundo.

Este fenômeno que estamos vivenciando foi denominado como Infodemia.

Infodemia nada mais é que uma “epidemia de informações”, ou seja, uma quantia abundante de notícias e matérias sobre uma tema alarmante (pandemias, catástrofes, previsões, etc) que geram medo, ansiedade, pânico e angústia no indivíduo e na população, o quê, consequentemente, pode agravar ainda mais o cenário atual.

Esta complicação preocupa os especialistas e autoridades, pois o medo e o pânico coletivo podem fazer com que as pessoas:

  • Ignorem as recomendações dadas por especialistas da saúde (como evitar aglomerações e realizar quarentena);
  • Tomem medidas prejudiciais, como tratamentos e “curas” sem qualquer embasamento científico (fake news);
  •  Esgotem os recursos básicos de uma região, como mercados e farmácias, sem necessidade.

Medo, Angústia, Pânico e Ansiedade

Para tentar entender como essa dinâmica se desenvolve e prolifera tão rapidamente quanto à pandemia em si, vamos explorar as funções e mecanismos do Medo, Angústia, Pânico e Ansiedade na psique do indivíduo.

O Medo, assim como a dor, é um mecanismo essencial na sobrevivência do ser humano. É através dele que identificamos situações de ameaça e risco ao nosso bem estar. O medo pode ser direcionado tanto a algo concreto, como um animal, uma pessoa específica, ou um objeto, com relação a uma situação que o ponha em risco, como andar sozinho à noite, lugares altos, etc. 

Já a Angústia, dizemos que não é direcionada a um objeto definido. O indivíduo sofre e teme aquilo que não consegue identificar, apenas sente um “aperto no peito”, porém não consegue encontrar a origem do sentimento. 

O Pânico, por sua vez, pode ser considerado o medo amplificado, uma situação de extremo risco ao indivíduo que o faz tomar ações mais impulsivas e menos racionais, visando proteger a vida. Como descrito no livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman, o pânico pode fazer com que as pessoas tomem atitudes mais individualistas, visando preservar sua vida e perdendo o senso de empatia e comunidade em uma sociedade.

Um exemplo prático na situação atual, são pessoas correndo até os supermercados e comprando estoques enormes de produtos básicos para si e suas famílias, sem levar em conta que outras pessoas também poderiam precisar comprar estes mesmos itens – um cenário que já vem acontecendo nos países da Europa por conta do Coronavírus.

 

A Ansiedade por sua vez pode ser descrita como uma “preocupação” para com acontecimentos futuros que irão impactar a vida do indivíduo, portanto, o mesmo pode vir a fantasiar uma série de cenários, positivos ou negativos, em relação a determinado evento futuro.

Novamente é um mecanismo da psique humana, o qual todos nós estamos sujeitos em níveis diferentes. Porém o sentimento constante de ansiedade, em níveis elevados, pode significar um  Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG) que, segundo o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle. Isso pode ser ocasionado devido a exposição a situações e ambientes de alto nível de estresse. 

Medo + (des)informação 

Portanto, voltemos à questão da Infomedia. A constante exposição a esse tipo de informações, devido ao nosso estilo de vida “100% conectado”, faz com que o indivíduo seja exposto a um nível de estresse elevado e, com isso, seus mecanismos de Medo, Ansiedade e Pânico são acionados, podendo fazer com que tome ações impulsivas e pouco empáticas, que podem ter um impacto significativamente negativo em uma pandemia como o Coronavírus. 

Uma situação real que pode exemplificar este raciocínio é a preocupação dos profissionais da área da saúde quanto aos leitos e UTIs disponíveis hoje no Brasil. Sabemos que há um número limitado de leitos e que, caso a pandemia tome proporções maiores, não haverão leitos suficientes para todos. Por esta razão, a recomendação é que pessoas que desenvolverem sintomas leves e moderados devam ficar em casa em isolamento, apenas os casos emergenciais devem ser encaminhados aos hospitais priorizando aqueles que realmente precisam.

Porém, indivíduos em pânico e mal-orientados podem acabar lotando os hospitais, ocasionando uma maior demora nos atendimentos ou, até mesmo, impedindo o atendimento àqueles que realmente precisam e ainda propagando mais o vírus, uma vez que os hospitais se tornarão um ambiente de alta transmissão.

O que fazer?

Como evitar este cenário? Há uma série de ações que podemos tomar para evitar cenários desfavoráveis, como o que descrevemos acima. São elas: 

1 – Atente-se aos fatos 

Evite fake news! Evite notícias ou matérias sensacionalistas que não tenham fontes confiáveis. Ao receber mensagens ou matérias suspeitas em grupos de Whatsapp, procure sempre verificar a fonte, o site de origem, se é um site ou mídia confiável. Importante ressaltar que o Coronavírus não tem cura até o presente momento e não foram desenvolvidas vacinas para o vírus, portanto, qualquer “cura” ou “remédio caseiro” não é comprovado cientificamente e, logo, não é recomendado pelos profissionais da saúde. 

2 – Ouça as recomendações dos Profissionais da Saúde

Muita informação positiva e benéfica também está sendo compartilhada. Fique atento às recomendações dos profissionais da saúde e das instituições governamentais. Evitar aglomerações, manter a higiene pessoal e, em caso de sintomas, isolar-se por tempo determinado são as principais ações que podemos tomar hoje.

Abaixo, um vídeo do Dr. Drauzio Varella a respeito do Coronavírus e os cuidados que podemos tomar.

https://www.youtube.com/watch?v=TbVapVcdEqU&feature=youtu.be

3 – Empatia e consciência Social

É importante entendermos como o Coronavírus funciona para que possamos atuar da melhor forma possível para nós e para a sociedade. Sabemos que é um vírus que tem uma taxa de mortalidade baixa entre crianças, adolescentes e pessoas jovens (pessoas até 30 anos a taxa pode chegar a 0.5%), porém idosos, diabéticos, cardíacos e hipertensos estão no Grupo Risco (pessoas mais vulneráveis à doença devido suas condições de saúde).

A taxa de mortalidade nesse grupo pode chegar até 15%, dependendo da idade e do histórico de médico. Portanto, os cuidados em relação à higiene e isolamento devem ser redobrados para conter o contágio e evitar exposição das pessoas no grupo de risco a pessoas já infectadas. Jovens podem não ter um risco de vida alto, porém, podem se tornar aquilo que os especialistas chamam de vetores da doença – pessoas que transmitem e espalham em grandes quantidades vírus. O fechamento das escolas é uma medida justamente pensada para que as crianças não sejam infectadas e acabem colocando seus pais e avós em risco. 

Não devemos minimizar ou maximizar a realidade da pandemia. Trata-se de uma questão séria e tem seus riscos para o indivíduo e para sociedade, por esta razão a colaboração de todos é necessária. Tire suas dúvidas com um profissional da saúde sobre o vírus e caso esteja ansioso ou angustiado com toda a situação, procure por um profissional da Psicologia.

Discutir e refletir sobre seus medos e angústias é a melhor maneira de lidar com eles.

Cuidem-se! 

Últimos posts por Lucas Zaina (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.