Escrever pode ser terapêutico?

Escrever pode ser terapêutico?

Diferentes linguagens em terapia

Cada vez mais se discute a função terapêutica das artes e da cultura. Quer seja inserida no contexto da psicoterapia, quer seja compreendida enquanto prática de autocuidado, não é tão incomum encontrarmos reflexões que trazem ao campo da psicologia diferentes linguagens e modos de expressão que vão além da fala.

Afinal, mais do que uma mera questão estética ou estilística, a produção artística também pode ser expressão de vivências e dimensões referentes à vida do autor que muitas vezes não são evidenciadas no dia a dia. 

Dentre essas formas de expressão que passaram a ser pensadas sob novas óticas e enfoques na psicologia, a linguagem escrita tem chamado atenção. Considerando suas diferentes modalidades e perspectivas, o ato de escrever pode trazer contribuições importantes para a prática psicoterapêutica e à relação que o próprio escritor estabelece consigo mesmo.

Independente da experiência, familiaridade, conhecimento ou domínio que o escritor tenha sobre a escrita, o que nos convoca nessa reflexão é o questionamento sobre quais os possíveis desdobramentos do ato de escrever (uma história, um diário, um conto, algumas anotações no guardanapo…) na vida de uma pessoa; sobre o que há de terapêutico na escrita.

Para tanto, é necessário que façamos alguns apontamentos relevantes quanto ao encontro terapêutico e suas características, para depois nos determos sobre os potenciais de cuidado da linguagem escrita.

Psicoterapia: Não julgamento, acolhimento e compreensão

Mas de onde partimos? Qual a compreensão sobre a psicoterapia que baseia nossas reflexões? Bom, é importante colocar que as discussões a seguir partem de uma perspectiva clínica fundamentada no olhar da Fenomenologia Existencial.

Isso quer dizer que, diferente de outras perspectivas que enxergam o paciente e seus comportamentos como resultados de determinações e estruturas de diversas ordens (biológicas, neurológicas, sociais, psíquicas, etc), partimos aqui de uma perspectiva clínica que compreende o ser humano em sua existência indeterminada, que habita em certo contexto histórico a partir de possibilidades abertas por projetos de sentido.

Por mais que seja muito teórico, é relevante esboçar brevemente a compreensão de ser humano que norteia nossa reflexão, uma vez que ela possibilita prosseguirmos com a discussão sobre a prática terapêutica. Prática esta que, mais do que buscar causas e fatores que expliquem determinados comportamentos, exige do terapeuta uma disposição especifica: manter-se presente, escutando e acompanhando com atenção aquilo que é trazido pelo paciente.

As perguntas e colocações feitas pelo terapeuta devem partir dessa disposição, contribuindo para que a narrativa complexa que o paciente é se torne cada vez mais visível para ambos.

Nesse sentido, o espaço terapêutico é um lugar em que, pautando na compreensão, não julgamento e acolhimento, o paciente pode ser ele mesmo. É um encontro entre duas pessoas em que uma delas pode confiar na qualidade da escuta do outro para contar sua história, mostrar quem realmente é e trazer aquilo que dificilmente aparece em outros momentos. O espaço terapêutico é onde o paciente busca se reapropriar de si mesmo.

O encontro terapêutico como encontro poético

Enquanto encontro entre duas (ou mais) pessoas, a terapia se dá por via do diálogo; um diálogo específico entre paciente e terapeuta, permeado pela linguagem poética. Poética que, em sua etimologia grega (Poíesis), remete ao ato de desocultar algo, de evidenciar alguma coisa, de criar ou produzir um sentido mais amplo perante o vivido. 

É justamente a partir deste diálogo poético, em que um fala e o outro escuta atentamente, que o “terapêutico” da terapia pode ocorrer. Mais do que isso, há de se enfatizar o ponto central que a linguagem poética ocupa no encontro terapêutico, afinal, a terapia não se dá apenas através da linguagem, mas também se dá na própria linguagem.

É a diferença entre a linguagem enquanto meio (“ponte” entre interlocutor e locutor) e a linguagem como lugar (espaço habitável) que possibilita que o paciente expresse suas vivências, ao mesmo tempo que ressignifique elas e suas possibilidades.

Dotada de sentido e possibilitando que nos expressemos, a linguagem (falada, escrita, corporificada) ainda é mais: assim como na terapia, é na linguagem que nós, seres humanos, habitamos e nos locomovemos pelo mundo, relacionando-nos com ele e com nós mesmos. Um processo terapêutico que busque compreender o paciente em sua complexidade tem de levar em conta a indissociabilidade da existência humana com a linguagem, uma vez que a terapia apenas é possibilitada porque somos entes na (e não apenas de) linguagem.

