
Medo e ansiedade: como se livrar desses sentimentos de uma vez por todas?
O questionário não deve ser considerado como um diagnóstico, apenas como uma orientação dos níveis dos sinais. Nesse caso, sempre é recomendado consultar um profissional capacitado para uma avaliação completa.
O que é ansiedade ?
Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho.
A ansiedade é uma resposta emocional provocada por medo. Portanto, medo “ é a avaliação de perigo; ansiedade é o estado de sentimento desagradável evocado quando o medo é estimulado”.Tanto o medo como a ansiedade envolvem uma orientação ao futuro do modo que questões de ” e se” ? predominam na mente humana.
Por exemplo: “E se eu não passar de ano?“, “E se eu não conseguir memorizar tudo?”, “E se eu não conseguir terminar o que o chefe pediu?”, “E se me der um branco na hora de falar?”, “E se as palpitações do meu coração provocarem um infarto?
Estamos sempre pensando de forma negativa e focando mais o negativo do que o positivo em nossos pensamentos e situações de vida.
A ansiedade faz com que as pessoas busquem tratamento para um estado aumentado de “nervosismo” ou agitação que traz sofrimento, trazendo problemas no trabalho, nos relacionamentos e nas atividades da vida diária.
Sintomas dos transtornos de ansiedade:
- Aumento da frequência cardíaca
- Palpitações
- Falta de ar
- Respiração rápida
- Dor ou pressão no peito
- Inquietação ou sensação de estar com ” os nervos a flor da pele”
- Sudorese
- Ondas de calor
- Calafrios
- Náusea
- Dor de estômago
- Diarreia
- Tremor
- Agitação
- Formigamento ou dormência nos braços, nas pernas
- Fadiga,
- Tensão muscular
- E outros.
(É importante lembrar que o resultado do questionário não é uma avaliação psicológica. Assim, apenas por esse resultado, não é possível diagnosticar um quadro de ansiedade e depressão.)
Processo do medo
O medo como avaliação automática básica de perigo é processo central em todos os transtornos de ansiedade. Ele se torna evidente em ataques de pânico também.
Tanto o medo quanto a ansiedade envolvem questões de orientação do indivíduo ao futuro de modo que questões de “ e se? ” tem uma predominância maior.
Se você já passou muitas vezes por isso, fique tranquilo, será difícil encontrar alguém nos dias de hoje que não experimentou medo ou se sentiu ansioso em relação a um evento ou situação iminente.
Algumas dicas para vencer o medo e ansiedade
Calma, respire agora lentamente e relaxe, você não está sozinho , várias pessoas em meu consultório de diversas idades já passaram e ainda estão enfrentando tal situação.
Comece tentando respirar bem lentamente contando de 1 a 3 e segurando o ar, depois solte bem lentamente pela boca. Faça isso sempre que sentir medo e ansiedade, pratique a respiração lenta por umas 3 ou 4 vezes por dia. Mas perceba o ar entrando nos pulmões .
Procure contemplar as coisas à sua volta, qualquer objeto que você ver, tente focar a sua atenção na cor, textura ,como é , o tamanho. Assim você vai distraindo a mente e focando em outras coisas, o que pode aliviar toda a tensão.
Procure fazer exercícios físicos, caminhadas pelo menos 3 vezes por semana e verá como se sentirá melhor e mais tranquilo.
Procure separar um tempo antes de dormir para relaxar, ouvir uma boa música e tente ao chegar em casa se desligar um pouco das questões do trabalho e foque na qualidade que você vai ter em estar com a família, filhos, amigos. Tente viver o momento presente, tire o foco das preocupações e concentre-se em coisas que lhe faça sentir bem, pense em imagens que lhe tranquilizem.
Conclusão
Espero que essas dicas possam lhe ajudar. Lembrando que você pode superar mais precisamente seus sintomas com uma ajuda especializada . Então conte com um profissional da Psicologia Viva para lhe ajudar a superar seus medos e ansiedade.
- Como superar a pandemia do medo: O Covid-19? Obtenha também dicas para a preservação da saúde mental - 10 de setembro de 2020
- Como cuidar de sua saúde mental em tempos de Covid-19 - 6 de abril de 2020
- Falar é preciso, prevenir e procurar ajuda é preciso! - 17 de setembro de 2019
Boa noite, é com agrado que leio este artigo! Em nome da “Psi. Psicologia e Psicoterapia” em Lisboa, Portugal,agradeço.
https://www.psipsicologiapsicoterapia.com/
Olá, que bom que você gostou do texto, nós do Psicologia Viva nos atentamos em produzir conteúdo de qualidade para nossos leitores.
Fico feliz em poder ajudar. Abraço Rejane Psicóloga Clinica do Psicologia Viva
Que Bom que vocês gostaram e pude contribuir para ajudar .
Obrigada Rejane
Achei o texto muito bom, sempre que percebo que vou ter crise faço isso.
Que bom Sandra. Mas procure fazer terapia para se conhecer melhor e com certeza trabalhar a questão da ansiedade e conflitos existenciais. Procure-nos e marque sua consulta. Atenciosamente Rejane Amaral Psicóloga Clínica do Psicologia Viva. https://blog.psicologiaviva.com.br/consultorioonline/rejapsi
Estou lendo e estou ficando interessado
Adorei as dicas muito boas
Ficamos alegres em poder ajudar. Abraço Rejane
Muito bom. Gostei das dicas.
ótimo artigo! sinto praticamente todos os sintomas relacionados a ansiedade e ao medo, ultimamente tenho tido muita dificuldade de me concentrar, não tenho conseguido realizar atividades que antes eram muito facil pra mim realizar, principalmente em relação a faculdade e ao trabalho, tenho me tornado uma pessoa mais lenta levo horas pra realizar atividades que antes eram tão fáceis de fazer, ate mesmo para ler tenho percebido que não leio mais com a mesma desenvoltura e sem falar na dificuldade de entender, o que está escrito, não sei se isso esta relacionado a ansiedade e ao medo,a algum tempo atras tive algumas crises que hoje, percebo que pode ter sido a ansiedade, tinha a todo o momento a sensação de que eu poderia morrer a qualquer momento, graças a deus tem um tempinho que passei por essas crises, mas ainda tenho muito medo…
Que bom Nairan que gostou. Estamos aqui para ajudar a todos que precisam de atendimentos em psicoterapia. Esses sintomas podem estar relacionados com a depressão também e outros fatores.Podemos avaliar melhor em terapia. Estou à disposição. Rejane Amaral de Sousa -psicóloga clínica do PSICOLOGIA VIVA.
Entendo o que sente. Pode ser indício de Depressão , mas tem que se avaliar vários fatores. Entre em contato conosco. A psicoterapia vai lhe ajudar bastante. Atenciosamente,Rejane Amaral Psicóloga Clínica do Psicologia Viva. https://blog.psicologiaviva.com.br/consultorioonline/rejapsi