Como melhorar sua autoestima

Como melhorar sua autoestima

É comum pessoas relacionarem o termo autoestima à aparência física, porém este não é o único fator, a autoestima consiste mais na visão e avaliação que você tem de si mesmo por inteiro.

Falar sobre essa temática é importante porque a autoestima é um dos indicadores de saúde mental, ou seja, pode trazer bem ou mal-estar na relação consigo e com outro. Embora o desiquilíbrio não seja considerado  doença mental, pode trazer prejuízos na esfera afetiva, social, psicologia e física. 

Três tipos de autoestima

É comum as pessoas conhecerem autoestima baixa e autoestima alta, mas você conhece a autoestima inflada?

Autoestima inflada

Pode ser confundida com autoestima alta, contudo há grandes diferenças. A primeira se trata de uma necessidade extrema de se valorizar desvalorizando o outro, colocando-se como superior. Com isso, seu efeito acaba trazendo prejuízos na convivência social. Muitas vezes são pessoas inseguras que utilizam desse artifício para se sentir valorizadas. Exemplo: “Sou a única mulher bonita dessa cidade”, “Não há outro profissional competente nessa empresa além de mim”

Autoestima baixa

É quando a pessoas se vê de forma negativa com menos valia. Geralmente, é presente a sensação de insegurança, indecisão e medo de ser trocada ou rejeitada. Podendo desenvolver ou estar presente na ansiedade, depressão e transtornos alimentares. Exemplo: “Nem vou tentar, sei que não vou conseguir, “Sou burro, vou reprovar”, “Meu(minha) companheiro(a) vai me trocar”, “As pessoas não vão gostar de mim se eu disser não”;

Autoestima alta

Consiste numa visão positiva de si mesma, ou seja, a pessoa identifica suas potencialidades, habilidades e dificuldades; sabe lidar com todos de maneira assertiva. Aqui não há necessidade da validação do outro para se sentir valorizada. Dessa forma, ocorre o equilíbrio. Exemplo: “Tenho dificuldade em ser pontual, por isso procurei me planejar”, “Respeito sua crítica, mas não concordo, pois, conheço minha capacidade”, “Reconheço minhas habilidades”.

Os três pilares da autoestima

Autoimagem

É a visão externa sobre si mesmo, podendo ser construída através de um ideal de perfeição, de acordo com o que outros dizem ou referente ao que realmente vejo no espelho. Quanto maior for o autoconhecimento, menor importância terá os padrões e as opiniões do outro sobre sua aparência.

Autoconceito

São pensamentos e sentimentos que tenho sobre mim, isto é, o afeto que me atribuo. Podendo ser construído com base no desenvolvimento e experiências pessoais. Não se constrói autoconceito saudável somente com palavras positivas, mas através do investimento real em sua essência e talentos.  

Autoeficácia

Consiste na capacidade de ação e resolução de problemas. Agimos com pretensão de atingir resultados esperados e a decisão de agir ou não depende da forma que acreditamos na nossa capacidade. Quando autoeficácia é negativa a pessoa terá dificuldade em agir de forma ativa e plena.

Como identificar minha autoestima?

A auto observação dos três fatores citados acima podem auxiliar você na identificação da sua autoestima, quando um desses fatores está distorcido da realidade ou se o que você está fazendo no momento te distância dos seus objetivos, é possível que sua autoestima esteja em desarmonia.

É provável que vivências traumáticas ou difíceis, como relacionamento abusivo, violência sexual, assédio no trabalho, luto possa desencadear mal-estar na estima. Outra dica é realizar anotações das suas potencialidades, dificuldades.

Se notou que dentre os três pilares houve instabilidades, frequência de pensamentos autodestrutivos e ações procrastinadoras, isto é, vezes que não finalizou atividades por insegurança.

Como posso melhorar minha autoestima? 

Procurando estilo de vida consciente e pleno. Não existe receita de bolo, mas há alguns pilares que podem auxiliar você. De maneira geral viver de maneira consciente é estar presente no aqui-agora. A psicoterapia pode ajudá-lo a se conhecer e a lidar com suas dificuldades, mas também há alguns hábitos que auxiliam, tais como:

  • Tenha pequenos intervalos para observar e exercitar sua respiração: A respiração consciente é benéfica  para o corpo, pois ocorre fortalecimentos dos pulmões, relaxamento dos músculos cardíacos e melhora a qualidade do sono. Na mente é positivo por reduzir estresse, ansiedade e auxiliar no foco e cognição;
  • Não se compare com outros: O habito de se comparar produz sofrimento emocional, considerando que cada pessoa é única, e quando fugimos muito de quem realmente somos adoecemos. Respeite suas particularidade e realidade, buscando agir de acordo com suas qualidades;
  • Realize autocuidado: Cuidar de si é uma forma de conexão e amor consigo mesmo. Procure fazer algo prazeroso com você mesma, seja maquiagem, assistir filme, cuidar do cabelo, ouvir músicas, entre outros. Identifique três atividades diárias que te faz bem e repita sempre que possível;
  • Dedique tempo para perceber seu corpo: Essa observação pode ser realizada através de meditação, exercícios físicos, automassagem ou fazendo uma viagem pelo seu corpo notando quais sensações estão presentes em cada parte (dor, tensão ou relaxamento);
  • Observe suas emoções: identificar, anotar e observar suas emoções pode ajudar você a refletir sobre: quais emoções se repetem? Como lido com cada uma? Quais tenho mais dificuldade e facilidade? Sei lidar com as emoções?;
  • Considere pequenos avanços: às vezes, esperamos tanto o diploma, casa própria, a tão sonhada casa e a viagem perfeita, no entanto, deixamos de aproveitar a caminhada. Valide e comemore suas pequenas conquistas; talvez no momento não consiga realizar a viagem dos sonhos, contudo você está tendo conquistas tão prazerosas e especiais quanto;
  • Perdoe seus erros: negar a possibilidade de errar é o mesmo que negar nossa condição humana. Em algum momento da vida vamos errar, porém, podemos aprender com isso, tendo a oportunidade de planejar e fazer diferente da próxima vez. Lembre-se: Culpar-se aumenta a autocrítica e o sofrimento psíquico.

Referencias:

  1. NUNES, Maria. Funcionamento e desenvolvimento das crenças de auto-eficácia: uma revisão; Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, jun, 2008.
  2. MENDES, Aline. AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E AUTOCONCEITO: CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA DOCÊNCIA; IX ANPED SUL, 2012.
  3. SCHULTHEISZ, Thais. Autoestima, conceitos correlatos e avaliação; Revista Equilíbrio Corporal e Saúde, São Paulo,2013.
Andressa da Silva Queiroz
Últimos posts por Andressa da Silva Queiroz (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.