Dislexia tem cura? Entenda as possibilidades de tratamento

Dislexia tem cura? Entenda as possibilidades de tratamento

A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada pela dificuldade na escrita, na fala e no soletrar. Vale lembrar que a dislexia nada tem a ver com falta de inteligência, sendo esta considerada normal ou acima da média nas pessoas que possuem esse transtorno.

Geralmente, o diagnóstico ocorre na infância,  durante a fase de alfabetização.

Após diversos estudos e acompanhamento de pessoas disléxicas, acredita-se que a dislexia seja hereditária. Por isso, caso alguma pessoa da família já tenha sido diagnosticada com o transtorno, é recomendado acompanhar de perto os primeiros sinais na criança, garantindo um diagnóstico mais rápido e melhor qualidade de vida para a criança.

Quais são os sintomas?

Os primeiros sintomas podem ser percebidos no começo da vida escolar, como problemas de atraso comparado às crianças da mesma idade para ler, escrever, soletrar e interpretar um texto. É comum que a criança que apresenta dislexia leia mal ou devagar, inverta a posição das letras, omita algumas ao escrever uma palavra e troque letras com sons ou grafias parecidas, por exemplo, confundindo o b com p, ou o  t com d.

À medida que a idade vai avançando, os sinais vão ficando cada vez mais claros. No ensino fundamental, é possível notar dificuldades na aquisição e automação da leitura, escrita e pouco conhecimento de rima. É comum também a presença de problemas de lateralidade – confundindo esquerda e direita – e dificuldades de concentração e memória.

Dislexia tem cura?

A dislexia não tem cura e, por ser um transtorno hereditário, não há cuidados preventivos. O melhor a ser feito é ficar atento aos sintomas que podem ajudar no diagnóstico precoce e, com o tratamento, buscar soluções para que a pessoa com dislexia consiga lidar com as dificuldades de aprendizado, leitura, entre outras,  e possa conquistar qualidade de vida.

Quanto mais cedo é feito o diagnóstico e o tratamento é iniciado, menores são os prejuízos na vida escolar e, consequentemente, menores serão as dificuldades emocionais decorrentes desse processo.

Como tratar a dislexia?

O tratamento adequado da dislexia é fruto de um longo processo que inclui acompanhamento  de profissionais de diversas áreas – fonoaudiólogos, psicólogos e pedagogos- que auxiliam o disléxico a enfrentar as dificuldades do transtorno, os preconceitos e possíveis danos emocionais. Outros profissionais também podem ser consultados para fazer uma avaliação mais detalhada, dependendo do caso.

O diagnóstico ser realizado ainda na infância é um ponto importante, pois os prejuízos escolares e emocionais tendem a ser menores. As crianças com dislexia geralmente não acompanham as turmas escolares no mesmo ritmo, mas conseguem se adaptar apesar das dificuldades, aprender e manter um convívio social normal. Se o diagnóstico não é feito na infância, os prejuízos na aprendizagem são maiores, podendo afetar também a vida profissional da pessoa.

Ou seja, quanto mais cedo começa  o tratamento, menores são os prejuízos na infância e posteriormente na fase adulta. Sem o tratamento adequado na fase escolar,por exemplo, o adulto com dislexia pode apresentar memória imediata prejudicada e problemas emocionais como traumas, ansiedade, depressão e  baixa auto-estima.

O apoio familiar é de extrema importância para o desenvolvimento e sucesso do tratamento. A família  precisa incentivar cada sucesso obtido e acompanhar cada etapa do tratamento com paciência. É importante também que os familiares busquem ler e se informar sobre o assunto,ajudando o disléxico a encontrar soluções que o ajudem a viver bem com o transtorno.

Disléxicos famosos

Apesar de todas as dificuldades que o disléxico enfrenta ao lidar com o transtorno, é possível controlá-lo e tratá-lo de maneira bastante eficaz, sendo possível levar uma vida satisfatória apesar das adversidades. E para mostrar como é possível ser bem sucedido mesmo possuindo dislexia, veja a lista de alguns famosos disléxicos que, além da carreira de sucesso, ainda se destacam em termos de talento, inteligência e criatividade.

  • Albert Einstein: um dos mais importantes e consagrados físicos da história, recebeu em 1921 o Prêmio Nobel de Física por suas contribuições à física teórica.
  • Steve Jobs: foi empreendedor, inventor, criador da Pixel e co-fundador da Apple e seu trabalho serviu de inspiração para outras empresas de tecnologia.
  • John Lennon: tornou-se famoso ao fazer parte dos Beatles e ainda é considerado um importante compositor e músico.
  • Walt Disney: um dos fundadores do famoso estúdio de animação que recebeu seu nome, além de ter sido produtor, diretor, filantropo e empreendedor.
  • Van Gogh: autor de quadros tão famosos que é um dos artistas mais influentes da história da arte e inspiração de filmes, músicas e estudos acadêmicos . É de sua autoria o quadro “A Noite Estrelada”.
  • Orlando Bloom: o ator alcançou fama ao estrelar comédias românticas, dramas e papéis de destaque em séries de filme como “O Senhor dos Anéis”, onde interpretou o elfo Legolas, e “Piratas do Caribe”, no papel de Will Turner.

Quer saber mais sobre Dislexia? Preparamos um artigo completo falando sobre o tema, basta clicar aqui para acessar.

Isabella Moreira Lasmar
Últimos posts por Isabella Moreira Lasmar (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.