Desenvolvimento pessoal

Envelhecer é um privilégio! Ajude sua mente a ajudar você! 

A população idosa do planeta está aumentando, e a passos largos a longevidade também, quer dizer, vivendo mais. Todavia, há necessidade em observar e ter um olhar além desta expectativa, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida, com mais prazer e saúde.

O passar dos anos tem muitos ganhos, a experiência do que se viveu, as lembranças prazerosas, os amigos adquiridos, o trabalho, o conhecimento, a aprendizagem, os desafios e as batalhas vencidas e perdidas. As batalhas vencidas nos fazem vencedores e as perdidas nos fazem lutadores. Sem esquecer das perdas biológicas, psicológicas e fisiológicas, como tudo na vida, o envelhecer traz consigo as marcas do “tempo de uso” do corpo. 

Envelhecer não é um problema

Envelhecer não é um problema, é um desafio. E a maneira como passar por esta fase é particular e individual, de acordo com o gerenciamento realizado ao longo dos anos. Mas, também a partir do momento do desejo em atribuir o autocuidado mental em qualquer idade, assim como a parte orgânica do corpo. Porém, quanto mais cedo, o resultado trará mais benefícios, para tentar obter êxito nas áreas preservadas pelo cérebro na prevenção e promoção da saúde. Mas, nunca é tarde para iniciar. 

O envelhecimento é uma das fases da vida que acontece em tudo que existe no Planeta Terra: o Ser Humano; os animais; os vegetais e até mesmo os seres que nós denominamos inanimados (sem movimento), como móveis, habitação, automóveis, livros, etc.

Porém é facultado ao ser humano a capacidade de atravessar esta fase da vida, lhe proporcionando uma melhor qualidade em vários aspectos possíveis. Porém, há necessidade do indivíduo torna-se disponível, através da vontade, em provocar mudanças no seu cotidiano, que, pode ser ocasionado por somar à aquisição de seus conhecimentos, mais aprendizados, mais habilidades, em diversos contextos que requer uma rotina disciplinada em atividades prazerosas, fazendo uma diferença no dia a dia.

O cérebro trabalha a nosso favor!

O cérebro tem várias funções e uma delas é armazenar e preservar o que foi aprendido, porém é necessário a estimulação cognitiva frequente, evitando assim maiores danos à vida.

As atividades que vão somar às habilidades já existentes, lhes empoderam para dar-lhe maior confiança no trabalho, no lazer, no autocuidado, e desta maneira enriquecer, ativar e exteriorizar as memórias guardadas na mente ao longo da vida, através de profissionais qualificados nesta área, para auxiliar a pessoa a viver com mais qualidade.

Psicologia: Uma grande aliada!

Os profissionais psicólogos(as), neste momento tão específico da nossa atualidade, tiveram de se reinventar, assim como a maioria de quase todas as categorias de classe trabalhadora, para aprimorar, atualizar conhecimentos e aprendizados através de cursos, congressos, seminários, lives, encontros virtuais, na modalidade on-line, com o objetivo de garantir uma assistência psicológica de confiança, credibilidade, compromisso e acima de tudo: auxiliar os pacientes a enfrentar os desafios com segurança e auto afirmação na luta diária, onde sempre vão existir tribulações a serem experimentadas e vividas. Mas, com a ajuda de um profissional, a qualidade de vida pode se renovar e permanecer, de acordo com a percepção e maturidade individual de cada pessoa.

É durante as sessões de psicoterapia on-line ou presencial, que dispomos de um momento onde há um encontro com nós mesmos, através da fala, do silêncio, do comportar-se, daquilo que exteriorizamos, muitas vezes sem pudor, por se tratar de um consultório (seting) terapêutico, que não vai te analisar, te julgar.

Uma escuta plena e livre de qualquer preconceito, respeitando as tuas ideias, crenças, fatos, vivências. E que pouco a pouco vai tomando forma, sentido e significado, de acordo com a compreensão do que quer e deve ser compreendido, com auxílio muitas vezes das estratégias, ferramentas e possibilidades que a psicologia sugere.

