Mindfulness e a regulação emocional

Mindfulness e a regulação emocional

O que é Mindfulness?

Mindfulness ou atenção plena se trata de um estado mental específico. Relaciona-se com a capacidade de manter:

  • A consciência aberta;
  • Estar ciente de si mesmo e intencionalmente,
  • Manter a atenção focada no presente.

Um dos objetivos é manter o foco, como também a flexibilidade, observando as sensações corporais, os sentimentos, as emoções e o fluxo de pensamento, mas sem se envolver, praticando realmente a observação. 

O mindfulness é uma técnica de meditação muito conhecida e utilizada em todo o mundo. A Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) se utiliza cada vez mais dessa técnica, e deste modo as possibilidades da terapia se ampliam quando se incorpora a atenção plena. Torna-se importante, por exemplo, quando se busca a aceitação de emoções intensas ou de eventos passados que impactam nossas vidas. 

Quais os benefícios do midfulness?

  • Redução do estresse;
  • Aumenta a aceitação;
  • Diminui o julgamento das emoções de si e dos outros; 
  • Menos culpa diante das emoções;
  • Ajuda na tolerância das emoções; 
  • Maior capacidade de experimentar as emoções completamente;
  • Maior capacidade de manter-se em contato com o presente;
  • Aumento da atenção.

Os benefícios do Mindfulness vão muito além dos citados, podendo ser destacada também a clareza de percepção, que é uma consequência da prática. Assim como a disposição para aceitar a realidade presente da forma como ela é. Esses benefícios surgem ao longo do processo, a partir da mudança de perspectiva que é possível alcançar e que é cultivada dia após dia quando se pratica a atenção plena.

Benefícios quanto à regulação emocional

Muitas vezes temos a tendência de temer algumas emoções, principalmente aquelas que são muito intensas, quando demonstram fragilidade ou despertam uma sensação de impotência. Assim, é comum tentar evitá-las, fugir, esquivar-se de qualquer situação ou pessoa que possam levar a essas emoções.

Isso ocorre quando não se entende as emoções, o que são e como funcionam. Surge a crença de que as emoções são insuportáveis, duram para sempre e que não é possível controlar. Enquanto na realidade, as emoções duram apenas por um tempo limitado, saber disso já as torna mais suportáveis, assim como, entender suas origens e funções.

Experimentá-las permite conhecê-las e também aprender formas de regular essas emoções.

O benefício do Mindfulness está no fato de ser um espaço para observar, experimentar as emoções por completo, não controlar ou suprimir, mas observá-las. Permite manter-se em contato com o presente, sem se envolver de forma que a emoção domine. Buscando experimentá-las como uma onda, observando quando surgem e também quando terminam. 

Experimentar e regular as emoções 

Ao praticar a atenção plena (mindfulness), buscamos simplesmente observar o fluxo da consciência, as sensações e emoções, sem julgar, descrever ou avaliar. Buscamos nos tornar conscientes, entender o que se passa, mas sem envolvimento, sem deixar, por exemplo, a mente se perder em um pensamento. 

De modo geral, quando tentamos suprimir emoções, sentimentos, pensamentos e qualquer ocorrência mental, com frequência eles se intensificam e aparecem mais repetidamente na consciência. Isso significa que quanto mais se tenta eliminar uma emoção intensa, mais forte e evidente ela se torna.

As práticas de Mindfulness são efetivas em auxiliar as pessoas a lidar com emoções difíceis, por não tentar suprimi-las ou modificá-las. O principal objetivo é buscar um contato profundo com a existência presente. A psicoterapia associada ao Mindfulness pode proporcionar uma nova forma de encarar as emoções, que facilitará o dia a dia, os relacionamentos e poderá proporcionar novas experiências.   

Como começar a praticar Mindfulness? Pela respiração

Após entender o que é o mindfulness, seus benefícios e como a relação com nossas emoções pode mudar a partir da utilização dessas práticas, como ou por onde começar? 

O início e nosso primeiro foco é a respiração, algo que está presente a todo o momento. Ela funciona como uma âncora, sendo uma conexão com o presente. Quando conscientemente, focamos a atenção na respiração, estamos cultivando presença. Observe o fluxo natural da respiração, a sensação de inspirar e expirar. 

A respiração é como um ciclo, começa, termina e recomeça. Quando o foco da atenção é a respiração, o foco também é o presente. Então para começar, dedique alguns minutos, comece com cinco ou dez minutos por dia, vá aumentando progressivamente, nesse tempo apenas observe sua respiração, cada inspirar e expirar.  

E quando a mente divagar?

Uma questão e dúvida que surge é: como vou controlar e impedir que minha mente divague? 

O objetivo não é controlar ou impedir que a mente divague. Isso acontece naturalmente, mas quando ocorrer, apenas observe o que quer que esteja acontecendo. Observe seus pensamentos, sentimentos, emoções e retorne a atenção para a respiração, esse é o foco. Esse é o início para praticar Mindfulness. 

Através da prática aprende-se que não somos o que pensamos ou sentimos, isso não nos controla. Podemos treinar a mente e escolher conscientemente qual será o foco da atenção.

Pensar em acontecimentos passados, relembrar memórias e imaginar o futuro faz parte, o prejuízo surge quando só se faz isso. É comum nos tornarmos ansiosos ou totalmente desconectados, esquecendo do agora, de viver o que está acontecendo. Por isso é importante treinar a mente para focar no presente.

Quando começar e o que pode facilitar?

Vamos começar a praticar Mindfulness? Vamos começar a treinar nossa mente para focar no presente? O que você acha de experimentar e buscar desenvolver uma nova relação com suas emoções? A prática proposta pode ser realizada a qualquer momento, por exemplo, quando parecer que é muito difícil lidar com uma emoção.

Lembre-se de dedicar alguns minutos de seus dias para treinar essa habilidade, assim ela se torna uma ferramenta que poderá ser acessada em momentos difíceis.  

Se você quer começar a praticar atenção plena e se quer aliar o Mindfulness com a psicoterapia, saiba que esses processos se conectam. Essa associação pode facilitar o processo, já que o profissional pode te guiar e te ajudar a desenvolver a atenção plena.

A terapia Cognitivo-comportamental (TCC) utiliza o Mindfulness cada vez mais. Se você busca atendimentos psicológicos para ajudá-lo na sua relação com as emoções, saiba que, sim, o processo terapêutico pode ajudar você.  

Bianca Natielly de OliveiraPsicóloga 

CRP-04/62342

Referências Bibliográficas:

  1. LEAHY, Robert L; TIRCH, Dennis; NAPOLITANO, Lisa A. Regulação Emocional em Psicoterapia: Um guia para o terapeuta cognitivo-comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2013. 331 p.
  2. PIRES, Jeferson Gervasio et al. Evidência de Validade da Medida de Atenção Plena pela Relação com Outras Variáveis. Psico-USF,  Campinas,  v. 23, n. 3, p. 513-526,  jul.  2018. Disponível em: <http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000300513&lng=pt&nrm=iso>.Acesso em  02  jun.  2021.  https://doi.org/10.1590/1413-82712018230310.
Bianca Oliveira
Últimos posts por Bianca Oliveira (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.