
Início de ano novo: como aproveitar melhor as oportunidades?
Inicia um novo ano, e com ele muitas possibilidades.
São 365 novas oportunidades de começar algo, tentar novamente e cuidar de sua saúde, principalmente a mental.
Normalmente quando fazemos um check-up passamos por uma bateria de exames que mostram como está o nosso corpo, e mesmo quando este emite sinais de que nossa mente não está bem, seguimos deixando de lado o cuidado com a saúde mental.
O mês da conscientização da saúde mental
Pensando nesta realidade, surgiu a primeira cor do ano: o branco. Já percebeu como os meses têm uma cor relativa a uma campanha de conscientização? Então, a primeira é o branco, o mês da conscientização da saúde mental.
Se observarmos atentamente, vamos perceber que existe um número crescente de casos de depressão, ansiedade, estresse, fobias, até mesmo agressividade ou descontrole, e se observarmos mais atentamente ainda, perceberemos que muitos casos poderiam ter sido mais amenos se tratados nos seus estados iniciais, trazendo menos sofrimento para as pessoas.
O Janeiro Branco
O Janeiro Branco vem para colocar esse fato em pauta. Para alertar e proporcionar a discussão sobre o assunto e assim desfazer tabus e preconceitos existentes para com a saúde mental. Afinal, quem nunca escutou ou falou que “psicólogo é para louco”?
Cuidar da saúde mental ajuda diretamente no cuidado da nossa saúde física, afinal: “Mens sana in corpore sano” (“uma mente sã num corpo são”) já afirmava o poeta romano Juvenal lá no século I d.C. Ele dizia que devemos buscar um equilíbrio saudável entre a saúde do corpo e da mente, e que ambas estão interligadas.
Portanto, vamos aproveitar que janeiro é aquele mês onde fazemos as listas de ações para o ano todo e vamos colocar bem no topo da lista o cuidado com nossa mente.
Cuide de sua saúde mental!
Viva o janeiro branco com tudo que tem direito.
- Início de ano novo: como aproveitar melhor as oportunidades? - 11 de janeiro de 2019
- Quais os benefícios da psicoterapia? Saiba como um psicólogo poderá lhe ajudar - 14 de dezembro de 2018