Inclusão social – Desafios, avanços e iniciativas na construção de um espaço diversificado de atuação

Inclusão social – Desafios, avanços e iniciativas na construção de um espaço diversificado de atuação

O que é inclusão?

Numa breve interpretação, entendemos que as interações significativas ocorrem em contextos estruturados pela cultura do meio e suas dimensões ideológica e comportamental.

Odom e Diamond (1998, p. 5) ressaltam, no entanto, que “não há uma definição comum sobre inclusão, havendo uma imensa diversidade de pessoas que a evocam como garantia de direitos”.

Ela está nos jornais, outdoors, encontros científicos, nas conversas informais, na política.

Fala-se em inclusão social, digital, cultural, econômica, escolar, desinstitucionalização, dentre outras. Busca-se a quebra de estigmas, estereótipos, padrões de beleza, dentre outras formas simbólicas de atitudes e ações relacionadas a pessoas que se encontram em determinadas situações.

A inclusão é direito garantido por lei e assegura em condição de igualdade o exercício dos direitos fundamentais por pessoas com deficiências, com objetivo à inclusão social e à cidadania.

As ações de Inclusão social dizem respeito a uma série de diretrizes voltadas para oferecer igualdade de acesso a bens e serviços, promovendo a diminuição das dificuldades de obtenção de benefício para vida em sociedade provocadas pelas diferenciações de classe social, gênero, raça, deficiência, educação e etc.

Desafios e avanços em busca da inclusão

Ainda hoje um dos maiores desafios no combate à exclusão está relacionado à escassez de recursos e serviços que ofereçam maior acessibilidade àquelas pessoas com necessidades diferenciadas.  

A luta por inclusão não é recente e perpassa por diversos momentos de conflitos em busca da igualdade para os excluídos, alguns marcos são históricos nessa busca por participação social de grupos deixados à margem da sociedade. Podemos citar dentre eles:

  • Sanção da lei 13.146 de julho de 2015, chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência;
  • Declaração de Salamanca, resolução das Nações Unidas – em âmbito internacional; que orienta sobre procedimentos padrões e princípios para o oferecimento de oportunidade as pessoas com deficiência.

O trabalho de inclusão envolve políticas públicas, ações governamentais e, principalmente, mobilização social em busca de transformação para a promoção de visibilidade para as pessoas consideradas inabilitadas.

Uma vez que são reproduzidos os estereótipos enraizados de que pessoas com deficiência e outros grupos são menos capazes, não são criadas estratégias de inclusão que ofereçam oportunidades e nem possibilidades de atuação a essas pessoas.

Em decorrência disso, um dos pontos principais dentro das propostas de inclusão social diz respeito a criação de espaços para promoção de atuação desses públicos, gerando visibilidade e, por consequência, quebra de paradigmas preconceituosos.

Como a inclusão está presente em nossas vidas

Vamos entender como a inclusão está presente no nosso dia a dia, e através dessa perspectiva e reflexão abrangeremos as culturas e iremos desencadear dimensões sociais a serem abordadas, e com isso propomos novas construções e sedimentações.

Atualmente, 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, da física à intelectual, o que representa 25% de toda nossa população, de acordo com censo do IBGE.

Esse dado se torna cada vez mais curioso à medida em que nos perguntamos onde essas pessoas estão. 

Cerca de um, quarto são invisíveis aos olhos de quem não quer ver, ou melhor, incluir. 

Toda ação governamental tem a necessidade de seguir diretrizes com o objetivo de quebrar a invisibilidade da pessoa com deficiência, garantindo a inclusão social nos espaços públicos e privados.

Instituto Mano Down gera oportunidades para pessoas com deficiência

Mesmo que apenas parte da população seja deficiente, 100% dos seres humanos possuem sonhos e desejam ter oportunidades. Assim, é por esses sonhos e pelo desejo de dar “vez e voz” a todos, que instituições como o Instituto Mano Down existem.

O instituto Mano Down é uma organização social que já atua a 10 anos como um projeto de inclusão para pessoas com deficiência.

Hoje o Instituto Mano Down atende cerca de 260 famílias, incluindo pessoas com Trissomia do Cromossomo 21 (T21) e outras deficiências intelectuais.

O Instituto promove cuidados de saúde, estimulando a socialização e desenvolvendo habilidades que são essenciais para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida dessas pessoas.

A instituição oferece trabalhos voltados para todas as fases de desenvolvimento da pessoa com deficiência, criando projetos diferentes para cada faixa etária, todos baseados em uma metodologia de desenvolvimento integrado e potencializado, que propõe estimulação diversificada e adequada para cada um dos públicos, respeitando a individualidade e o ritmo de cada um.

Desde o início da pandemia, estamos no modelo 100% online, utilizando plataforma digital (zoom) para continuar a oferecer os atendimentos aos nossos educandos.

Assim, a instituição possibilita a conexão e interação com o seu público, que parte se encontra em um grupo de risco, dando continuidade aos processos de aprendizagem e desenvolvimento.

Atualmente são oferecidas atividades e tarefas como: roda de conversa, brincadeiras, dinâmicas, acolhimentos, oficinas, eventos, atendimentos de saúde, acompanhamento escolar, palestras, eventos e outras práticas que buscam a inclusão dos educandos e a participação social na divulgação da causa.

Esse momento de aprendizagem é totalmente inclusivo, um processo que cada educando é bem-vindo e apoiado, e ambos aprendem juntos e alcançam todo o seu potencial academicamente, social e emocionalmente.

Hoje caminhamos pela inclusão e em busca de visibilidade para as pessoas com T21, objetivando que estas pessoas sejam protagonistas de suas vidas e promovendo um mundo mais justo e inclusivo para as pessoas com deficiência.

Seguimos em busca de participação social para permitir que pessoas com deficiência tenham vez e voz dentro da sociedade.

Participe dessa jornada de inclusão

Para que possamos construir uma sociedade mais justa e inclusiva, participação de cada um nesse processo é fundamental. Por isso, deixamos aqui algumas reflexões para você:

  • Qual o seu sonho?
  • Qual causa sensibiliza você?
  • Qual legado você quer deixar neste mundo?

Se quiser saber um pouco mais sobre nossos projetos de inclusão, acesse o nosso site www.manodown.com.br e nosso Instagram @institutomanodown.

 

Referências:

13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm; acesso em: 10 de janeiro de 2021.

RORIZ, Ticiana Melo de Sá; AMORIM, Katia de Souza; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Inclusão social/escolar de pessoas com necessidades especiais: múltiplas perspectivas e controversas práticas discursivas. Psicol. USP,  São Paulo ,  v. 16, n. 3, p. 167-194, set.  2005 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-51772005000300009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  01  fev.  2021.

Instituto Mano Down
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.