O impacto do isolamento social em nossas emoções

O impacto do isolamento social em nossas emoções

Em tempos incertos é difícil não se preocupar com tudo que acontece. Até certa medida, as preocupações são importantes para nos ajudar a solucionar possíveis problemas, porém, em alguns casos, essas preocupações se tornam excessivas, gerando sofrimento, ansiedade gerando assim um processo de evitação em realizar certas atividades devido à preocupação.

Ficamos apreensivos ao imaginar o pior cenário, e isso nos leva a pensamentos sobre a nossa incapacidade de enfrentar os problemas que sugiram com essa pandemia. 

O isolamento social é uma estratégia defendida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) visando reduzir a curva de contágio do COVID-19 evitando que a população fique infectada e sobrecarregue os sistemas de saúde. O tempo de isolamento não tem prazo determinado, o que gera preocupação nas famílias. 

Para Pereira, Lira e Junior (2020) preocupação é uma experiência humana que gera uma série de pensamentos incontroláveis e duradouros na tentativa de encontrar soluções para algo incerto. Tem como base a intolerância a incertezas.

Quando excessiva e invasiva essa preocupação pode se tornar crônica e desenvolver ansiedade patológica. Estando mais ansiosas as pessoas têm frequentemente pensamentos de que algo terrível está prestes a acontecer, tornam-se mais distraídas, inquietas e apresentam insônia.

Esses sintomas causam prejuízos em suas rotinas e associados à pandemia e tempos de isolamento social apresentam-se certos níveis de preocupação, o que é normal, exceto quando esses níveis se intensificam e causam sofrimento às pessoas. 

Durante a pandemia pode-se ocorrer os seguintes pensamentos: “algo terrível está para acontecer e devo me preparar”, pensamentos de incapacidade relacionados ao desfecho da pandemia e pensamentos de tentativa de controle de eventos futuros.

Segundo Pereira, Lira e Junior (2020) é necessário para esses tipos de pensamentos a superação e desafio dos mesmos, determinando se a preocupação é um perigo real ou imaginário e na busca de acessar suas emoções e trazer benefício à sua saúde mental.

O isolamento social pode trazer emoções negativas e a melhor forma de manejá-lo é aceitando, abandonando o sentido de urgência e aceitando a incerteza. 

Impacto psicológico

Temos podido observado o crescente impacto nas emoções da população mundial devido ao novo Covid-19, além dos efeitos negativos referentes às medidas de isolamento social, bem como o medo de ser possivelmente infectado.

As incertezas relacionadas ao desenvolvimento do vírus em nosso corpo tem gerado alguns transtornos psicológicos como:

  • Ansiedade,
  • Insônia,
  • Depressão,
  • Estresse pós-traumático,
  • Confusão,
  • Raiva.

Segundo Schmidt et al (2020), além do impacto psicológico a sociedade ainda enfrenta impactos na economia,  acarretando prejuízos ao bem-estar e ampliando pensamentos ansiosos e de preocupação. Podem surgir sintomas obsessivos compulsivos, como a verificação constante de possíveis sintomas.

A ansiedade em relação à saúde pode gerar sentimentos equivocados, confundindo-se então com sintomas da doença. As medidas de isolamento social reduziram os contatos face a face e interações sociais rotineiras, caracterizando num possível estresse devido as alterações na rotina, assim como o enfrentamento do luto quando se perde algum ente querido devido a doença.

Profissionais da saúde também têm sofrido com essa série de impactos. Ele têm apresentado preocupações relacionadas a:

  • Medo de uma possível infecção,
  • Adoecimento e morte,
  • Risco de contágio a pessoas próximas,
  • Sobrecarga,
  • Fadiga,
  • Exposição a mortes em larga escala. 

Prejuízos na produtividade e autoestima 

Segundo Modesto, Souza e Rodrigues (2020) com as orientações de isolamento social para evitar a propagação do covid-19 muitos trabalhadores reconfiguraram sua forma de trabalhar, enquanto alguns seguiram de maneira adaptada suas funções de maneira presencial, outros iniciaram a modalidade on-line e o home office.

Em ambos os casos existem prejuízos para a saúde mental, haja visto que no primeiro caso se vive o medo de contágio ao sair de casa e, consequentemente, o medo do desemprego, e por isso seguem sua rotina. No segundo caso, tem a dificuldade de adaptar a casa, que antes era um lugar de descanso e agora passa a ser seu novo local de trabalho. Ainda podemos levar em consideração outras dificuldades, como por exemplo equilibrar as demandas domésticas gerando o conflito Família X Trabalho. 

Ainda segundo Modesto, Souza e Rodrigues (2020) o contexto atual tende a apontar para um cenário de esgotamento emocional, sendo ele possível nessa tentativa de equilíbrio de rotina de trabalho, ou o próprio medo e risco de adoecimento.

Para os autores existe uma relação entre a autoestima e o esgotamento no trabalho. O esgotamento emocional favorece a uma avaliação negativa de si mesmo e de sua autoimagem, impactando no bem-estar geral e saúde mental dos trabalhadores.

A intervenção psicológica vem como instrumento de trabalhar na percepção de si do indivíduo e suas crenças a respeito do trabalho, reduzindo os impactos negativos gerados pela pandemia. 

Intervenção psicológica 

Para Schmidt et al (2020) a intervenção psicológica é fundamental como prática de enfrentamento de situações difíceis, manejo de emoções, assim como para reduzir os impactos da pandemia em nossa saúde mental.

Orientações recomendadas para essas intervenções é reduzir o contato face a face para evitar riscos de contaminação, emergindo assim uma nova modalidade de tratamento com as sessões de terapia on-line.

Deste modo, serviços de psicologia têm sido oferecidos através de meios de tecnologia e informação, como por exemplo via internet, telefone, em plataformas voltadas a esse tipo de atendimento.

O atendimento remoto se tornou uma ferramenta de extrema importância para o acolhimento a queixas relacionadas à saúde mental. Como ferramentas de promoção de bem-estar psicológico, orienta-se medidas de organização da rotina, de atividades diárias de forma segura e que auxiliam na vivência desse momento como

  • Cuidados com a higiene,
  • Cuidados com o sono,
  • A prática de atividades físicas,
  • Técnicas de relaxamento,
  • O uso das redes sociais como estreitamento de laços e fortalecimento de conexões, uma vez que temporariamente não se recomenda as reuniões presenciais e o cuidado com a exposição de informações.

Se você tem percebido dificuldade e preocupações excessivas, vale a pena refletir se você está conseguindo lidar com tudo sozinho(a).

Caso não esteja, busque ajuda psicológica, pois irá te propiciar qualidade de vida e te dará ferramentas para lidar com suas emoções em um período tão incerto.

Tudo vai ficar bem!!

Referências 

  1. Modesto, J.G. Souza, L.M. Rodrigues, T.S.L. ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA E SUAS REPERCUSSÕES PARA O TRABALHADOR. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/view/7727/pdf. Acesso em 16 de abr. de 2021.
  2. PEREIRA, R.S. LIRA, C.C. JUNIOR, M.F.S. Preocupação produtiva e improdutiva em tempos de isolamento social. Disponível em: http://www.ufrpe.br/sites/www.ufrpe.br/files/Cartilha-Preocupa%C3%A7%C3%A3o%20x%20isolamento%202020.pdf. Acesso em: 16 de abr. de 2021.
  3. SCHMIDT, B et al. Impactos na Saúde Mental e Intervenções Psicológicas Diante da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/58/69. Acesso em 16 de abr de. 2021.
Tamiris De Oliveira Werly
Últimos posts por Tamiris De Oliveira Werly (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.