Gaslighting nos relacionamentos abusivos: a violência silenciosa

Gaslighting nos relacionamentos abusivos: a violência silenciosa

O que significa o termo Gastlighing e da onde surgiu?

Gaslighting é uma das formas de violência psicológica mais utilizada pelo agressor em relacionamentos abusivos. O termo surgiu da peça teatral “Gas Light” de 1938, que depois foi adaptada ao cinema em 1944, onde o marido tenta manipular sua esposa apagando e ascendendo as luzes da casa do casal, que eram movidas à gás, fazendo com que a mesma pensasse que enlouqueceu.   

Esse tipo de violência psicológica é muito frequente, mas pouco detectada por quem está sendo manipulado. A palavra traduz uma violência psicológica típica de relacionamentos tóxicos, em que o abusador distorce, mente e manipula a vítima até ela achar que enlouqueceu e está errada. Geralmente, quem manipula emocionalmente tende a desvalorizar, diminuir e confundir os sentimentos do outro.

Entendendo o que é a violência psicológica

A violência contra a mulher não é só física. A Lei Maria da Penha (Lei nº11.340/2006) classifica os tipos de abuso contra a mulher nas seguintes categorias:

  • Violência patrimonial,
  • Violência sexual,
  • Violência física,
  • Violência moral,
  • Violência psicológica.

Essas últimas são as formas de violência menos visíveis e por isso difíceis de serem detectadas. A legislação considera como violência psicológica qualquer conduta que cause à mulher dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões. 

Tal ato de violência pode ocorrer mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir.

Já a violência moral é entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria. São ações que criam um ambiente de medo e insegurança e de incapacidade de tomar decisões sobre a própria vida, inclusive de se defender e sair desse relacionamento abusivo

Como o Gaslighting acontece

O abusador tenta colocar a vítima contra as pessoas. Inventa coisas sobre seus amigos e sua família para que cada vez mais ela se afaste deles com o objetivo de isolá-la socialmente. Ele, por sua vez, segue sua vida normalmente com os amigos e familiares.

Falas como: “você está exagerando”, “está imaginando coisas” ou “você está enlouquecendo” são muito utilizadas nesse contexto pelo agressor. A repetição de uma ideia acaba construindo uma crença e diminui a capacidade de autopercepção da vítima e ela acaba acreditando naquelas afirmações. A sensação é de que está realmente enlouquecendo. O objetivo do abusador é ganhar poder e controle sobre as vítimas.

Outra característica do abusador que utiliza gaslighting é ter uma reação de “morde e assopra”. Quando a pessoa abusada o confronta, ele se comporta de forma pacífica, fazendo vários agrados à vítima. Isso acaba gerando uma confusão e insegurança na pessoa abusada. Por estar envolvida emocionalmente, alimenta a esperança de que o parceiro irá mudar. Ele sabe disso e exatamente por esse motivo se comporta assim.

Vale ressaltar que estatisticamente as mulheres são vítimas de gaslighting em relacionamentos amorosos com os homens, mas isso não é exclusividade. Essa manipulação cruel pode ocorrer na convivência familiar, no trabalho e nas amizades. Além disso, ela não é exclusiva a um gênero.

Sinais que irão auxiliar a identificar o gaslighting

É muito importante prestar atenção nos sinais, é necessário prestar atenção se dúvidas, medos e maus sentimentos passam a fazer parte do dia a dia com mais frequência, tais como:

  • Medo de falhar ao agir sozinha;
  • Perguntar a sim mesma se está agindo de maneira emotiva;
  • Não se sentir feliz, mesmo percebendo que as coisas andam, aparentemente bem;
  • Estar sempre se desculpando ao companheiro;
  • Estar constantemente justificando ações dele aos amigos e família;
  • Começar a mentir para si mesma, para amigos e família que as coisas andam bem, criando uma falsa ilusão;
  • Passar a esconder informações da relação dos demais para não ter que se explicar;
  • Questionar-se sobre se realmente é suficientemente boa no que faz;
  • Sentir-se confusa e com dúvidas sobre si mesma a todo o momento;
  • Acreditar ser responsável pelos problemas da relação.

Como devo agir se eu identificar os sinais de gaslighting?

  • Afaste-se. Esse tipo de manipulação é um abuso mental e emocional com o propósito único de controlar e ter poder sobre você. 
  • Converse com alguém íntimo sobre como fugir dessa situação. Diga para alguém que está sendo manipulado pelo seu parceiro e que precisa sair desse relacionamento.
  • Entre em contato com alguma rede de apoio às vítimas de violência doméstica. Eles saberão como orientá-lo e passarão outros contatos que podem ajudar.
  • Dê ouvidos a si mesma. Essa certamente será uma das coisas mais difíceis durante a sua recuperação e também a mais importante. Depois de ser constantemente manipulado, é normal que você simplesmente passe a ignorar sua intuição e ela desapareça, mas isso é reversível.
  • Cuide de você. Comece com coisas pequenas, como dar atenção ao seu corpo; obedeça-o se sentir fome ou sono e diga para si mesmo que pode confiar em si mesma para saber quando precisar suprir suas necessidades básicas, como sono, fome e higiene. Isso pode parecer pouco, mas é um grande passo para sua autoconfiança,
  • Quando precisar tomar uma decisão, não se sinta pressionada, nem dê esse poder para os outros. Diga para si mesma que respeitará seu tempo e que irá usá-lo par analisar todas as opções antes de tomar uma decisão.
  • Procure ajuda profissional qualificada. A recuperação será mais rápida e efetiva se você tiver uma rede de pessoas com quem pode contar. Um psicólogo habilitado escutará sem julgamentos o que você tem a dizer e pode fornecer ferramentas úteis para lidar com os efeitos do gaslighting. Mesmo que o relacionamento em questão tenha sido breve, conversar com um profissional o ajudará a descobrir estratégias para se recuperar. Além disso, eles também podem ajudá-lo a lidar com os sintomas de depressão, ansiedade ou outros transtornos.

 

Daniela Trajano Alvim Vieira – Psicóloga 

 

Referências bibliográficas:

Livro: O Fenômeno Gaslighting, de Stephanie Moulton Sarkis.

Livro: A Louca Não Sou Eu, de Beatriz Manfredini e Giulianna Muneratto.

Lei Maria da Penha – LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006

Daniela Trajano Alvim Vieira
Últimos posts por Daniela Trajano Alvim Vieira (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.