Para além da expressão: a poética da escrita

Como exposto anteriormente, a escrita pode ser um potente recurso para que o escritor expresse suas vivências. Mas, além disso, também é importante que levemos em conta a dimensão poética da escrita; isso é, a escrita enquanto lugar de construção, experimentação e ampliação de sentidos

No nosso dia a dia é comum que mantenhamos um uso específico da linguagem: a correria do cotidiano e o convívio social exigem que algumas convenções e combinados sejam feitos, entre eles, um consenso mínimo sobre o que é falado e escrito.

Desta forma, na maioria das vezes nos deparamos com a linguagem como um sistema pronto, enrijecido, como se cada palavra estivesse engessada ao seu significado. O espaço terapêutico, permeado pela linguagem poética, é justamente um dos lugares em que esses consensos e imperativos podem ser questionados e repensados, sempre visando a experiência do paciente.   

Tal qual o encontro terapêutico, ao escrever, podemos nos relacionar de uma maneira diferente com a linguagem: uma relação menos automática e mais cuidadosa com as palavras, no qual significados, antes não tão claros, se tornam mais evidentes e sentidos são ampliados. É a partir dessa relação de cuidado e intimidade que se torna explicito quanto nós, seres humanos, somos íntimos da linguagem. 

Ao aproximarmos da linguagem de maneira poética, nos aproximamos de nós mesmos

Dimensões terapêuticas da escrita 

Por fim, é importante deixar claro que este texto não propõe que a escrita (seja qual for sua modalidade, forma ou finalidade) substitua a terapia ou qualquer tratamento especializado. Mas sim, que a escrita possa ser utilizada e incentivada enquanto complemento ao processo terapêutico, assim como pode ser uma aliada do paciente.

O ato de escrever pode representar um momento de expressão e construção do vivido; um espaço poético por excelência. Tal qual o encontro terapêutico, a escrita é um lugar em que podemos nos encontrar com nós mesmos; a partir das palavras, dos espaços, das pontuações e dos silêncios expressos ali.    

Convido os leitores (pacientes, terapeutas, escritores, leitores, entusiastas, etc.) a refletirem sobre a relação que mantém com a linguagem escrita. Mais do que isso, proponho que experimentem mais atentamente este ato e se questionem:

  • O que aquilo que foi escrito se relaciona com o seu atual contexto de vida?
  • Quais os significados e sentidos você buscou expressar?
  • Alguma palavra te marcou?
  • Qual a relação entre a pessoa que escreveu e o escrito?
  • O que sua escrita fala sobre você?    

 

Referências

FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de. A clínica Daseinsanalítica: considerações preliminares. Rev. abordagem gestalt., Goiânia, v. 17, n. 1, p. 30-36, jun. 2011. 

HEIDEGGER, Martin. A linguagem. In: ____________________. A caminho da linguagem. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2003a. p. 7-26.

____________________. Seminários de Zollikon – ed. Medard Boss; trads. Gabriella Arnhold, Maria de Fátima de Almeida Prado. – São Paulo: EDUC; Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2001.

LÁZARO, Débora. O corvo e a escrivaninha: ensaios. Rio de Janeiro: Via Verita, 2017.

NEGREIROS, Tomás Fiore. Sobre escrita e existência: pelo cuidado colocado em palavras; 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2019.

POMPÉIA, João Augusto; SAPIENZA, Bilê Tatit. Na presença do sentido: uma aproximação fenomenológica a questões existenciais básicas. – 2 Ed. São Paulo: EDUC; ABD, 2014.

Últimos posts por Tomas Fiore Negreiros (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Gestação homem trans

Homens Trans Gestantes: como a psicoterapia pode auxiliar?

Com o crescente reconhecimento da diversidade de identidade de gênero, torna-se essencial abordar as experiências únicas vivenciadas por homens trans que decidem iniciar uma gestação. Neste artigo, iremos focar em como a psicoterapia pode desempenhar um papel fundamental no apoio emocional e na construção de uma saúde mental positiva durante esse processo. Conversamos com Cristina Mazzo, psicóloga da Psicologia Viva, para entendermos melhor o assunto. “É importante salientar, sobretudo quando falamos de gestantes, que as barreiras pré-estabelecidas também interferem no acesso de pessoas trans à saúde, e que algumas das questões referentes a estas barreiras, quando o assunto é o Continue reading Escrever pode ser terapêutico?

mito do amor materno

O “amor materno”: um mito contemporâneo

A ideia romantizada de “maternidade” e “amor materno”, tais como conhecemos hoje, são construções sociais compreendidas a partir da articulação com os diversos contextos políticos. E ainda: econômicos e socioculturais de cada época. Uma breve retrospectiva histórica torna evidente que tais conceitos são produto de discursos e práticas, e sofreram alterações significativas no decorrer dos séculos. Ou seja, nem sempre foi assim. Entenda melhor o assunto! Pesquisando a história No modelo estrutural da família aristocrática, por exemplo, nos séculos XVI ao XVIII, as mulheres, cuja função era sobretudo ter filhos, praticamente não participavam da criação deles. Dessa forma, recém nascidos Continue reading Escrever pode ser terapêutico?

