O cuidado relacionado às doenças: Uma perspectiva Gestáltica

O cuidado relacionado às doenças: Uma perspectiva Gestáltica

Esse estudo se refere ao cuidado na saúde integral de pacientes com doenças crônicas ou incuráveis. Ao nos referirmos ao cuidar, olhamos para o cuidador e quem é para cuidado por ele, no seu processo de saúde-doença. 

A psicologia é vista como forma de gerar promoção e manutenção da saúde, a prevenção e tratamento de doenças, a identificação da etiologia e diagnóstico, aprimoramento e regulamentação da saúde. 

Para Taylor (1999) apud Pires e Braga (2009) a psicologia da saúde constitui um campo destinado a entender as influências psicológicas sobre como as pessoas permanecem saudáveis, por que ficam doentes e como agem quando adoecem.

Expressa como o psicológico se organiza, levando em consideração os conteúdos e processos que são construídos no processo da história de vida, é o sujeito que vivencia as emoções, toma decisões e constrói representações da realidade.

A Psicologia representa uma possibilidade de atuação transformadora, voltada para as necessidades da sociedade, levando a uma transformação social, superando a desigualdade. 

A saúde psicológica envolve questões sobre o modo de vida do homem e suas condições histórico-sociais, indo além da visão conservadora de saúde. É vista como possibilidade de transformação da realidade individual em projetos coletivos. Para promover saúde deve trabalhar e ampliar a consciência que o indivíduo tem sobre a realidade que está, instrumentalizando-o para agir, ou seja transformar e resolver todas as dificuldades que essa realidade traz. 

Segundo Fukumitsu; Cavalgante e Borges (2009) o profissional de saúde que se dedica a outro ser humano também é considerado um cuidador, não fazendo algo pelo outro, mas com o outro.

O profissional busca, juntamente ao cliente, formas de desenvolver as suas possibilidades, ou seja, o desenvolvimento da responsabilidade individual.

O adoecimento não significa paralisia ou incapacidade, os sintomas não precisam desaparecer para que o retorno ao estado saudável aconteça. O não saudável é a impossibilidade de atualizar a maneira de satisfazer suas necessidades que pode levar à estagnação. 

Para o profissional dessa abordagem não é o que aconteceu com o cliente, mas como o cliente reage a esse acontecimento. Deve estar atento aos seus limites e do cliente, considerando que as escolhas são imprevisíveis e carregadas de significados próprios ligados à trajetória de cada um.  

De acordo com as autoras Fukumitsu; Cavalgante e Borges (2009) ao cuidar (fazer algo com o outro) somos sempre provocados a rever nossos limites, sem invadir ou ser invadido, mantendo uma fronteira de contato saudável para ser desenvolvida a relação. 

A saúde envolve a questão física, mental e social, não apenas relacionada à doença, apesar desta, o psicólogo, juntamente ao cliente, passa a enxergar o que pode ser possível dentro de suas possibilidades, reconhecendo suas capacidades e escolhas, optando sobre a melhor forma e o melhor momento de efetuar trocas com o mundo, para o crescimento e awareness (consciência de algo forte e presente e dar-se conta de algo que não estava presente até o momento.

Ou seja, estar em contato com a própria existência, com aquilo que se é realmente, visando um equilíbrio e uma possibilidade de auto-regulação satisfatória com o meio.  

Considerando as ideias de Silva e Boaventura (2011) cada um tem uma forma de ser, atuar e estar no mundo que pode conter limitações, diminuindo suas possibilidades de contato. 

Segundo ela, a doença é a forma de expressar o que está invisível, é algo que ataca o organismo e desarranja o funcionamento. A partir de uma visão holística da pessoa, a doença faz parte e se relaciona não só com o corpo físico mas também com o contexto relacional e com as atitudes do indivíduo consigo mesmo frente à vida.

Ao se confrontar com a doença, o indivíduo acaba por lidar com a negação, depois aceitação e movimentos criativos de adaptação.

A doença traz importantes alterações físicas e psicológicas, podendo levar ao estresse, o que faz com que muitas vezes a adaptação não seja saudável, prejudicando todos os envolvidos.  

Segundo Ribeiro (2007) apud Silva e Boaventura (2011) os momentos que ocorrem as resistências, defesas e bloqueios acabam sendo difíceis superar as dificuldades. A cada ciclo precisam ser satisfeitas as necessidades, a partir do momento que isso acontece o contato e organismo se transforma e é iniciado um novo ciclo. 

Sendo assim, é necessário a colaboração do paciente e alguns membros da família, para compreender o todo na questão e o que pode ser feito para readaptação do adoecido nesses casos de doenças.

Referências 

  1. FUKUMITSU, Karina. CAVALCANTE, Flaviana. BORGES, Marcelo. O cuidado na saúde e doença: uma perspectiva gestáltica. Estudos e Pesquisas em Psicologia.UERJ, RJ ANO 9 N 1. P 172-174 2009. Disponível em< http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v9n1/v9n1a14.pdf>. Acesso em< 20 de Março de 2022>. 
  2. PIRES, Ana. BRAGA, Tânia. O psicólogo na saúde pública: formação e inserção profissional. Temas em Psicologia. V 17. N 1. Ribeirão Preto. 2009. Disponível em< http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000100013>. Acesso em < 20 de Março de 2022> 
  3. SILVA, Rafaella. BOAVENTURA, Carolina. Psico-oncologia e Gestalt-Terapia: uma comunicação possível e necessária. Revista da Abordagem Gestáltica – XVII(1): 39-45, jan-jun, 2011. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rag/v17n1/v17n1a07.pdf>. Acesso em< 20 de Março de 2022>
Tamyres Nunes Carvalho
Últimos posts por Tamyres Nunes Carvalho (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.