Vamos falar sobre Janeiro branco – O mês da saúde mental?

Vamos falar sobre Janeiro branco – O mês da saúde mental?

Ano novo. Quer melhor momento para refletir sobre metas, objetivos, sonhos e mudanças? Muitos de nós usamos esse pequeno espaço no tempo para repensarmos sobre o ano que findou e o que almejamos para o ano que se inicia.

Que tal falarmos sobre saúde mental?

Isso mesmo. Você já parou para pensar que cuidamos do nosso corpo e muitas vezes ignoramos ou deixamos para amanhã o cuidado com as nossas emoções? Saúde vai muito além da ausência de doenças, incluindo aí o bem-estar físico, mental, social e outras variáveis, que impactam profundamente na nossa forma de ser e se relacionar com as pessoas ao nosso redor.

Os padrões da sociedade

Hoje somos constantemente bombardeados com padrões que a sociedade impõe, como:

  • Aparência ideal;
  • Vida social agitada;
  • Status;
  • Carreira de sucesso;
  • Bens materiais;
  • Independência financeira – preferencialmente antes dos 30 anos.  

São padrões muitas vezes inalcançáveis, mas ainda assim lutamos por atingi-los e quando nos deparamos com os muitos “nãos” no meio do caminho, a tendência é nos frustramos, desanimarmos e colocarmos defeitos em nós mesmos, culpando-nos por não conseguir a perfeição.  

Vivemos em uma sociedade que coisifica as pessoas e os relacionamentos.

É natural, portanto, que surjam questões como essas: “como enfrentar essas limitações e assumir as rédeas da nossa existência?”, “como podemos fazer a diferença e encontrar um sentido nessa confusão?”, etc.

Os índices mundiais de depressão, suicídio, ansiedade e outros transtornos mentais têm crescido cada vez mais. Devemos construir um espaço de reflexão e discussão a fim de olhar para as pessoas que estão por trás desses números.

O Janeiro Branco

Pensando nisso o mês de janeiro conta com a campanha pró saúde mental, também conhecida como Janeiro Branco. Assim como as conceituadas campanhas Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul (que tratam sobre suicídio, câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente), a campanha Janeiro Branco busca conscientizar sobre a relevância de cuidarmos dos nossos pensamentos, emoções e atitudes com mais atenção.

Nos lembra também da importância de olharmos para nós e para o outro (e seu sofrimento) com empatia, respeito, carinho e verdadeiro desejo de ajudar e de fazer diferença.

Aproveite esse início de ano para avaliar se você está passando por alguma situação de sofrimento e se for o caso, procure ajuda.

Você não está sozinho! Quem cuida da mente, cuida da vida!

 

Caroline Campos
Últimos posts por Caroline Campos (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.