Diante deste contexto esta profissão apresenta várias estruturas de funcionalidade para que aconteça uma melhor reorganização da capacidade do sistema nervoso, que é o principal órgão capaz de realizar as estimulações voluntárias e involuntárias do organismo humano.

Sabemos que durante a vida, devido a grande demanda de produtividade diversificada do nosso corpo, podemos observar vários déficits no funcionamento cognitivo, à medida que vamos envelhecendo. E isto geralmente acontece de forma diferenciada, tanto no tipo de deficiência, como de pessoa a pessoa, pois cada indivíduo é único. E a individualidade faz parte da natureza humana.

É possível viver esta fase da vida com qualidade e prazer?

Esta resposta está dentro de você. Pois vai depender da aceitação das oportunidades que a psicologia oferece. Através de várias abordagens em terapia, inclusive no gerenciamento das atividades com habilidades cognitivas no melhor desempenho da memória, linguagem, coordenação, atenção, compreensão, interpretação e também atividades executivas. Com o objetivo de minimizar as dificuldades adquiridas ao longo da vida, mas, que necessitam de estímulo para serem resgatadas e assim também diminuir os danos posteriores.  

Este esforço vale? A resposta está no espelho.

“Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”, já dizia Fernando Pessoa. Então, a palavra de ordem é o esforço, a disciplina, o desejo de seguir adiante com o mínimo de dependência de terceiros.

Esta pergunta somente você pode responder. Pergunte ao espelho. Pode ser que este lhe dê a resposta.

Entendemos que pode não ser fácil para algumas pessoas entrar em contato com o espelho, aproveite as horas do cotidiano, ao pentear o cabelo, ao fazer uma maquiagem, se aproprie deste momento com sua essência, com você mesmo. 

A zona de conforto, como o nome já diz, é sempre mais fácil de lidar, porém o aprendizado se dá no enfrentamento diante dos desafios, em arriscar, a provocar mudanças, onde será um ganho significativo no processo de aproveitamento das conquistas diárias.

Evitar a acomodação é sempre importante para proporcionar à vida um aumento no repertório das habilidades que nos surpreende, pois às vezes para nos é desconhecido, nem sabemos que as temos, estas ou aquelas habilidades.

Por isto, a necessidade de tentativa e erro existe e sempre vai existir, que segundo a ciência é o caminho para a evolução do acerto. Mas, para que isto aconteça é necessário um movimento na própria vida, evitando estacionar.

Aliado ao trabalho da psicoterapia é importante realizar outras atividades, avaliando sempre e respeitando o tempo e os limites de cada pessoa. Associado também está a alimentação, o sono, o lazer, diminuir o stress e a ansiedade através de práticas terapêuticas naturais, como a meditação, exercício de respiração, fatores estes que influenciam no desempenho do idoso. Assim sendo podemos mudar o conceito e considerar realmente que o envelhecer é a melhor idade.

 

O nosso corpo é uma máquina, e devemos cuidar de todas as peças, todos os dias.

“É preciso que você seja a mudança, que você quer ver no mundo.” 

“Você nunca sabe que resultados virão de sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”. Mahatma Gandhi.  

 

Referências Bibliográficas

Grenberger, Dennis, A mente vencendo o humor. 2ª edição, Porto Alegre, Artmed,  2017. Associação Brasileira de Psiquiatria.

William, Mark, Atenção Plena. Rio de Janeiro, Sextante, 2015.

Ebook sobre Estimulação Cognitiva da Memória. Atividades na Prática Clínica. Licença nº HP10215998420613

Ebook sobre Estimulação Cognitiva da Linguagem. Licença nº HP10215998420613

Ebook sobre Estimulação da Atenção. Licença nº HP10215998420613

Ebook sobre Orientação Temporal. Licença nº HP10215998420613

Ebook sobre Funções Executivas. Licença nº HP10215998420613

Clark, David A.; Beck Aaron T. Vencendo a ansiedade e a preocupação com a terapia cognitiva comportamental: manual do paciente. Porto Alegre, Artmed, 2014.

Maria do Socorro Lopes Carneiro
Últimos posts por Maria do Socorro Lopes Carneiro (exibir todos)
Etiquetas

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar