Coronavírus – Os desafios do tempo de quarentena!

Coronavírus – Os desafios do tempo de quarentena!

 

Conheça as recomendações da psicologia da quarentena, especialmente as que falam sobre como lidar com a ansiedade em condições de confinamento. Há boas recomendações para passar por essa prova que o isolamento social nos impõe, certamente irão te ajudar.

O que leva a pessoa a ficar ansiosa frente ao risco de uma epidemia?

A ansiedade não aparece instantaneamente como se fosse um imprevisto que se abate sobre a pessoa, e de uma hora para a outra começa a lhe atrapalhar a vida. Vivemos tempos estressantes, somos exigidos ao extremo em todos os papéis que exercemos, é muito fácil passar da conta na quantidade de atividades a serem realizadas.

Esse ritmo coloca a pessoa no limite do autocontrole, e quando ela percebe, a barreira do que consideramos “humanamente possível” já foi ultrapassada.

É deste modo que a ansiedade se instala. Ela se achega aos poucos, dando os sinais que, em geral, a pessoa não valoriza ou nem sequer os percebe; julgando que aconteceu “só aquela vez” ou atribuindo a um fato isolado, como algo relacionado a alguma ação malsucedida que nunca havia acontecido.

Corrija o rumo e viva melhor

Sabemos que o foco deveria ter sido a prevenção e busca da ajuda dos especialistas em psicologia, tão logo aparecessem os primeiros sinais de que algo não estava bem. Como já estamos vivendo o isolamento e não dá para voltar no tempo, façamos a correção de rumo hoje, para remediar o mal que já havia se instalado e repentinamente cresceu como um monstrinho por causa da quarentena.

Corpo e mente dão sinais de alerta

Os sinais podem ser uma indisposição alimentar, uma dor muscular repentina, ou um súbito medo sem motivo muito claro, mas que paralisa e desaponta a pessoa por alguns instantes. Em outros casos aparece um sentimento de que algo desastroso está para acontecer e precisa ser evitado, mas quase sempre a pessoa não vislumbra uma solução, e por alguns instantes o pânico se instala, até que a razão volte a assumir o controle dos seus pensamentos.

Veja em que perfil você se encaixa e entenda o que fazer

  1. Você percebe que esses incômodos já te aconteceram algumas vezes.
  2. Você se dá conta de que eles aparecem várias vezes durante a semana.

Perfil 1

Este é o momento para fazer uma revisão de seus compromissos e rotina diária. Antecipe-se e afaste a ansiedade para bem longe.

 

  • Faça planos menos grandiosos – dê passos que a perna alcance, evite decepções por superdimensionar seus planos;
  • Reserve tempo para atividades que não exijam produtividade – sejam prazerosas e ativem o sentimento de realização;
  • Não seja perfeccionista – tenha determinação e foco, mas seja razoável consigo;
  • Desbloqueie suas emoções – você é um ser humano, faz parte de você sorrir, chorar, entristecer-se ou alegrar-se, não se limite apenas ao que te faz parecer um jardim sempre florido, há flores também com espinhos.
  • Você não é insubstituível – sinta-se responsável pelo que faz e seja diligente, mas entenda que algumas coisas podem exceder sua responsabilidade, confie que alguém mais poderá agir sobre o que ficou fora de alcance.

Perfil 2

Esse quadro atesta que a pessoa já está convivendo com a ansiedade, e quando ocorre um evento estressante de grande destaque – como este em que vivemos da epidemia – que ameaça sua vida ou a das pessoas que lhe são caras, a pessoa não consegue encontrar respostas para o turbilhão de questões que lhe rodeiam.

O isolamento social soa como anormalidade e torna-se o culpado da ansiedade. Só que ela já estava lá, e o que se deve fazer para combatê-la é encontrar os fatores que propiciaram seu desenvolvimento antes da epidemia chegar.

Curiosamente, a drástica mudança de ritmo imposta pelo confinamento pode ajudar a baixar a adrenalina e acalmar a ansiedade. É preciso aproveitar a oportunidade e abandonar o estilo de vida que te levou a passar dos limites.

Adote um novo estilo de vida

Experimente algumas atitudes e ações que te ajudarão a passar pela tempestade sem naufragar.

 

  • Desacelere seu relógio biológico: durma um pouco mais, espreguice-se bem ao acordar, alimente-se sem pressa;
  • Mantenha-se ativo(a), procure ocupar-se com tarefas que não levem mais de duas horas – alterne os períodos entre atividades que sejam mais braçais (físicas) e atividades intelectuais. Grandes tarefas devem ser divididas em períodos que se alternem com outras atividades;
  • As redes sociais são um ótimo suplemento para suprir a falta de contato pessoal com o seu grupo social – como é um suplemento, pode ser restringido quando a quarentena acabar;
  • Continue com suas convicções e deixe os mais afoitos se estressarem sozinhos – não se meta em polêmicas sobre religião, sobre política ou sobre assuntos aos quais você não seja especialista, é momento de defender sua saúde não de brigar e promover atritos;
  • O frenesi das notícias ativa a ansiedade, mantenha-se informado(a), mas fuja do alarmismo e das notícias enviadas por especialistas em repassar informações que nem sabem quem produziu, reflita bem sobre o que está absorvendo;
  • Mantenha a motivação, faça planos que possa realizar depois de terminado o confinamento, mas não marque datas ainda, apenas sonhe acordado(a) e a realização virá no tempo certo, o futuro nos aguarda;
  • Experimente ficar sem checar o relógio a todo instante, tente intuir a hora avaliando a intensidade da luz solar – seu organismo sabe fazer isso, não insista em ignorar o seu relógio biológico;

 

  • Se a ansiedade aparecer, mude o foco, mude de atitude, movimente seu corpo, respire pausadamente, procure uma atividade lúdica;
  • se ela insistir, interrompa a sequência de pensamentos que te levou a acelerar o ritmo, lembre-se de uma piada engraçada ou de um fato divertido que te fez rir, ouça aquelas músicas que te trazem boas recordações;
  • Afaste o desânimo, tenha sempre em mente que esse é um período que tem prazo para acabar, você só não sabe a data, mas não vai durar tanto tempo quanto a ansiedade te faz imaginar.

O tempo não para e isso nos favorece

Nosso objetivo com este artigo é te sugerir um foco – acreditar que é possível atravessar essa fase incomum e desafiadora sem perder de vista que há um tempo para cada coisa. Às vezes navegamos por mares mais agitados, mas, de um modo geral, o ser humano não se adapta à vida que não ofereça desafios.

É certo que para cada mal haverá uma cura, para cada segredo uma descoberta que será realizada por pessoas comuns como nós. Nós que, diligentemente, acreditamos e sabemos que será apenas uma questão de tempo. Já que o tempo não para, aproveite isso a seu favor, a quarentena vai passar.

Últimos posts por JOAO LUIZ DA ROZA (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.