Janeiro Branco: Dicas de livros sobre saúde emocional

Janeiro Branco: Dicas de livros sobre saúde emocional

A conscientização de todos sobre a importância de cuidar do equilíbrio emocional, assim como devemos cuidar corpo, é primordial. Por isso, é que durante este Janeiro Branco*, preparamos dicas de livros sobre saúde mental para te ajudar a entender melhor sobre o assunto!

Inclusive, há estudos que mostram o quanto a leitura pode trazer vários benefícios, por exemplo: a melhora da criatividade, do senso crítico e da própria saúde mental. 

A partir disso, separamos cinco livros que vão estimular a reflexão sobre o tema, além de trazer lições maravilhosas sobre saúde mental. Vamos lá?

AS COISAS QUE VOCÊ SÓ VÊ QUANDO DESACELERA: COMO MANTER A CALMA EM UM MUNDO FRENÉTICO, de Haemin Sunim (2017)

Cheio de ilustrações ricas, este livro foi escrito por um professor influente na Coreia do Sul, e traz temas sobre autoconhecimento, relacionamentos, perdão, entre outros. O autor uniu textos já publicados e finaliza cada capítulo com pequenos textos relacionados ao tema. Não precisa seguir uma ordem de leitura, podendo ler o capítulo que achar necessário.

A PARTE QUE FALTA, de Shel Silverstein (1976)

O poeta Shel escreveu essa poesia construída por ilustrações bem representadas. Mesmo sendo considerado um livro de literatura infantil, o tema também se refere ao cotidiano dos adultos: como lidar com a questão do vazio e como é importante entender esse aspecto na vida. 

A CORAGEM DE SER IMPERFEITO, de Brené Brown  (2012)

 

Livro que conquistou o topo de vendas na lista do The New York Times, a professora, palestrante e assistente social Brené Brown.

A autora revela, a partir de pesquisas realizadas, como o ato da vulnerabilidade (ou a Coragem de Ser Imperfeito) é importante não só para nossas relações, mas também para a nossa saúde emocional, podendo evitar possíveis desenvolvimento de transtornos e compulsões.

BEM-ESTAR A UM CLIQUE DE DISTÂNCIA, livro do Psicologia Viva (2020)

Os bastidores do atendimento online na plataforma do Psicologia Viva apresentados pelos próprios psicólogos! Conheça suas histórias envolvendo as principais queixas dos pacientes em 14 relatos reais. Mais do que um livro sobre Psicologia. Um livro sobre pessoas.

Entenda melhor sobre temas como ansiedade, transtornos alimentares, sexualidade e inteligência emocional.

RÁPIDO E DEVAGAR: DUAS FORMAS DE PENSAR, de Daniel Kahneman (Class: 12 anos – 2012)

Teórico importante na área de Economia Comportamental, Daniel expõe em seu livro duas abordagens na forma de pensar: rápida, que considera intuitiva e emocional, e devagar, que será decisivo e lógico.

A partir disso, ele nos faz viajar dentro da mente humana, mostrando como cada um desses pensamentos influenciam nossos comportamentos e reações.

O PEQUENO PRÍNCIPE, de Antoine de Saint-Exupéry (1943)

Finalizando a nossa sequência de dicas de livros sobre saúde emocional, temos um clássico! Sendo um dos livros mais vendidos do mundo, O Pequeno Príncipe aborda temas sobre a responsabilidade afetiva e a inteligência emocional, ao tratar sobre a questão de lidar com as mais diferentes emoções de forma madura.

Na história, o narrador, que está sempre em primeira pessoa, conta quando seu avião caiu no meio do deserto do Saara, e lá conheceu um príncipe que veio do asteroide B-612. Ele narra histórias do que viveu até então, levando o narrador a aprender com o seu mais novo amigo grandes lições de vida.

Um verdadeiro presente em forma de história para crianças e adultos, totalmente atemporal!

Gostou das nossas dicas de livros sobre saúde emocional? Então lembre-se de separar um momento pra você, e boa viagem literária! E quando precisar, pode contar com o nosso suporte na plataforma do Psicologia Viva!

*Em 2014, alguns psicólogos criaram o Janeiro Branco, a fim de promover ações para ressaltar a importância da saúde emocional em nosso dia a dia, entendendo as emoções e sentimentos que surgem, e como isso pode fazer parte do nosso desenvolvimento e evolução.


Referências:

https://www.pucrs.br/blog/habito-de-leitura-estimula-o-cerebro-e-promove-beneficios-para-a-saude-mental/ 

https://minhabiblioteca.com.br/conheca-os-12-livros-mais-vendidos-no-mundo/ 

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.