ansiedade

13 sintomas de ansiedade para ter mais atenção

A ansiedade é um problema comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Embora seja normal sentir ansiedade em determinadas situações, quando ela se torna constante e começa a afetar a qualidade de vida, é importante buscar formas de diminuí-la. Felizmente, existem várias estratégias que podem ajudar a reduzir a ansiedade. Neste artigo, vamos explorar algumas delas. Confira as dicas de Jonas Pessanha Alves, psicólogo da Psicologia Viva.   O que é ansiedade? Segundo o profissional, a ansiedade é natural ao homem, toda vez que estamos expostos à uma situação de risco. Porém, torna-se um problema quando ela começa Continue reading Escrever pode ser terapêutico?

síndrome de burnout

Burnout: 10 sintomas para você ficar de olho

Burnout é um termo que se tornou cada vez mais comum nos últimos anos, especialmente em relação ao ambiente de trabalho. É uma condição que ocorre quando alguém se sente exausto, desmotivado e incapaz de realizar tarefas ou tomar decisões, mesmo em situações em que normalmente seria capaz de fazê-lo. De acordo com um estudo recente do International Stress Management Association (ISMA-BR) em parceria com a Sociedade Brasileira de Coaching, o Burnout tem afetado um número crescente de trabalhadores brasileiros. O estudo, realizado em 2019, apontou que cerca de 32% dos trabalhadores brasileiros sofrem do transtorno, sendo que os setores Continue reading Escrever pode ser terapêutico?

relacionamentos saudáveis

Como recuperar a autoestima e a autoconfiança após um término

O fim de um relacionamento pode abalar profundamente a autoestima de uma pessoa. É comum sentir-se rejeitado, inseguro e até mesmo sem valor, após uma separação. Mas é importante lembrar que isso é temporário e que é possível recuperar a autoestima e voltar a se sentir bem consigo mesmo. Conversamos com Beatriz Carvalho, psicóloga da Psicologia Viva, para compreender melhor o assunto. Vejas dicas! Por que a autoestima e a autoconfiança ficam abaladas? O término de um relacionamento envolve uma série de situações: não só a ausência de uma pessoa, mas também o encerramento de planos e sonhos que vocês Continue reading Escrever pode ser terapêutico?

transtorno de imagem

7 perguntas para identificar o transtorno de imagem

Insatisfação com o corpo, baixa autoestima, preocupação excessiva com o espelho. Você já sentiu algo assim? Em caso de sim, o ideal é procurar um profissional de saúde porque você pode estar com Transtorno de Imagem. Também conhecido como dismorfia corporal, o transtorno é um distúrbio mental em que uma pessoa tem a preocupação excessiva com sua aparência física. Essa preocupação pode levar a comportamentos compulsivos, como olhar-se no espelho constantemente, comparar-se com outras pessoas e tentar esconder ou corrigir supostas imperfeições. Quer entender mais sobre o assunto? Conversamos com Daiane Primo, psicóloga da Psicologia Viva, para responder todas as Continue reading Escrever pode ser terapêutico?

insegurança sentimental

O que é insegurança emocional?

Você já se sentiu inseguro? Calma que você não está sozinho: a insegurança emocional é uma condição que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Ela pode ser definida como a sensação de incerteza e falta de confiança em si mesmo, em suas habilidades e em suas relações interpessoais. Pessoas que sofrem de insegurança emocional muitas vezes lutam para lidar com seus sentimentos, enfrentar desafios e estabelecer conexões significativas com outras pessoas. Marina Benez, psicóloga da Psicologia Viva, deu mais detalhes sobre o assunto. Confira! Afinal, o que é insegurança emocional? Segundo a psicóloga, a insegurança emocional é um estado de Continue reading Escrever pode ser terapêutico?

Mudanças: como fazer uma transição de carreira?

Como iniciar uma transição de carreira?

Você não está contente no atual trabalho? Tem aquela sensação ruim quando vai exercer suas atividades? Talvez seja a hora de você mudar de carreira, afinal, existem momentos da nossa vida que pedem por mudanças. Pensa só: para que seu corpo crescesse, você precisou deixar as roupas que não te serviam mais, precisou sair da escola, da faculdade para chegar no lugar em que está agora. Mas você já se questionou se realmente está onde deveria estar?  Será que este não é o momento de tentar uma nova profissão? Conversamos com Gabriela Moreira, psicóloga da Psicologia Viva, para que você Continue reading Escrever pode ser terapêutico?

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.