Como mulheres podem superar a insegurança e se destacar na carreira?

Como mulheres podem superar a insegurança e se destacar na carreira?

As experiências relacionadas ao trabalho constituem e estruturam muitas de nossas atitudes, pensamentos e sentimentos. Afinal, o trabalho é um dos aspectos mais importantes na nossa vida e passamos a maior parte do dia dedicados a ele. O trabalho é fruto de satisfação, realização, autonomia, mas também de frustração, ansiedade, angústias e insegurança. 

A insegurança relacionada ao desempenho no trabalho é muito comum em uma sociedade competitiva que preza pela produção e alto desempenho. Precisamos ser os melhores, apresentar os melhores resultados e estar bem para dar conta de todas as expectativas.

O mundo do trabalho naturalmente já apresenta enormes desafios para todos os profissionais. No entanto, sabemos que as mulheres experimentam uma vivência de maior pressão, porque ainda são as que concentram a maior parte do trabalho doméstico e a responsabilidade pelo cuidado dos filhos.  

Esse contexto de desafios contribuem enormemente para o sentimento de insegurança em relação ao seu trabalho.

Consequências da insegurança

A insegurança, quando em demasia, pode se tornar incapacitante. Sentimentos de não dar conta, de nunca estar pronta para dar o próximo passo, de não ser competente, pode desencadear uma série de outros sentimentos e sintomas. Inclusive, em situações mais graves, pode favorecer o surgimento de quadros clínicos, como:

  • Crises de ansiedade,
  • Crises de pânico,
  • Depressão,
  • Síndrome de burnout,
  • Entre outros. 

Portanto, este é um assunto de extrema importância! Fique atenta! 

É necessário que você olhe para si e se perceba. Acolha os seus sentimentos, ao invés de exigir uma postura que foge da sua realidade nesse momento. 

E se você identificar sentimentos paralisantes, está na hora de buscar auxílio! O processo se torna mais leve quando temos um suporte que nos auxilie na construção de recursos para lidar com os desafios que enfrentamos. 

Confira abaixo 6 dicas e reflexões que podem auxiliar nesse processo de evolução e busca de melhores resultados na carreira. 

#1 – Autoconhecimento 

O autoconhecimento é um processo gradual e contínuo. Conhecer e compreender as nossas características de personalidade, nossas habilidades, comportamentos típicos, atitudes diante de situações de escolha, valores, motivações, interesses e autopercepção auxiliam na tomada de decisão em diversos âmbitos da nossa vida.

O seu modo de ser vai dar forma e cores ao seu modo de atuar profissionalmente. E é através dessa reflexão que você pode fazer escolhas conscientes que sejam significativas para a sua vida.

Portanto, saiba o que você deseja, quais são seus sonhos e expectativas em sua profissão. 

Conheça e compreenda o que você faz de melhor, no que você se destaca, o que você realiza com facilidade e invista nisso, pois isso gera segurança e, consequentemente, autoconfiança. 

#2 – Autoconfiança 

É uma habilidade que geralmente é desenvolvida como consequência do autoconhecimento. Confiar em si mesmo não é um processo fácil, mas ter segurança sobre o que fazemos auxilia nessa construção. 

Muitas vezes pensamos que a confiança e a segurança vem primeiro para depois as coisas acontecerem. Quando na verdade é fazendo, colocando em prática, aos poucos, que se vai conseguindo evoluir cada vez mais, que se vai desenvolvendo inclusive maturidade para lidar com as situações que aparecerem. Erros e acertos farão parte dessa caminhada. E é imprescindível que você os acolha. Acolha os sentimentos e também as frustrações. O desconforto faz parte do processo, mas é só assim que crescemos!

#3 – Busque se especializar na sua área de atuação 

O estudo e aperfeiçoamento são essenciais para se destacar no mercado, porém, tome cuidado para que a sensação de nunca saber o suficiente, de sempre precisar buscar mais antes de ir em frente não a paralise! 

É verdade, nunca saberemos tudo! Precisaremos sempre estar em movimento e buscando conhecimentos, mas para tudo isso fazer efeito, precisamos associar o conhecimento à prática.

#4 – Pratique 

É só com a prática que vamos, aos poucos, criando segurança no que fazemos. 

A teoria e o conhecimento são importantes, sim! No entanto, precisamos entender que a teoria sozinha não faz milagres. É preciso praticar!

Esta é uma das estratégias que auxiliam na conquista de resultados concretos dentro da carreira. As mulheres que se destacam colocam em prática os seus conhecimentos, e elas fazem isso mesmo com medo, mesmo com insegurança.

Estes sentimentos são naturais, sempre estarão presentes em situações novas e desafiadoras e, de forma adaptativa, eles são positivos. O que você precisa é utilizar o potencial deles, pois eles nos deixam mais atentas, mais preparadas para o que vier.

#5 – Faça um planejamento de carreira e priorize-o

Ter uma visão mais ampla, a médio e a longo prazo do que você espera da sua carreira pode ser muito positivo. Planejar auxilia a identificar os próximos passos e a focar no que você realmente deseja.  

Identificar as prioridades aproxima você dos seus objetivos. 

Você já fez um planejamento de carreira? Ou já pensou em realizar um?

#6 – Psicoterapia 

A psicoterapia é um recurso que você pode investir como suporte e auxílio no desenvolvimento de todos os aspectos mencionados aqui. 

Investir em você, em sua saúde e qualidade de vida é um passo muito importante na construção de uma carreira de sucesso.  

Afinal, se você não fizer isso por você mesma, quem fará?

Você percebe o quanto todos esses pontos se conectam e se complementam?  

Compreender e ressignificar o sentido do trabalho em sua vida vai auxiliar a encontrar o seu propósito e, com isso, o seu destaque profissional virá naturalmente. 

Se você quiser conversar mais sobre o assunto ou identificou que precisa de auxílio, entre em contato! Ficarei muito feliz em trilhar esse caminho com você.

Fabiane Aparecida Kronbauer
Últimos posts por Fabiane Aparecida Kronbauer (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.