Conheça as 7 melhores formas de evitar o estresse no trabalho

Jovem com a mão na cabeça devido ao estresse no trabalho
Conheça as 7 melhores formas de evitar o estresse no trabalho

Acordar cedo, enfrentar trânsito, ônibus e metrôs lotados, metas, atividades acumuladas e inúmeros outros fatores podem ocasionar o estresse no trabalho. A correria do dia a dia desencadeia o crescimento de doenças ocupacionais, e se você está passando por uma situação semelhante referente ao estresse no trabalho, continue lendo este post e saiba como lidar de forma saudável com o estresse com apenas 7 dicas.

1) Identifique a causa do estresse

Antes que qualquer atitude seja tomada, é preciso identificar a causa do estresse. Prazos apertados, mau relacionamento com os funcionários, pressão, etc. Tudo pode ocasionar estresse no trabalho, mas vale refletir se o fator maior não é você mesmo. Será que você não está cobrando demais de si mesmo? Avalie o que está te sobrecarregando para que novos hábitos sejam praticados no seu dia a dia!

2) Atente-se aos sinais que o corpo transmite

O corpo é uma máquina, e sempre que algo não vai bem, pode ter certeza: ele avisa. Por isso, se sintomas como cansaço, fadiga, insônia e desânimo aparecerem, isso pode ser estresse. Muitas vezes, os sintomas podem ser ainda mais graves, como, por exemplo: compulsão alimentar, hipertensão, aumento de peso e transtornos de ansiedade. Siga uma alimentação equilibrada. O consumo de frutas, legumes e muita água ajudam a manter o organismo mais forte e saudável; afinal, é impossível lidar com alguma situação sem que o corpo não esteja bem, não é mesmo?

3) Seja flexível

Não tente abraçar o mundo com as pernas! Delegue tarefas e evite cobranças, isso colabora (e muito) para a diminuição do estresse no trabalho. Aceite as situações, mesmo aquelas que não têm solução. Ao reconhecer seus próprios limites, é possível dominar outros aspectos, como as situações difíceis de lidar.

4) Estabeleça formas de comunicação

A falta de comunicação é um dos maiores problemas no ambiente profissional. É importante identificar as melhores formas de interagir e conversar. Se o prazo dado é impossível de ser cumprido, discuta e entre em um consenso. Isso evita irritações e frustrações que aumentam ainda mais o nível de estresse.

5) Procure descansar

Dormir bem diminui o cansaço e aumenta a disposição para trabalhar. Além de, é claro, melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. Uma boa noite de sono deve durar a média de oito horas diárias. O sono ajuda na memória e no raciocínio.

6) Pratique exercícios físicos

Além de uma alimentação saudável e uma boa noite de sono, a prática de exercícios físicos também melhora o bem-estar e a qualidade de vida. Pratique exercícios regularmente, isso ajudará na disposição e no aumento da resistência do corpo para enfrentar situações de estresse.

7) Dê o seu melhor e fuja do estresse no trabalho

O ambiente de trabalho é o local onde você passa a maior parte do tempo, é realmente difícil que ele seja agradável se você não fizer nada para tanto. Dê sempre o seu melhor. Cumprimente as pessoas, aceite e forneça ajuda. Procure pensar em conjunto e tome decisões sempre pensando no bem de todos.

Gostou das nossas dicas? Já passou ou está passando por algum momento de estresse no trabalho? Conte para nós nos comentários!

 

Como a mudança de postura ajudar a alavancar sua carreira

_________________________

Referências:

Fiorese, Lucimara, and Mariangela Martinez. “Influência da cultura e clima organizacional na qualidade de vida no trabalho: revisão da literatura.” Revista Destaques Acadêmicos 8.1 (2016).

Friedman, Ron. Como ser feliz no meu trabalho: A neurociência explica o que fazer para transformar o seu ambiente de trabalho rumo à autorrealização. nVersos, 2019.

Silva, Tayne Gonçalves, et al. “Qualidade de vida no trabalho: uma análise empírica sob o modelo de Walton.” Revista Inteligência Competitiva. São Paulo 6.4 (2016): 20-54.

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.