Depressão tem cura? Saiba como sair da depressão

Depressão tem cura? Saiba como sair da depressão

Estima-se que pelo menos 12% da população adulta, em qualquer fase da vida, tem algum episódio de depressão – relativamente grave – que mereça tratamento.

Estudos realizados nos EUA indicam que 75% das hospitalizações psiquiátricas têm quadros de depressão.

Situações extremamente adversas na vida não produzem necessariamente uma depressão. Nestes casos, o indivíduo “normal” ainda mantém o interesse e consegue avaliar mais realisticamente os aspectos da sua vida e agir na resolução do problema.

Contudo, nessas mesmas situações, o pensamento da pessoa inclinada à depressão se torna mais limitado e começam a aparecer ideias negativas em relação aos aspectos da sua vida, já que ela não tem meios próprios para lidar com isso.

Os níveis de Depressão

Em depressões mais brandas, o paciente é, geralmente, capaz de perceber seus pensamentos negativos com certa objetividade. Com o agravamento da depressão, o pensamento começa a ficar mais dominado por essas ideias negativas, mesmo que não haja relação entre as situações reais e essas interpretações negativistas.

Nesta situação o indivíduo fica bastante tomado por esses pensamentos e ele não consegue concentrar-se em estímulos externos, como ler, por exemplo, ou envolver-se em atividades mentais voluntárias, como solucionamento de problemas.

Em casos mais graves, ao observar sinais de depressão, pessoas próximas ao deprimido, incomodadas com a situação, dão sugestões pessoais, como viagens, encontros, esportes, etc., na tentativa de arrancá-lo desse estado.

O que sente o depressivo?

O depressivo, em geral, tem uma visão negativa de si, do mundo externo e do futuro. Ele se percebe inadequado, carente… chega a pensar que não possui atributos necessários à obtenção da felicidade.

Outra característica, o deprimido acredita que o mundo lhe faz demandas absurdas e/ou coloca obstáculos intransponíveis para o atingimento de seus objetivos de vida.

A pessoa neste estado tem uma visão negativista do futuro e, em suas projeções, só vê dificuldades e acredita que o sofrimento presente se prolongará indefinidamente.

Em geral, o deprimido sofre de paralisia da vontade como resultado do pessimismo e da situação de desamparo em que se sente, bem como apresenta apatia e baixa energia em razão da crença de estar condenado ao fracasso em todos os seus esforços.

A Depressão tem cura?

Se partirmos do princípio de que a grande fonte da depressão é um conjunto de pensamentos negativos e persistentes, podemos dizer que a correção e suavização desses esquema pode aliviar bastante o quadro depressivo.

A importância da Psicoterapia

A psicoterapia tem se mostrado eficaz no tratamento da Depressão, sendo necessário algumas vezes a conjugação com o uso de drogas antidepressivas.

Os psiquiatras frequentemente indicam esse procedimento, mas, muitas vezes, o paciente apresenta fortes resistências ao trabalho psicoterápico. O Psicoterapeuta e o cliente trabalham juntos no sentido de identificar essas questões distorcidas, que muitas vezes são resultados de questões disfuncionais.

A partir da psicoterapia o deprimido passa a desenvolver seus próprios mecanismos de enfrentamento para lidar com a Depressão. O paciente aprende a “realinhar” seu pensamento com a realidade e a dominar as situações de vida e os problemas que antes considerava insuperáveis.

O resultado da Psicoterapia

Espera-se que os pacientes que se submetem ao trabalho psicoterápico aprendam a lidar mais eficazmente com suas possíveis depressões posteriores, abortar depressões incipientes e, bem possivelmente, tornar-se capaz de prevenir novos processos depressivos.

Não podemos falar em cura da depressão. Trata-se de um problema crônico, mas com os tratamentos atuais que conjugam muitas vezes psicoterapia e medicação, podemos pensar na administração do quadro depressivo, com menor número de episódios, menos graves e menos duradouros.

 

Referência bibliográfica:

BECK, Aaron; RUSH, A. John; SHAW, Brian; EMERY, Gary. Terapia Cognitiva da Depressão.

 

Tania Marcia Lima Leao
Últimos posts por Tania Marcia Lima Leao (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Gestação homem trans

Homens Trans Gestantes: como a psicoterapia pode auxiliar?

Com o crescente reconhecimento da diversidade de identidade de gênero, torna-se essencial abordar as experiências únicas vivenciadas por homens trans que decidem iniciar uma gestação. Neste artigo, iremos focar em como a psicoterapia pode desempenhar um papel fundamental no apoio emocional e na construção de uma saúde mental positiva durante esse processo. Conversamos com Cristina Mazzo, psicóloga da Psicologia Viva, para entendermos melhor o assunto. “É importante salientar, sobretudo quando falamos de gestantes, que as barreiras pré-estabelecidas também interferem no acesso de pessoas trans à saúde, e que algumas das questões referentes a estas barreiras, quando o assunto é o Continue reading Depressão tem cura? Saiba como sair da depressão

