É possível ter uma gravidez mais leve?

É possível ter uma gravidez mais leve?

Entendendo as alterações da gestação

A gestação é um período de transição na vida da mulher, o qual ocasiona alterações hormonal, corporal e até psicológica. Mudanças que ocorrem no decorrer de em média 40 semanas, em específico em 3 trimestre, na qual a cada um deles uma nova transformação acontece e um novo sentimento pode vir a surgir.

O primeiro trimestre ocorre desde a concepção até a 13º semana, é marcado pela ambivalência afetiva, afinal “estou grávida ou não”, já que nos primeiros dias não é possível sentir o feto, oscilações de humor podem estar presente, visto que as alterações hormonais já começam a ocorrer.

Outro fato importante a ser mencionado é a irritabilidade, pois é um período em que a gestante fica mais vulnerável emocionalmente, sendo capaz de chorar e rir ao mesmo tempo. Aspectos estes que dizem respeito ao emocional, sem mencionar os sintomas que fazem parte deste período, tais como:

  • Hipersonia,
  • Náusea,
  • Vômito,
  • Aversões a alguns alimentos, 
  • Desejos.

Seguindo para o segundo trimestre, que acontece da 14º semana até a 26º semana, a grávida apresenta estar mais estável emocionalmente, neste ponto começa de fato a concretização da gestação, visto que a mulher passa a sentir os movimentos fetais, além de ser o ciclo que se evolui para a descoberta do sexo do bebê.

Já em relação aos dados emocionais, medo das mudanças corporais podem surgir, outro elemento importante é a idealização das características do bebê, entre idealizar os traços, os relacionando com a “mãe” e o “pai”, afinal esse bebê será parecido com quem?

Encaminhando para o término da gestação, finalmente evoluímos para o terceiro trimestre, que se dá a partir da 27º semana. Neste período, altos níveis de ansiedade podem marcar o fechamento deste ciclo, o medo do parto pode causar grandes expectativas.

Claro que podemos mencionar também o temor às mudanças do corpo, pensamentos como “será que o meu corpo voltará ao normal?” podem surgir. Outro ponto que cabe citar é o medo da violência obstétrica, que se sabe que ainda ocorre com frequência, porém não é tão comentado.

Este é o período que além da ansiedade, também tem a probabilidade de rever memórias e conflitos emocionais que são atrelados à infância.

De acordo com as conformidades referidas, faz-se necessário iniciar o pré-natal psicológico para compreender os aspectos emocionais que irão surgir no decorrer da gestação, e até mesmo como prevenção a doenças psicológicas, tal como a depressão pós parto.

Além da oportunidade em rever a história do nascimento dessa gestante. Em decorrência da descoberta da gravidez, a mulher inicia uma série de acompanhamento com profissionais especializados escolhido por ela e/ou por sua família. Iniciando assim o pré-natal com especialistas tais como: obstetra, neonatologista, nutricionista, enfermeiros obstétricos, doulas e psicólogo perinatal.

Afinal, como enfrentar as transformações desse período?

Em virtude de ser uma fase transitória, é sugerido que essa mulher grávida/família tenha uma rede de apoio, não somente de pessoas especializadas, mas de parentes e/ou amigos que possam acolher essa mulher grávida ou essa família que está vivenciando as alterações do ciclo grávido puerperal. 

O papel da rede de apoio (R.A)

Estes têm o papel de acolher, escutar e cuidar dessa gestante, compreendendo assim suas emoções, acolhendo suas angústias, frustações e auxiliando no autocuidado.

Proporcionando um suporte físico, isto é, suporte como corpo que está vivenciando mudanças; com a casa, seja na higiene e ou até mesmo na preparação das refeições. Emocional, ou seja, propor um espaço de escuta, acolhimento, identificando possíveis soluções para aquele sentimento, e funcional, atrelada à função mesmo, que poderá cooperar nas idas ao mercado, em pagar uma conta, ou até mesmo se encarregar de resolver ações burocráticas.

A importância de identificar potenciais profissionais e uma rede de apoio faz toda a diferença para desfrutar desse período com leveza. Visto que toda a vivência deste período gestacional irá refletir no desenvolvimento do bebê, assim como acarretará a experiência do puerpério (pós-parto).

Acompanhamento psicológico na gestação, por que é necessário?

Vimos que a gravidez pode acarretar inúmeras transformações, não somente física, mas também emocionais. E todas as vivências existentes nesse ciclo entorno dessas médias de 40 semanas podem reverberar no puerpério de forma positiva e/ou negativa.

Por este motivo, desde a descoberta da gestação até o término dela, é recomendado acompanhamentos com toda uma equipe multidisciplinar, para que seja observado um todo, não somente os sintomas, mudanças corporais e/ou o bebê. Mas, que esta mulher parturiente receba todo um acolhimento e, que antes de tudo, seja visto enquanto mulher e não somente a mãe que nasce junto a chegada da criança.

Em virtude disso, o acompanhamento psicológico nesse período é de extrema importância, em especial com um psicólogo perinatal, que terá um olhar abrangente para estas mudanças presente no ciclo gravídico puerperal.

Em especial a realização do pré-natal psicológico, que fornecerá escuta, acolhimentos e claro, também a inclusão do seu parceiro nessa relação, através de orientações psicoeducativas. Toda essa assistência acontecerá do início ao término da gestação.

Afinal, o que é pré-natal psicológico?

O pré-natal psicológico (PNP) é uma assistência complementar ao acompanhamento ginecológico, o qual fornecerá uma assistência humanizada no processo gestacional, que acolherá não somente a mulher grávida, mas também o homem, que mesmo não muito mencionado, também vivencia os aspectos emocionais decorrentes deste período.

Vale ressaltar que o PNP possui caráter psicoterapêutico, psicoeducativo, na qual abrangerá a família como um todo, proporcionando apoio emocional, atuando diretamente na prevenção de adoecimentos psicológicos e claro que também auxiliando no vínculo com o bebê. 

Além disso, utiliza-se variadas técnicas no PNP, uma delas é a preparação emocional para o trabalho de parto, assim como na elaboração do plano de parto, que poderá ser utilizado para compreender suas expectativas, desejos, além de entender qual o tipo de parto, e se ela deseja analgesia.

Todas as atividades realizadas no acompanhamento psicológico contribuirão para ressaltar as potencialidades dela e de toda a família, uma vez que a gestação não é somente da mulher, mas de todos os membros presentes em seu lar. 

 

Referências 

  1. Leite, Mirlane Gondim, Rodrigues, Dafne Paiva, Sousa, Albertina Antonielly Sydney de, Melo, Laura Pinto Torres de, & Fialho, Ana Virginia de Melo. (2014). Sentimentos advindos da maternidade: revelações de um grupo de gestantes. Psicologia em Estudo19(1), 115-124. https://doi.org/10.1590/1413-7372189590011
  2. MALDONADO, M. T. Psicologia da gravidez. Editora Ideias & Letras, 2017.
Jessica de Arruda Dias
Últimos posts por Jessica de Arruda Dias (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.