O que é inteligência emocional e como ela pode ser importante no entretenimento online

o que é inteligência emocional
O que é inteligência emocional e como ela pode ser importante no entretenimento online

O avanço e a globalização da internet trouxeram uma gama enorme de possibilidades de entretenimento online. De praticar poker profissionalmente ou como hobby a disputar torneios oficiais de e-sports, o indivíduo que faz o uso da internet para tais atividades precisa se sobressair mentalmente — afinal, nesses momentos a capacidade mental ofusca o lado físico.

Com isso, a inteligência emocional é um aspecto muito importante para a pessoa também ter sucesso nas atividades de entretenimento online.

A inteligência emocional é um termo popularizado pelo estadunidense Daniel Goleman na década 1990. Segundo a classificação desse jornalista que escreve sobre vários temas da psicologia, um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele capaz de identificar suas emoções com facilidade e tem a capacidade de usá-las em seu favor. Além disso, consegue entender e leras emoções de outros indivíduos.

Para Tonia Casarin, formada em Administração pela PUC-Rio e mestre em Educação pelo Teachers College em Columbia University (Nova York), inteligência emocional também consiste em desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, entender o contexto social, as regras explícitas e implícitas e muito mais.

Características como autoconhecimento, administrar as emoções em seu favor e entender as emoções dos outros são fundamentais no poker, que pode ser disputado ao vivo com cartas e fichas ou virtualmente pela internet.

Há vários exemplos que ressaltam a importância da mente no poker, como mostra o brasileiro André Akkari. Um dos melhores profissionais do mundo no poker, Akkari tem uma longa história de ótimos resultados na modalidade. Um dos motivos que fazem Akkari tão diferenciado é a sua capacidade de controle mental e inteligência emocional.

“No poker o controle emocional é importante para qualquer competidor”, afirma o profissional. “Eu não tenho medo de perder esse controle, pois fui desenvolvendo um conhecimento do poker que me fez entender muita coisa”, completa Akkari.

Por se tratar de um esporte da mente — reconhecido oficialmente pelo Ministério do Esporte —, o poker faz com que o competidor exercite a mente de maneira intensa. Com essa modalidade das cartas cada vez mais analítica e estratégica, as possibilidades matemáticas são quase infinitas e mesmo o competidor de elite precisa se reinventar constantemente.

Quando você acha que já dominou tudo do poker e não tem mais nada para aprender, vem alguém e te ultrapassa”, afirma Daniel Negreanu, um dos melhores do mundo nesse esporte.

Já na aba dos esportes eletrônicos, a inteligência emocional não deixa de ser muito relevante. Para Martin Sanchez, pesquisador em assuntos relacionados a inteligência emocional, a concentração, motivação e comunicação são muito influentes nesse ramo.

Sanchez também pontua que não é necessário apenas o treinamento diário de várias horas para o jogador de e-sports atingir o seu melhor nível. Segundo o pesquisador, também é preciso treinamento para dominar as emoções e usá-las proativamente. “Cada jogador tem um jeito diferente de lidar com pressão.

A melhor maneira de domar isso é treinar com o staff técnico e ter toda uma estrutura por trás disso de analistas e psicólogos do esporte”, completa Sanchez.

Toda capacidade alta de inteligência emocional se traduz positivamente em diversas maneiras, e em um ramo tão equilibrado como os e-sports pode ser a diferença entre a vitória e a derrota.

jogador-de-e-sports

De acordo com Weldon Green, treinador profissional de e-sports e consultor de vários times de League of Legends, o mundo profissional dos esportes eletrônicos faz com que o competidor sempre busque a perfeição. “É implacável quanto a isso”, completa Green.

Como a perfeição é algo utópico também nos e-sports, mesmo os melhores competidores do mundo lidam com a frustração constantemente. A inteligência emocional também é importante nessas horas, pois isso pode fazer com que o competidor entenda que há um limite difícil de ser ultrapassado e que não há problema em não atingir a perfeição.

Para ser o melhor ou na busca por atingir resultados mais satisfatórios mesmo em nível amador, seja no poker ou nos esportes eletrônicos, a inteligência emocional é um fator relevante.

Por ser um tópico discutido pela área da psicologia há relativamente pouco tempo, é possível que ainda haja novas descobertas e discussões relevantes que vão aumentar mais a importância desse debate em diversas áreas da sociedade.


Referência:

Goleman, Daniel. O cérebro e a inteligência emocional: novas perspectivas. Objetiva, 2012.

Goleman, Daniel, Richard Boyatzis, and Annie McKEE. “O poder da inteligência emocional.” Rio de Janeiro: Campus (2002).

 

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.