Como a escuta psicanalítica do sujeito pode ajudar empresas? 

Como a escuta psicanalítica do sujeito pode ajudar empresas? 

A importância da palavra para a psicanálise

A psicanálise é uma prática clínica que se realiza através da palavra. Palavra esta que, inicialmente, nem sempre obtém um significado ligado a uma experiência subjetiva. Palavra que fornece, sem querer ou planejar, em detalhes, conteúdos que estão presentes no inconsciente — por meio dos atos falhos, chistes, esquecimentos, ambiguidades, sonhos, contradições entre outros.

A partir da palavra o sofrimento e as angústias aparecem, e é também a partir dela que eles podem ter lugar de escuta e compreensão.

Sabemos que a psicanálise é uma teoria que acompanha as modificações consequentes da atualidade. Ainda que se tenha uma base para realização de uma análise, torna-se necessário repensar nossa maneira de acolher e escutar os sintomas da nossa época, bem como os novos “settings” que se apresentam como realidade a nós.

As empresas e o trabalho analítico

As empresas são algumas das organizações e instituições que demandam uma maneira singular de realizar um tratamento analítico.

Quais são os benefícios de uma escuta Psicanalítica no ambiente empresarial? Alguns deles são:

Espaço que propicia uma escuta singular:

“Toda arte se caracteriza por um certo modo de organização em torno de um vazio” (LACAN). O diferencial de um artista está ligado à maneira pela qual este se relaciona e enxerga o mundo. A partir disso, sua prática se dá em reproduzir aos outros aquilo que lhe é contemplado, da forma como lhe é concebido. Da mesma maneira, cada um tem sua própria maneira de conduzir sua narrativa a partir de sua história, seus desejos e valores. Na psicanálise, a escuta está direcionada a cada um. 

Não há tempos e objetivos pré-determinados:

“Aprende-se na psicanálise que às vezes é preciso esperar um pouco para que as pessoas entendam […] o que elas mesmas estão dizendo” (Jacques Alain Miller). Não só dizendo, mas também agindo por meio de repetições e sintomas. Nessa modalidade clínica, o tratamento ocorre a partir das questões que o próprio paciente traz, no tempo e forma que lhe são possíveis. O objetivo do analista é o da construção e descontrução de sua palavra, para que hajam ali outros possíveis significados, elaborações que o permitam agir mediante a queixa. 

Tem como objetivo levar o sujeito à capacidade de agir e aproveitar a existência:

“A angústia surge no momento em que o sujeito está suspenso entre um tempo em que ele não sabe mais onde está, em direção a um tempo onde ele será alguma coisa na qual jamais se poderá reencontrar” (LACAN). Como saber transformador, a psicanálise promove a libertação de alguém de seus sintomas, inibições, entre outros. Visa devolver ao paciente capacidade de mudança, bem como despertar seu interesse pela vida e ajustar suas relações com as pessoas que lhe são importantes.

A presença da escuta nas empresas é uma maneira de oferecer aos funcionários e cooperados, maneira de acolhimento e movimentação frente aos seu sofrimento.

A psicanálise pode ensinar o sujeito a poupar despesas psíquicas, podendo este se livrar posteriormente do excesso do mal-estar psíquico que restringe sua capacidade emocional, racional, laboral, psíquica.

Tratando de seu mal-estar, além de melhorias em sua atuação dentro da empresa, o sujeito passa a ter um cuidado com sua saúde mental, distanciando-se de transtornos como ansiedade, depressão e burnout, assim como outras manifestações de estresse e frustrações que comumente são observadas nas empresas.

Ana Paula Fischer Lage
Últimos posts por Ana Paula Fischer Lage (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.