Luto: O que é, como superar e passar por essa fase

Luto: O que é, como superar e passar por essa fase

O luto acontece sempre que perdemos algo importante e essa perda é tão grande, que parece que “perdemos o chão”, e a vida nunca mais voltará a ser a mesma. É um processo de angústia e dor que nos ajuda a organizar as nossas vidas diante do buraco que ficou.

O Luto não é sinônimo de doença

Mesmo que seja extremamente doloroso, é um processo saudável, necessário e inevitável.  Portanto, a pessoa enlutada não está doente e nem precisa ignorar os sentimentos. O melhor que pode fazer é vivenciar o luto de verdade.

Não existe um padrão de como as pessoas vivem o luto. Cada um faz o seu caminho e encara a dor na medida em que consegue. No entanto, existem comportamentos que podem ser esperados para a maioria das pessoas enlutadas.

Qual o sentimento temos ao passar por um período de luto?

“Eu estava sentada do lado do caixão da minha irmã gêmea. Minha mãe debruçada sobre o caixão, que estava coberto de margaridinhas. E eu não sentia nada. A minha mente dizia que eu deveria chorar ou sentir culpa por não chorar. Mas eu estava anestesiada. Eu não sentia nada.

De tempos em tempos eu achava aquilo surreal, e pensava que pudesse ser uma brincadeira. Eu não a via há alguns meses. E ali, sabia que nunca mais ia poder a ver ou abraçar.

Mas eu não conseguia chorar. Eu me sentia como se estivesse em um filme. Nada parecia real. Mas isso acabou, quando veio a dor.”

Este é o relato de uma jovem adulta de 19 anos que perdeu a irmã gêmea idêntica em um acidente. Eu tenho certeza que existe alguma pessoa que você ama tanto, que não consegue nem pensar em como seria a sua vida sem ela. Pode não ser uma pessoa.

Pode ser a perda de um emprego, alguma habilidade (ex: quando uma pessoa perde a visão através de um acidente) ou um animal de estimação.

Alguns comportamentos da pessoa enlutada:

Apatia: a pessoa não sente nada. O nosso sistema emocional sabe se defender de dores psíquicas intensas. Ele pode nos “anestesiar” para nos dar tempo de nos recuperar.

Negação: a pessoa procura formas de explicar que aquilo não é real, numa tentativa de anular a perda e a dor.

Barganha: quando o enlutado tenta fazer alguma troca, normalmente com Deus, para ter de volta o que perdeu.

Raiva: o enlutado sente muita raiva, e é comum culpar pessoas ou fatores externos pelo seu sofrimento.

Depressão: a pessoa pode apresentar comportamentos similares com o quadro de Depressão, como alterações (para mais ou menos) no sono ou apetite, desmotivação constante, muito cansaço, vontade de se isolar, sentimento de culpa, choro frequente e angústia intensa.

Como superar o Luto

O luto é um momento de pausa. E quando a pessoa se permite viver essas fases, chega ao final do processo: a aceitação. Agora, o enlutado já consegue seguir com a sua vida. Ainda podem haver momentos de saudade e até de tristeza. Mas estes sentimentos não nos causam mais negação, apatia, raiva ou depressão.

Você desenvolve um respeito por si mesma e pelo processo pelo qual passou. Encontra uma força que muitas vezes se esqueceu de que estava lá. E apesar de ninguém gostar de passar pelo luto, consegue reconhecer que ficou mais forte e mais sábia. E isso com certeza te traz mais paz e equilíbrio.

Conte com o amparo psicológico     

Vale lembrar que mesmo que não seja uma doença, você pode contar com o apoio de um Psicólogo, pois trata-se de um estado de extremo sofrimento. Além do mais, o acompanhamento de um psicólogo durante o luto pode acelerar o processo (de superação ou recuperação) e evitar que ele se transforme em um Transtorno Mental real.  

 Não subestime o luto. O nosso sistema emocional pode se desorganizar bastante quando precisa enfrentar uma quantidade de dor que parece infinita.

Últimos posts por Cybelle Olivier de Araújo (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.