Outubro Rosa: Câncer de mama e a saúde mental da mulher

Outubro Rosa: Câncer de mama e a saúde mental da mulher

Segundo o INCA o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, sendo a mais frequente em quase todas as regiões brasileiras.

A etiologia da maioria dos casos de câncer de mama é desconhecida. No entanto, vários fatores de risco para a doença foram estabelecidos, incluindo sexo feminino relativamente raro antes dos 35 anos, com aumento da idade especialmente após os 50 anos. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Outros fatores que contribuem para o aumento do risco de desenvolver a doença são fatores genéticos, fatores hereditários (câncer de ovário na família), além da menopausa tardia, obesidade, sedentarismo e exposições frequentes a radiações ionizantes (fatores ambientais e comportamentais). O câncer de mama também acomete raramente a homens, representando apenas 1% do total de casos da doença. 

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada dois anos, mesmo que não apresentem sintomas da doença.

A dificuldade de aceitação do diagnóstico

O diagnóstico de câncer de mama geralmente significa uma virada profunda na vida das pessoas afetadas. Após receberem o diagnóstico do câncer de mama a preocupação é a sobrevivência. A doença também pode comprometer em variados graus a autoestima, a imagem corporal e a identidade feminina.

A experiência tem mostrado que o câncer, em particular, desencadeia medos existenciais e pode mudar a vida de repente. Pode colocar a mulher e sua família na frente de muitos novos processos de tomada de decisão e a doença muitas vezes tem um processo emocional e psicossocial gerando implicações financeiras.

A mulher com câncer de mama tem que lidar com o choque do diagnóstico. Vale lembrar a importância da busca do conhecimento em torno do tratamento para saber lidar com sua dificuldade de aceitação do diagnostico. O tratamento traz repercussões importantes no que se refere à identidade feminina.

Enfrentamento do câncer

Como um câncer é enfrentado e processado depende da melhor forma possível dos cuidados médicos, das estratégias de enfrentamento emocionais e comprtamentais individualmente existentes, também depende de medidas e estruturas do apoio familiar.

Orientar e ganhar competência de tomada de decisão sobre a doença, as opções de tratamento e os sintomas que acompanham. 

O apoio de uma equipe mutidisciplinar apresenta avanços significativos às mulheres e às pessoas ao seu redor a manter o equilíbrio mental estabilizando situação que se desagregou no decorrer do tratamento.

Com informações qualificadas e seguras numa expectativa realista sobre a doença, o medo pode ser reduzido significativamente pela mudança de atitudes em relação à sua autoestima, condições são criadas que são úteis para o processo de cura e seu bem-estar.

Os efeitos colaterais

São efeitos colaterais angustiantes e uma redução da qualidade de vida.

Os efeitos colaterais são definidos como efeitos indesejados após a ingestão dos medicamentos referente ao tratamento. Eles podem ser positivos e benéficos, bem como negativos e prejudiciais. 

Os efeitos colaterais podem ser desencadeados não apenas pela farmacodinâmica de um medicamento, mas também pelos efeitos psicologicos de espectativa de ação do medicamento no organismo. 

Saúde mental da mulher: Aconselhamento psicológico

  • O apoio às mulheres com câncer de mama é uma meta essencial e tem um impacto significativo na recuperação física e na saúde mental. 
  • Aconselhamento psicossocial profissional abrangente sobre o câncer fortalece a própria competência, serve como uma força de apoio no processo da doença.
  • Recuperação de referências sociais e percepção de oportunidades para influênciar no ambiente em que está inserido.
  • As incertezas relacionadas ao tratamento, bem como os erros de julgamento sobre o significado da doença, tornam-se claros.
  • Dá-lhe a segurança para agir e decidir com confiança e progredir nos seus próprios objetivos no processo do tratamento.
  • Abre oportunidades para que as mulheres contribuam para o enfrentamento da própria doença, ao invés de ficarem impotentes à mercê da situação, e assim contribui para uma abordagem centrada na situação atual da pessoa.

O papel do psicólogo no atendimento a pacientes da oncologia

A contribuição dos psicólogos atuando na abordagem centrada no paciente e na família, adotada pelos cuidados paliativos, incluindo o conhecimento, as habilidades e a autoconsciência necessárias para trabalhar de maneira eficaz. A psicologia na oncologia irá atua de forma respeitosa com ênfase na subjetividade de cada paciente  pontuadas pela atenção, escuta e acolhimento a suas queixas visando seu bem-estar.

Todas essas ações, entre muitas outras, visam proporcionar saúde mental para os envolvidos neste processo que demarca tanto desgaste, dor e sofrimento.

Quando procurar ajuda psicológica

Quando houver sintomas psiquiátricos como:

  • Ansiedade aguda,
  • Insônia,
  • Crises de choro constate,
  • Pensamentos negativos e suicidas,
  • Agitação,
  • Irritabilidade e raiva,
  • Autodesvalorização e culpa.

Prevenção do câncer de mama

  • Amamente,
  • Pratique atividades físicas,
  • Evite consumo de cigarro,
  • Mantenha a alimentação saudável pois ela protege contra o câncer,
  • Mantenha o peso corporal adequado,
  • Evite exposição a agentes cancerígenos.

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.

O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) confirmam a orientação sobre o autoexame. Orientam a mulher a apalpar as mamas sempre que se sentir confortável, a qualquer tempo, sem nenhuma recomendação técnica específica ou periódica.

O câncer de mama é, portanto, uma preocupação da Saúde Pública, a qual, para combatê-lo, atua formulando e implantando ações, planos e programas destinados ao controle da doença.

Isabela Rocha
Psicóloga clínica CRP-04/54.254

Referências

  1. DOMINGUES, Glaucia Regina et al . A atuação do psicólogo no tratamento de pacientes terminais e seus familiares. Psicol. hosp. (São Paulo),  São Paulo ,  v. 11, n. 1, p. 02-24, jan.  2013 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-74092013000100002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  28  set.  2021.
  2. http://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-mama
  3. https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/como-prevenir-o-cancer
  4. Silva, Lucia Cecilia daCâncer de mama e sofrimento psicológico: aspectos relacionados ao feminino. Psicologia em Estudo [online]. 2008, v. 13, n. 2 [Acessado 25 Setembro 2021]
Isabela Rocha
Últimos posts por Isabela Rocha (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.