Ser ignorante sobre a própria ignorância – O efeito “Dunning-Kruger”

Ser ignorante sobre a própria ignorância – O efeito “Dunning-Kruger”

Reconhecer as próprias limitações

Primeiramente, quero deixar claro que esse texto sobre o efeito Dunning-Kruger é uma breve síntese, pois se trata de um assunto, além de muito interessante, muito complexo e cheio de ramificações, como por exemplo a “Síndrome do impostor”.

Basicamente, pessoas que se apresentam extremamente confiantes sobre as suas habilidades ou conhecimentos, na maioria das vezes estão erradas quanto a avaliação que fazem de si mesmas. Porém, esse efeito também pode ser observado quando alguém que realmente possui uma habilidade ou conhecimento excepcional se questiona sobre se realmente é tão bom assim como dizem, ou como um dia pensou ser.

Embora esse texto em particular seja focado no estudo original dos pesquisadores David Dunning e Justin Kruger, e dos estudos e testes provenientes deles, a humanidade já tinha ciência desse fato há muito tempo. Charles Darwin por exemplo, já abordava a relação entre ignorância e confiança ao dizer que “A ignorância gera mais frequentemente confiança do que o conhecimento: são os que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que afirmam de uma forma tão categórica que este ou aquele problema nunca será resolvido pela ciência”.

Além de Darwin, é fácil achar citações de outros filósofos, sociólogos e outros pensadores e pesquisadores que chegaram à mesma conclusão. Uma das mais famosas talvez seja “só sei que nada sei”, de Sócrates, que de maneira simples demonstra que quanto mais sabemos sobre um assunto, mais nos é revelado o quanto ainda devemos aprender sobre ele.

O assaltante de rosto invisível

Com toda razão, você deve estar se perguntando como um assalto a banco (mal sucedido) está relacionado ao efeito Dunning-Kruger. Pois bem, vamos começar dizendo que esse evento bizarro que aconteceu em 1995 em Pittsburgh (EUA), onde um homem chamado McArthur Wheeler assaltou dois bancos, sem nenhuma máscara e com a plena confiança de que não seria reconhecido.

Depois de checarem as câmeras de segurança e claramente identificarem o suspeito ele foi preso. Mas a parte interessante é que o assaltante se demonstrou incrédulo por ter sido reconhecido nas filmagens, dizendo “Não é possível! Eu estava usando o suco! É impossível que as câmeras tenham me reconhecido!”.

Depois de realizados testes para constatar que McArthur não estava sob a influência de substâncias, durante o interrogatório o assaltante confessou que havia feito com sua filha mais nova uma experiência escrevendo em um papel, utilizando suco de limão. A mensagem ficava invisível e só poderia ser vista quando exposta ao calor. Dada a completa ignorância de McArthur sobre sistemas de segurança ou química básica, ele pensou que poderia aplicar essa técnica para roubar bancos, espalhando suco de laranja pelo rosto e com a plena confiança de que o sistema de segurança não seria capaz de detectá-lo.

Esse caso, e outros aspectos como por exemplo, a crença das pessoas de que seriam totalmente incapazes de realizar determinada tarefa, quando na verdade poderiam, mesmo que não com tanta perícia, fez com que os pesquisadores Dunning e Kruger começassem a conduzir testes que comprovassem esse enviesamento relacionando a ignorância e a incapacidade de percebe-la.

 

Como chegaram a essa conclusão?

Os pesquisadores Justin Kruger e David Dunning conduziram vários estudos nos quais pediram que pessoas e grupos de pessoas avaliassem seu desempenho em determinada situação. A questão é que a maneira como esses indivíduos se avaliavam era matematicamente impossível.

Por exemplo:

Em um dos estudos, 88% dos motoristas norte-americanos entrevistados consideraram suas habilidades “acima da média”, ou seja, melhor que os outros 50% dos motoristas, sendo isso impossível. (Estudos realizados em outros países mostraram porcentagens diferentes, mostrando que cultura/região tem um impacto no superestimar)

Em outro estudo, engenheiros de duas empresas diferentes responderam se eles se achavam entre os 5% melhores da empresa. Na empresa “A”, 32% disseram que sim, e na empresa “B”, 42% disseram que sim. Novamente, matematicamente impossível.

Autoconhecer-se para poder crescer

Uma das conclusões das centenas de estudos conduzidos é que pessoas ignorantes não possuem o mínimo de conhecimento necessário para saber quão ignorantes são. A partir do momento em que pessoas começam a adquirir um pouco de conhecimento real sobre algo que desconheciam, elas passam a perceber o quanto o falso conhecimento enviesado que tinham previamente estava errado, e também começam a ter uma dimensão real da complexidade e vastidão das coisas.

Independente de como o efeito Dunning-Kruger nos afeta, é seguro dizer que somos imprecisos quando tentamos avaliar nosso próprio conhecimento/habilidade, e também que esse efeito afeta todos nós de maneira e nível diferente, em diversas áreas das nossas vidas.

Portanto, tenhamos em mente que da mesma maneira que esse efeito pode levar uma pessoa ignorante a achar que sabe muito sobre algo, ele também pode fazer com que uma pessoa cheia de potencial acabe se inibindo a ponto da supressão dessas habilidades, por pensar que não sabe nada, ou que não conseguirá realizar determinada tarefa.

Como se autoconhecer, sem autoengano

E qual é a melhor maneira para saber se estamos nos subestimando ou superestimando em aspectos da nossa vida?

Autoconhecimento, estabelecimento e checagem de parâmetros.

É fundamental saber quando e para quem pedir um feedback sincero sobre aspectos das nossas vidas ou então sobre nossa maneira de agir. E mais importante ainda é saber como ouvir essa retórica sem levar para o lado pessoal, pensando em estratégias para notar esses comportamentos e tentar não reproduzir os mesmos erros.

Muitas vezes estamos tão imersos na inércia do cotidiano, e tão acostumados com as pessoas à nossa volta, que os nossos parâmetros de conhecimento sobre algo, ou até mesmo a maneira como estamos acostumados a agir, ficam afetados, e sem perceber podemos acabar por enviesar nossa maneira de sentir e perceber o mundo. Uma das diversas vantagens da terapia é colocar em xeque todas aquelas verdades sedimentadas que carregamos, e através desse processo conhecer cada vez mais sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as pessoas que nos cercam. 

Investir em autoconhecimento é poder identificar suas potencialidades e falhas, e procurar uma estratégia para lidar com ambas de uma maneira realista, sob um ponto de vista técnico, livre de uma autoavaliação tendenciosa. Lembre-se, o primeiro passo a caminho da resolução de um problema, é a identificação desse problema. E como os estudos dos pesquisadores Dunning e Kruger, e tantos outros, apontam, muitas vezes é difícil perceber nossas próprias falhas e também as potencialidades.

É por isso que o profissional de terapia se mostra tão importante também nesse contexto. Podendo através da técnica, da escuta diferenciada e de uma visão analítica não enviesada levar o paciente a perceber aspectos sobre ele mesmo, tanto no âmbito negativo quanto no positivo.

Referências

  1. LOPES, Maurício Antônio. O embate entre o conhecimento e a ignorância. Embrapa. Artigo publicado no jornal Correio Braziliense, Brasília, DF, v. 10, 2017.
  2. DUNNING, David. The Dunning–Kruger effect: On being ignorant of one’s own ignorance. In: Advances in experimental social psychology. Academic Press, 2011. p. 247-296.
  3. SCHLÖSSER, Thomas et al. How unaware are the unskilled? Empirical tests of the “signal extraction” counterexplanation for the Dunning–Kruger effect in self-evaluation of performance. Journal of Economic Psychology, v. 39, p. 85-100, 2013.
Juan Alonso Sanchez Alonso Sanchez
Últimos posts por Juan Alonso Sanchez Alonso Sanchez (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.