Você já ouviu falar em mindfulness?

Você já ouviu falar em mindfulness?

A palavra mindfulness traduzida para o português significa atenção plena, ou também pode ser chamada de consciência plena. 

É estar consciente da nossa atenção, pensamentos e emoções, momento a momento, sem julgamentos.

Quais os benefícios do mindfulness

O mindfulness ajuda a controlar o

  • Estresse,
  • A ansiedade,
  • Problemas de insônia,
  • Aumenta a capacidade da memória e a concentração,
  • Melhora nossas relações interpessoais,
  • Promove o autoconhecimento,
  • Favorece a criatividade,
  • Entre muitas outras coisas.

É importante utilizar de forma adequada, é como um exercício constante em sua vida, não é uma pílula mágica de bem-estar automático, é uma forma bastante efetiva de promover todas essas coisas positivas, importantes e significativas da vida, porque permite nos conectarmos com o aqui e agora.

Isso não significa apagar o passado ou controlar o futuro, é estar no momento presente, é “sair do piloto automático” e começar a nos conectarmos com nossas emoções, ações e pensamentos em prol de uma vida que vale a pena ser vivida.

Como funciona

Observar:

Atender as emoções, pensamentos, entender o que elas estão querendo dizer, sem tentar acabar com elas quando o resultado pode ser doloroso ou incômodo. É permitir-se experimentar conscientemente o que está acontecendo no momento, e não tentar fazer com que a emoção desapareça. Uma coisa é observar o que estamos fazendo e outra é fazer. É diferente quando você observa suas ações e pensamentos para quando realmente está fazendo alguma coisa.

Fazemos muitas coisas no “piloto automático”, ou seja, sem nos darmos conta, ex: você almoça tão rápido que às 4 da tarde já não se lembra o que almoçou. Muitas vezes não prestamos atenção no que estamos fazendo. Isso que é observar, prestar atenção a tudo que você pensa e faz.

Sem tentar fazer uma mudança ou dar uma resposta imediata, apenas ser curioso sobre o que você pensa ou sente.

Participar:

Fazer parte da experiência, como quando por exemplo, fazemos uma atividade prazeroso e divertida, então você olha no relógio e já se passou muito tempo e você nem se deu conta. O importante é fazer com as coisas que nos dão prazer e começar a fazer com as experiências que não são tão agradáveis, mas que precisam ser feitas.

Não julgar:

Em geral estamos acostumados a fazer pré-julgamentos das coisas: “isso é bom” , “isso é ruim”, “eu gosto”, “é chato”, etc.

Não julgar as coisas como boas ou ruins não significa que temos que transformar esse julgamento negativo em positivo, o que acontece é que estamos acostumados a colocar etiquetas em nossas experiências. Ex: Você pode vivenciar uma experiência desagradável no trabalho, ter cometido um erro e pensar “nunca faço as coisas direito”, “sou muito atrapalhado(a)”, é o que você sente, é válido, mas isso não te dá maiores informações, talvez poderíamos perguntar “você pode fazer algo para solucioná-ló”.

Mas os pré-julgamentos não te permitem, apenas te fazem “fechar essa porta”, e te faz não aproveitar todas as oportunidades de mudança e aceitação frente a uma situação específica. É importante entender o porquê de nossas ações e averiguar o que está por trás do que sentimos e pensamos

Uma coisa de cada vez

No mindfulness é importante fazer uma coisa de cada vez, consiste em aprender a centrar a nossa mente em uma coisa por vez. Nos ensinaram que ser multitarefa é o melhor que existe na vida, faz você ser produtivo e um bom profissional, e todo tempo estamos correndo. Enquanto comemos estamos vendo televisão, pensando no relatório que precisa ser feito no trabalho, e acabamos fazendo tudo ao mesmo tempo e tudo vai passando tão rápido que nem sabemos o que sentimos ou experimentamos.

Às vezes parece difícil mas, o convite é para tentar estar presente em cada atividade que esteja fazendo, você pode começar praticando 5 minutos por dia, e nesse tempo você vai apenas se dedicar a estar presente no que está fazendo no momento.

É reduzir a tendência de estar mais preocupados pelas coisas que ainda estão por vir, ou as que já passaram.

Mindfulness é uma forma diferente de relacionar nossos sentimentos, pensamentos e experiências da forma que estamos acostumados, e com isso começar a ter mais satisfação em todos os âmbitos de nossa vida.

 

Referências bibliográficas:

Atenção Plena: Mindfulness – Mark Williams e Danny Penman (Editora Sextante, 2015)

Manual Prático de Mindfulness: Javier Campayo e Marcelo Demarzo (Palas Athena, 2015) 

Últimos posts por Ana Lucia Cardoso de Barros (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.