Saúde

Distimia: O que é? sintomas? tem cura? Veja o tratamento!

“DISTIMIA” é uma palavra grega que significa “mau humor”. Ela foi usada durante séculos para se referir às pessoas mau humoradas e irritadiças. Estas que dizemos que têm uma personalidade difícil de conviver.

No entanto, é um termo utilizado atualmente para designar uma doença: o Transtorno Depressivo Persistente (TDP), conhecido também como Doença do Mau Humor.

O QUE É DISTIMIA?

A Distimia é um tipo de Depressão. Ou seja, é um transtorno que afeta o nosso humor e a nossa vitalidade. A diferença entre ela e a Depressão é que os sintomas são menos intensos, mas duram muito mais tempo.

Enquanto um quadro de Depressão Maior pode durar de 6 meses a 2 anos, o Transtorno Depressivo Persistente dura no mínimo 2 anos e pode se estender por toda a vida da pessoa, se não for tratado. Ou seja, é uma doença crônica.

E é istso o que acontece na maioria dos casos. A pessoa com Distimia passa anos doente antes de perceber que precisa de ajuda. E quando percebe, já desenvolveu um quadro grave de Depressão.

Grande parte dos pacientes que procuram ajuda para Depressão já têm uma história de Distimia que não foi tratada.

Portanto, é um transtorno mais difícil de identificar se você não é um profissional de Saúde Mental.

COMO IDENTIFICAR UMA PESSOA COM DISTIMIA

Você provavelmente conhece alguém com Distimia. São aquelas pessoas que estão sempre se queixando: aquela tia vive mau humorada, aquele amigo que só pensa em desastres ou aquela conhecida que sempre fica em casa e não gosta das pessoas.

Também a sua mãe ou pai que nunca tem ânimo para fazer nada ou aquele amigo que não tem interesse nenhum.  

Como os sintomas duram por muito tempo, as pessoas ao redor do doente tendem a achar que aquilo faz parte da personalidade dele. Ou seja, é só mais uma pessoa mau humorada ou muito introvertida.

Então, vamos deixar uma coisa muito clara desde agora! Ficar mau humorado durante muito tempo não é normal.

O nosso humor pode variar normalmente ao longo dos dias. Todos nós temos momentos de tristeza, irritação e frustração. Mas o ser humano não consegue lidar com tantos sentimentos ruins durante tanto tempo. E é aí que a doença chega.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DISTIMIA

São quase os mesmos sintomas da Depressão comum, porém em menor intensidade:

  • Alteração de apetite (para mais ou menos).
  • Alterações no sono (para mais ou menos).
  • Cansaço em excesso.
  • Baixa auto estima constante.
  • Pessimismo permanente.
  • Dificuldade de se concentrar.
  • Irritabilidade.
  • Falta de esperança.
  • Sentimento de culpa.

Além destes sintomas, é muito comum que as pessoas com Distimia desenvolvam algum outro problema. Os que mais ocorrem são abuso de substâncias, Depressão Maior e Transtorno de Pânico.

TRATAMENTO

A Distimia é uma doença que pode ser tratada e superada, mas é necessário acompanhamento profissional.

Apesar de não parecer doente, a pessoa distímica precisa procurar um médico Psiquiatra para ser diagnosticada corretamente. Pode ser necessário também tomar medicação antidepressiva.

As medicações ajudam, mas o tratamento só funciona se o paciente fizer Psicoterapia. É na terapia que esta pessoa aprende a mudar sua forma de pensar e de ver o mundo. Ela substitui as crenças pessimistas e negativas por uma forma mais leve de pensar a vida.

A duração do tratamento depende do ritmo do paciente e de como se dedica a ele. É feito apenas até a pessoa melhorar os sintomas, mas costuma ser mais longo que o tratamento da Depressão simples.

Cybelle Olivier de Araújo

Olá, seja bem vindo!

Meu nome é Cybelle e há mais de 7 anos eu trabalho para ajudar as pessoas a serem felizes sendo elas mesmas e encontrando em si a própria forma de enfrentar cada desafio da vida. Não importa o que aconteça, você já tem em você tudo o que precisa para ser feliz. E vai ser um prazer te acompanhar nesta jornada.

Para mim, a coisa mais importante é você se sentir acolhida, confortável e livre para falar, pensar e fazer o que quiser, sem nenhum julgamento e sem nenhuma pressão.
Quero te ajudar a descobrir a sua liberdade de ser!

Além disso eu tenho muita experiência ajudando pessoas com Depressão, Emergências Psicológicas e acompanhando gestantes e mamães.

Pode contar com a minha ajuda!

Se você não achar um horário adequado, entre em contato. Não tenha vergonha de entrar em contato. Estou aqui para ajudar!

Para mim, uma das melhores coisas, é ver que depois de cada sessão os meus pacientes se sentem mais leves, aliviados e caminhando por onde querem seguir. E é isso que eu quero para você.
Avatar

Últimos posts por Cybelle Olivier de Araújo (exibir todos)

Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. A Psicoterapia ajuda ao distímico aprender a mudar sua forma de pensar e de ver o mundo, substituindo as crenças pessimistas por uma visão mais real de ver a vida, assim como a senhora escreveu no texto acima, mas jamais o distímico será feliz por causa dessa mudança, jamais. Na psicoterapia, o distímico pode compreender a si mesmo e o mundo que o cerca, mas essas mudanças nunca farão ele mais descontraído ou alegre. Ele deverá tomar antidepressivo a vida toda.
    Outros optam pelas drogas.
    Desculpa pela sinceridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar