O grito silencioso da depressão masculina

O grito silencioso da depressão masculina

O alto índice de mortalidade por suicídio entre os homens

O sistema de informações sobre mortalidade (2017), aponta que a taxa de mortalidade por suicídio entre homens é de 9,2 para cada 100 mil habitantes, 4x maior do que em mulheres (2,4 para cada 100 mil habitantes). 

Além disso, a associação brasileira de psiquiatria (2019), aponta que a depressão é a maior causa da ideação suicida entre homens, da tentativa ou do suicídio de fato. Um dos fatores que corroboram para este alto índice de suicido entre homens é o fato de que geralmente, eles utilizam métodos mais letais para concluírem o suicídio, como armas de fogo ou envenenamento, o que dificulta o posterior salvamento. Muitas vezes, quando o socorro chega até a pessoa, já é tarde demais. 

Contudo, o maior agravante para o estabelecimento do quadro de depressão e sucessivas tentativas de suicídio entre homens está no fato deles procurarem menos ajuda profissional em comparação com as mulheres. 
Isto nos desperta a reflexão sobre o que contribui para que eles não procurem ajuda especializada em suspeita de depressão e se suicidem mais do que as mulheres?

Devemos compreender que este fenômeno é uma consequência de uma cultura nociva aos homens. Existe uma crença social estimulada por um sistema patriarcal e machista que dita regras rígidas e códigos de conduta sobre o que é esperado para o comportamento masculino.

Não são escritas, não são leis e não exigem obrigatoriedade. No entanto, repercutem a nível inconsciente em todas as fases de suas vidas, fazendo com que estes homens acreditem nelas e se sintam impelidos a agir de acordo com estas normativas, a fim de que confirmem sua masculinidade. Regras que são internalizadas e repassadas de geração em geração.

Quem nunca ouviu falar que homem não chora? Que não deve expressar emoções? Não pode demonstrar sentimentos? Deve estar sempre disposto a fazer sexo? Precisa brincar com carrinhos, mais tarde gostar de assistir futebol e luta? Não deve ser muito vaidoso e tem a obrigação moral de prover e sustentar a família?

Estas crenças acabam impedindo que homens se sintam à vontade para expressarem seus sentimentos, deixa-os desconfortáveis em situações onde haja afeto genuíno de amizades masculinas e por fim dificulta a aquisição de inteligência emocional para lidarem com conflitos sem o uso da violência, pois eles têm muita dificuldade em construir um diálogo e aprenderam a resolver os conflitos interpessoais de forma agressiva.

O papel social criado pela cultura

Homens são ensinados desde a infância a suprimir seus sentimentos para cumprir um papel social de homem forte, inabalável, protetor e provedor da família, fazendo com que qualquer comportamento que esteja fora deste padrão seja visto de forma pejorativa.

Não podemos negar que estas crenças corroboram para a manutenção do machismo e da homofobia em nossa sociedade, uma vez que há a constante necessidade de colocar o homem em papel superior, ao passo que o conceito de feminino é visto como subalterno e, portanto, inferior. Desse modo, qualquer ato que se aproxime de tudo que é encarado como feminino, será motivo de piada, desprezo e desrespeito.

Ao passo que o machismo favorece os homens em muitos aspectos sociais, ele também destrói a autoestima de homens que não se identificam com todos estes ideais preestabelecidos. São homens que querem ter o direito de chorar e expressar suas vulnerabilidades, pois também são seres humanos. São homens que gostam de assistir novela, ao invés de futebol e luta, que gostam de vestir roupas da cor rosa, que gostam de ser vaidosos, que não querem se sentir obrigados a bancar suas pretendentes amorosas ou o sustento da família sozinhos, que querem ter o direito de escolher a hora certa de perder a virgindade, ou com quem perder a virgindade, que querem ter o direito de amar outros homens sem ser desrespeitados por isto, e que não querem precisar afirmar a sua masculinidade o tempo todo.

Os Homens procuram menos serviços de saúde, e quando se trata de saúde mental é pior ainda. Eles sentem que o simples fato de procurar um tratamento que os recupere da depressão ou de outros problemas emocionais, automaticamente representaria que eles são homens frágeis, fazendo com que muitos escolham praticar o suicídio quando suas dores já estão insuportáveis demais para serem superadas.

Mais do que uma crítica social a crueldade do machismo imposta aos homens, roubando deles a humanidade da qual possuem o direito vitalício de usufruírem, este texto serve para alertá-los sobre os prejuízos ocasionados por crenças sociais limitantes e destrutivas diante de um conceito de masculinidade tóxica e ao mesmo tempo convidá-los a desconstruírem as ideias deturpadas acerca destes conceitos de masculinidade dos quais eles se tornaram prisioneiros, para refletirem sobre os prejuízos de ações que os levam a um quadro de depressão e outros problemas psicológicos e para procurarem ajuda especializada de profissionais de saúde mental que tem a capacidade técnica de orientá-los, ouvir suas dores e de ajudá-los a encontrarem as melhores alternativas para a resolução dos seus problemas mais íntimos.

O suicídio nunca é a solução

Não há absolutamente nada de errado em se sentir vulnerável diante dos desafios e dificuldades, que são muitas vezes impostas em nossos caminhos. Precisamos de homens humanos e não de super heróis. Homens que precisam crescer emocionalmente saudáveis e tranquilos, que se sintam livres para poderem agir sem medo de terem suas masculinidades negadas ou reprimidas em detrimento de crenças sociais negativas. 

A depressão é uma doença totalmente curável e que não pode ser banalizada. Se você tem algum problema de pele, faz sentido que procure um dermatologista para tratar esta demanda.

Se você tem uma dor de dente, é necessário que busque o atendimento de um dentista. De modo semelhante, se você está enfrentando alguma dificuldade emocional, fará muito sentido que procure uma ajuda especializada.

Um psicólogo pode ajudá-lo(a) a enfrentar seus medos, apontar caminhos viáveis e cicatrizar suas feridas mais profundas para que você viva com mais qualidade de vida. Devemos ter em mente que as dificuldades são temporárias e não definitivas. Muitas vezes, você não está conseguindo enxergar uma saída pois o seu sofrimento está tomando conta do seu desejo de viver. Se você está passando por alguma dificuldade emocional, não hesite em buscar a ajuda de um psicólogo. Curta uma vida sem rótulos e tenha mais qualidade de vida!

 

Referências:

Disponível em: https://medium.com/revista-subjetiva/por-que-a-taxa-de-suic%C3%ADdio-%C3%A9-maior-entre-os-homens-1e558ca2a061

Marín-León, L., & Barros, M. (2003). Mortes por suicídio: diferenças de gênero e nível socioeconômico. Revista de Saúde Pública37, 357-363.

Saymon Souza Correa da Silva
Últimos posts por Saymon Souza Correa da Silva (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.