O isolamento como causa de fobia social

O isolamento como causa de fobia social

Sabe o quão ruim é você querer sentir livre, e apenas sair na rua e já se sentir observado e sentir – se tão desconfortável que o único lugar de conforto é no seu quarto trancado e isolado porque qualquer contato humano te apavora e te deixa muito desconfortável? ”

O que é a fobia social?

A fobia social é uma psicopatologia que acomete muitas pessoas no mundo todo. Caracteriza-se principalmente pelo medo de interações sociais, ou, a exposição a avaliação social. É comum em quem sofre de fobia social comportamentos de tipo aversivo, evitando o contato com outras pessoas e situações que possam expô-la. 

  • Insegurança,
  • Ansiedade,
  • Medo,
  • Tremores,
  • Tensão muscular,
  • Encolhimento,
  • Dificuldade de manter contato visual,
  • Sentimentos de julgamento

São manifestações comportamentais e fisiologicas que podem ocorrer em casos que envolvam o contato com outras pessoas e ambientes sociais. 

A fobia social se assemelha muito com o comportamento introspectivo e tímido, porém, deve-se manter uma clareza de que a fobia social não é o mesmo que uma timidez, ela, a fobia social, causa sérios prejuízos à vida de uma pessoa, fazendo com que ela evite o contato com o meio externo, se exclua de relações interpessoais e se mantenha o mais distante e isolada possível. 

As causas para o desenvolvimento da fobia social estão relacionadas a fatores genéticos, onde quem possui histórico familiar está propenso a desenvolver, além de fatores socioambientais, o contexto em que a pessoa está inserida e suas vivências, situações de risco, violência, traumas, rejeição ou ridicularização.

Estamos vivenciando um período de muita aflição. A pandemia de COVID-19 tem trazido sérios problemas de saúde mental para a população como um todo. Ansiedade, depressão e pânico tem se intensificado de modo a causar prejuízos na vida das pessoas. O medo do desconhecido, a vivência de perdas, luto e noticiários deprimentes tem sido gatilhos para o sofrimento mental. 

Como o isolamento social pode influenciar?

O isolamento social como medida de cuidado diante da pandemia pode ser um dos fatores contribuintes para a crise de saúde mental que estamos vivenciando. Lidar com as questões impostas não é tão simples como se imagina, a mudança do estilo de vida, adaptação ao home-office, a perda do contato social, o medo e o receio do desconhecido são pontos que contribuem diretamente para o aumento da ansiedade e o desenvolvimento de outros transtornos mentais. 

O medo intenso e insegurança deixam as pessoas mais ansiosas, fazendo com que se evite situações que possam coloca-las em risco ou diante de algum constrangimento. Sendo assim, passa-se a evitar participação em grupos de pessoas, a pessoa tem dificuldades em estabelecer novos relacionamentos interpessoais, fecha-se e não se permite vivenciar novas oportunidades. 

Há alguns vestígios emocionais que precisamos tomar cuidado, pois eles acabam mascarando uma situação problema, como é o do isolamento e o uso da máscara. A resistência em sair agora torna-se natural com o isolamento, confortável para quem já possui um comportamento de esquiva social, porém, devemos observar isso como um agravante pós pandemia. Ao retorno das atividades presenciais e ao contexto social isso intensifica e muito as crises de fobia, agorafobia e pânico. Ter que se submeter a situações onde há a exposição direta e a proximidade com o outro é angustiante, além disso, há o medo de entrar em contato com outros e adquirir uma patologia. 

O uso da máscara tem sido pretexto para se “esconder” por de trás dela, sendo assim, a pessoa se sente “segura” ou “protegida” de alguma ameaça ou julgamento. Dessa forma, a máscara passa a ser utilizada como um objeto ou escudo, e a pessoa passa a exercer comportamentos de dependência e compulsão pelo uso da máscara.

A partir do momento em que esses sintomas e comportamentos são evidentes, isso passa a ser um forte indicador de que se precisa buscar ajuda. Aceitar e identificar esse problema permite uma melhor adaptação ao tratamento. Desenvolver estratégias que possam contribuir para o enfrentamento de comportamentos negativos e pensamentos disfuncionais que promovam a autonomia, autoconfiança e resiliência para vencer seus medos e receios.

Quais os possíveis tratamentos existentes?

O tratamento da fobia social é feito por um profissional capacitado em saúde mental, como o médico psiquiatra e o psicólogo. Logo que diagnosticado pelo médico o quadro de fobia social, ele, juntamente com o paciente, irão estabelecer a melhor terapêutica a ser adotada.

O acompanhamento psicológico se faz essencial, a terapia cognitiva comportamental tem se mostrado muito eficaz, pois permite identificar padrões de crenças e comportamentos desajustados e modifica-los por comportamentos assertivos. Além do mais, a orientação ao enfrentamento de situações desafiadoras para promover a autoconfiança e capacidade de adaptação é muito importante. 

É preciso trabalhar também as relações sociais como essenciais para o ser humano, de forma que também contribui para se estabelecer como um outro ser humano. 

Lidar com os próprios medos e anseios não é algo fácil, é uma decisão que necessita de muita força interna para ser tomada, porém, necessária. Enfrentar os próprios sentimentos e pensamentos, mudar a forma de pensar e agir diante de si mesmo e dos outros é desafiador e exige muita persistência. E nestes casos as pessoas precisam de muito suporte emocional e estímulos para que se sintam pertencentes de um contexto social em que ela pode agir, se expressar e interagir sem medos, culpas e receios diante dos outros. 

Para superar a fobia é necessário muita determinação, autoconsciência e empenho. 

O que podemos identificar que possa melhorar quadros de fobia social?

  • Olhar para si mesmo,
  • identificar o problema e aceita-lo é um grande passo,
  • Buscar perceber os hábitos e pensamentos distorcidos e modifica-los,
  • Evitar pessoas e situações negativas,
  • Pensar positivo e perder o medo do julgamento,
  • Salientar seus pontos positivos e potencialidades,
  • Modificar sua postura corporal e adquirir autoconfiança,
  • Evitar autocobrança,
  • Praticar atividades relaxantes,
  • Conversar com alguém próximo que lhe ofereça segurança.

Referências

  1. Três fobias sociais que aumentarão depois do confinamento (e quando é normal ter medo)Revista El Pais- Disponível em: https://brasil.elpais.com/buenavida/2020-05-18/tres-fobias-sociais-que-aumentarao-depois-do-confinamento-e-quando-e-normal-ter-medo.html
  2. Fobia social: O que é, sintomas, tem cura? Descubra como superá-la, Portal Psicologia Viva. Disponível em:< https://blog.psicologiaviva.com.br/fobia-social/>.
Marta Maria da Costa
Últimos posts por Marta Maria da Costa (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.