mito do amor materno

O “amor materno”: um mito contemporâneo

A ideia romantizada de “maternidade” e “amor materno”, tais como conhecemos hoje, são construções sociais compreendidas a partir da articulação com os diversos contextos políticos. E ainda: econômicos e socioculturais de cada época. Uma breve retrospectiva histórica torna evidente que tais conceitos são produto de discursos e práticas, e sofreram alterações significativas no decorrer dos séculos. Ou seja, nem sempre foi assim. Entenda melhor o assunto! Pesquisando a história No modelo estrutural da família aristocrática, por exemplo, nos séculos XVI ao XVIII, as mulheres, cuja função era sobretudo ter filhos, praticamente não participavam da criação deles. Dessa forma, recém nascidos Continue reading Depressão tem cura? Saiba como sair da depressão

ansiedade

13 sintomas de ansiedade para ter mais atenção

A ansiedade é um problema comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Embora seja normal sentir ansiedade em determinadas situações, quando ela se torna constante e começa a afetar a qualidade de vida, é importante buscar formas de diminuí-la. Felizmente, existem várias estratégias que podem ajudar a reduzir a ansiedade. Neste artigo, vamos explorar algumas delas. Confira as dicas de Jonas Pessanha Alves, psicólogo da Psicologia Viva.   O que é ansiedade? Segundo o profissional, a ansiedade é natural ao homem, toda vez que estamos expostos à uma situação de risco. Porém, torna-se um problema quando ela começa Continue reading Depressão tem cura? Saiba como sair da depressão

síndrome de burnout

Burnout: 10 sintomas para você ficar de olho

Burnout é um termo que se tornou cada vez mais comum nos últimos anos, especialmente em relação ao ambiente de trabalho. É uma condição que ocorre quando alguém se sente exausto, desmotivado e incapaz de realizar tarefas ou tomar decisões, mesmo em situações em que normalmente seria capaz de fazê-lo. De acordo com um estudo recente do International Stress Management Association (ISMA-BR) em parceria com a Sociedade Brasileira de Coaching, o Burnout tem afetado um número crescente de trabalhadores brasileiros. O estudo, realizado em 2019, apontou que cerca de 32% dos trabalhadores brasileiros sofrem do transtorno, sendo que os setores Continue reading Depressão tem cura? Saiba como sair da depressão

relacionamentos saudáveis

Como recuperar a autoestima e a autoconfiança após um término

O fim de um relacionamento pode abalar profundamente a autoestima de uma pessoa. É comum sentir-se rejeitado, inseguro e até mesmo sem valor, após uma separação. Mas é importante lembrar que isso é temporário e que é possível recuperar a autoestima e voltar a se sentir bem consigo mesmo. Conversamos com Beatriz Carvalho, psicóloga da Psicologia Viva, para compreender melhor o assunto. Vejas dicas! Por que a autoestima e a autoconfiança ficam abaladas? O término de um relacionamento envolve uma série de situações: não só a ausência de uma pessoa, mas também o encerramento de planos e sonhos que vocês Continue reading Depressão tem cura? Saiba como sair da depressão

transtorno de imagem

7 perguntas para identificar o transtorno de imagem

Insatisfação com o corpo, baixa autoestima, preocupação excessiva com o espelho. Você já sentiu algo assim? Em caso de sim, o ideal é procurar um profissional de saúde porque você pode estar com Transtorno de Imagem. Também conhecido como dismorfia corporal, o transtorno é um distúrbio mental em que uma pessoa tem a preocupação excessiva com sua aparência física. Essa preocupação pode levar a comportamentos compulsivos, como olhar-se no espelho constantemente, comparar-se com outras pessoas e tentar esconder ou corrigir supostas imperfeições. Quer entender mais sobre o assunto? Conversamos com Daiane Primo, psicóloga da Psicologia Viva, para responder todas as Continue reading Depressão tem cura? Saiba como sair da depressão

insegurança sentimental

O que é insegurança emocional?

Você já se sentiu inseguro? Calma que você não está sozinho: a insegurança emocional é uma condição que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Ela pode ser definida como a sensação de incerteza e falta de confiança em si mesmo, em suas habilidades e em suas relações interpessoais. Pessoas que sofrem de insegurança emocional muitas vezes lutam para lidar com seus sentimentos, enfrentar desafios e estabelecer conexões significativas com outras pessoas. Marina Benez, psicóloga da Psicologia Viva, deu mais detalhes sobre o assunto. Confira! Afinal, o que é insegurança emocional? Segundo a psicóloga, a insegurança emocional é um estado de Continue reading Depressão tem cura? Saiba como sair da depressão

Mudanças: como fazer uma transição de carreira?

Como iniciar uma transição de carreira?

Você não está contente no atual trabalho? Tem aquela sensação ruim quando vai exercer suas atividades? Talvez seja a hora de você mudar de carreira, afinal, existem momentos da nossa vida que pedem por mudanças. Pensa só: para que seu corpo crescesse, você precisou deixar as roupas que não te serviam mais, precisou sair da escola, da faculdade para chegar no lugar em que está agora. Mas você já se questionou se realmente está onde deveria estar?  Será que este não é o momento de tentar uma nova profissão? Conversamos com Gabriela Moreira, psicóloga da Psicologia Viva, para que você Continue reading Depressão tem cura? Saiba como sair da depressão

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.