Medo e ansiedade: como se livrar desses sentimentos de uma vez por todas?

Medo e ansiedade: como se livrar desses sentimentos de uma vez por todas?
O questionário não deve ser considerado como um diagnóstico, apenas como uma orientação dos níveis dos sinais. Nesse caso, sempre é recomendado consultar um profissional capacitado para uma avaliação completa.

O que é ansiedade ?

Ansiedade   é  um   sentimento   vago   e   desagradável de  medo, apreensão, caracterizado por  tensão ou desconforto derivado  de  antecipação  de  perigo,  de algo desconhecido ou estranho.

A ansiedade  é  uma  resposta  emocional   provocada   por  medo. Portanto, medo “ é   a  avaliação de perigo;  ansiedade  é  o  estado   de   sentimento desagradável  evocado  quando  o  medo é estimulado”.Tanto o medo como a ansiedade envolvem uma orientação ao futuro do modo que questões de ” e se” ? predominam na mente humana.

Por exemplo: “E se eu não passar de ano?“, “E se eu não conseguir memorizar tudo?”, “E se eu não conseguir terminar o que o chefe pediu?”, “E se me der um branco na  hora de falar?”, “E se as palpitações do meu coração provocarem  um  infarto?

Estamos sempre pensando de forma negativa e focando mais o negativo do que o positivo em nossos pensamentos e situações de vida.

A ansiedade  faz com que as  pessoas busquem   tratamento  para  um estado  aumentado de “nervosismo” ou  agitação que traz sofrimento,  trazendo problemas no trabalho, nos relacionamentos  e nas atividades da vida  diária.

Sintomas dos transtornos de ansiedade:

  • Aumento da frequência cardíaca
  • Palpitações
  • Falta de ar
  • Respiração rápida
  • Dor ou pressão no peito
  • Inquietação ou sensação de estar com ” os nervos a flor da  pele”
  • Sudorese
  • Ondas de calor
  • Calafrios
  • Náusea
  • Dor de estômago
  • Diarreia  
  • Tremor
  • Agitação
  • Formigamento ou dormência nos braços, nas pernas
  • Fadiga,
  • Tensão muscular
  • E outros.

(É importante lembrar que o resultado do questionário não é uma avaliação psicológica. Assim, apenas por esse resultado, não é possível diagnosticar um quadro de ansiedade e depressão.)

Processo do medo

O medo  como avaliação automática  básica de perigo é processo central em todos os transtornos de ansiedade. Ele se torna evidente em  ataques de pânico também.

Tanto o medo quanto a ansiedade envolvem questões de orientação do indivíduo ao futuro de modo que questões de “ e se? ” tem uma predominância maior.

Se você já passou muitas vezes por isso, fique tranquilo, será difícil encontrar alguém nos dias de hoje que não experimentou  medo ou se sentiu ansioso em relação a um evento ou situação iminente.

Algumas dicas para vencer o medo e ansiedade

Calma, respire agora lentamente e relaxe, você  não está sozinho , várias pessoas em meu consultório de diversas idades já passaram e ainda estão enfrentando tal situação.

Comece tentando  respirar bem lentamente contando de 1 a 3 e segurando o ar, depois solte bem lentamente pela boca.  Faça isso sempre que sentir medo e ansiedade, pratique a respiração lenta por umas 3 ou 4 vezes por dia. Mas perceba o ar entrando nos pulmões .

Procure contemplar as coisas à sua volta, qualquer objeto que você ver, tente focar a sua atenção na cor, textura ,como é , o tamanho. Assim você vai distraindo a mente e focando em outras coisas, o  que pode aliviar toda a tensão.

Procure fazer exercícios físicos, caminhadas pelo menos 3 vezes por semana e verá como se sentirá melhor e mais tranquilo.

Procure separar um tempo antes de dormir para relaxar, ouvir uma boa música e tente ao chegar em casa se desligar um pouco das questões do trabalho e foque na qualidade que você vai ter em estar com a família, filhos, amigos. Tente viver o momento presente, tire o foco das preocupações e concentre-se em coisas que lhe faça sentir bem, pense em imagens que lhe tranquilizem.

Conclusão

Espero que essas dicas possam lhe ajudar. Lembrando que você pode superar mais precisamente seus sintomas com uma ajuda especializada . Então conte com um profissional da Psicologia Viva para lhe ajudar a superar seus medos e ansiedade.

REJANE AMARAL DE SOUSA
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.