Desenvolvimento pessoal

Dicas de produtividade

O que é produtividade?

O termo produtividade significa: característica ou condição do que é produtivo; capacidade de produzir. Podemos dizer que a produtividade está intimamente associada à organização, ao planejamento das metas e à capacidade de foco na realização das tarefas.

O indivíduo que não possui as habilidades citadas acima, ou não as põe em prática, ao final de sua tarefa não estará sendo produtivo. A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados. Entende-se por produção, bens produzidos, por exemplo: número de produtos produzidos. 

Os elementos de produção podem ser apontados como indivíduos, máquinas, materiais, entre outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade de produção por elementos usados, maior será a produtividade. Esta função é exemplificada como o conjunto de atividades que movimentam-se rumo à mudança, ou seja, tem relação direta com o fato de transformação, crescimento.

Produtividade e qualidade de vida

Esta temática se encontra presente com frequência no dia a dia. Mas afinal de contas, o que é qualidade de vida? Bom, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Portanto, temos a necessidade de que ela se faça presente tanto na nossa vida pessoal, quanto na carreira profissional.

Portanto, saúde física e mental, relações interpessoais, relacionamento amoroso, relação com o meio externo, crenças religiosas, são exemplos de alguns itens que apontam para a percepção do indivíduo em relação à sua condição de existência, de ser único. Dependendo do grau de satisfação com as áreas de sua vida, o sujeito pode classificar-se portador de qualidade de vida. 

Vilões da produtividade

É de se notar que a produtividade é muitas vezes inconstante, por dias as atividades rendem de forma extraordinária, porém em outros dias pode parecer que tudo se estagnou. Mas como fazer para que a produtividade mantenha uma certa constância na vida das pessoas? São pequenos deslizes que podem causar essa montanha russa de produção de atividades.

Falaremos um pouco sobre cada um dos vilões:

  • Sobrecarga de trabalho: No momento atual que vivemos, em pandemia mundial, muitas empresas, para não fechar as portas, reduziram o quadro de funcionários, tendo como corte muitas funções. Causando, assim, uma grande quantidade de funções e tarefas diárias para seus empregados. 
  • Falta de planejamento: Planejar é elaborar um roteiro, ou seja, colocar seus objetivos no “papel”. Quando não se faz isso, a consequência é se perder no meio do caminho, não sabendo qual o próximo passo a ser dado. 
  • Distrações: Redes sociais, conversas com amigos, celular, televisão, etc. Por exemplo, quem nunca precisou ler um texto enorme e quando se deu conta já estava acessando as redes sociais? Esses são alguns dos fatores que tiram o foco do que deve ser realizado e afetam a produtividade de um indivíduo. 
  • Ausência de foco: Não estar focado nas atividades leva diretamente aos agentes das distrações, pois quando não há foco o indivíduo esquece completamente de suas tarefas e as deixa de lado. Podendo até chegar à procrastinação. Quando o foco cai, a produtividade também. 

Dicas para se tornar mais produtivo

Falaremos agora sobre como minimizar ao máximo os vilões da produtividade e citaremos as dicas principais para uma vida mais produtiva. 

A respeito da sobrecarga de trabalho, quando se trata de emprego, fica inviável controlar a carga de tarefas, apenas cabe a estruturação. Porém, em se tratando de sobrecarga de tarefas do dia a dia, vale a pena tentar colocar em prática a organização, pois com ela, você conseguirá visualizar cada passo a ser dado, terá o controle das tarefas a serem cumpridas e, deste modo, poderá ter mais chances de se tornar produtivo.

Planeje suas metas, ponha num papel, de modo que fique em um lugar visível para futuras consultas. Foque no que precisa ser feito, elimine os vilões da distração, fique longe quando necessário, ou coloque horários específicos para que não haja abstinência.

É crucial quando se trata de produtividade, pois sem o planejamento, pode ser que o sujeito ande em círculos e não cumpra suas metas. Quando não se planeja, uma das consequências é a procrastinação.

Por último, mas não menos importante, ter foco é essencial quando se quer chegar a algum lugar. O foco está ligado ao desejo, à vontade, a ter garra para alcançar um sonho, por exemplo. Quando você quer muito algo, é como se fosse uma estrada cheia de obstáculos, mas no final está o “troféu”, algo que você almeja alcançar. Então não olhe para trás, ou pense em desistir, foque no seu objetivo que se encontra no final do percurso e tenha força de vontade para dar um passo de cada vez. 

Por conseguinte, tornar-se uma pessoa produtiva não é um trabalho fácil, requer renúncia de distração, disciplina, organização, planejamento e foco. Mas não se cobre tanto, dê um passo a cada dia, realize as tarefas que estão ao seu alcance no momento, não queira ter sucesso da dia para a noite. Isso é um processo e leva um tempo.

Para se tornar uma pessoa produtiva é preciso organizar suas metas e colocar em prática as tarefas a serem realizadas; ao final, terá seu objetivo concluído e uma sensação de “dever cumprido”, que cá entre nós, é um grande alívio ter eficácia. 

Fazendo com que o planejamento se torne uma maneira de prevenir, antever e organizar de certa forma eventos futuros, poderemos ser mais eficientes e produtivos. Dessa forma não apenas reduzimos a perda de tempo e entrega desnecessária, mas também nos ajudará a ver o que deverá ser feito, o que é o mais importante, o que deve ser colocado em primeiro lugar, e aproveitar novas oportunidades. 

E tenha sempre em mente: um planejamento pode ser realizado a curto, médio e longo prazo. Assim sendo, não se deixe levar à questão de quanto tempo você levará para concretizar um objetivo, pense primeiramente no quanto ele é importante em sua vida e o prazer que irá lhe proporcionar quando você alcançar.

Emanoele Porcino Cesar dos Santos
Últimos posts por Emanoele Porcino Cesar dos Santos (exibir todos)
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar