O que é Psicoterapia Online e sua diferença para a Psicoterapia tradicional

psi online pixabay
O que é Psicoterapia Online e sua diferença para a Psicoterapia tradicional

Gostaria de começar explicando o que é fazer psicoterapia. Presencial ou Online, o processo de psicoterapia é um espaço onde paciente/cliente e profissional se debruçam sobre sua história repleta de experiências que podem ter lhe trazido dores, sofrimentos, traumas e questões de relacionamento, consigo, com os outros e com o mundo.

Com o intuito de descobrir como você pode lidar com tudo isso de forma mais leve, a partir de um viver mais tranquilo. Psicoterapia é um recurso importantíssimo que contribui para a melhora de sua saúde mental, pois te ajuda a olhar com carinho para suas habilidades, qualidades e conquistas, ao mesmo tempo que te permite olhar também para os momentos difíceis de sua vida, seus erros e suas fraquezas.

Existem várias abordagens da Psicologia, que são formas de olhar para o homem e o mundo, e em alguma delas você poderá se encaixar.

Agora vamos ao nosso tema de hoje: o que é Psicoterapia Online?

Recentemente você deve ter ouvido bastante falar sobre um novo modelo de psicoterapia – a ONLINE – e isso está gerando uma série de perguntas, que buscarei responder aqui de forma que fique mais claro o entendimento sobre esse novo recurso que está crescendo no mercado de cuidado da saúde mental.

Primeiro de tudo, é importante dizer que o CFP (Conselho Federal de Psicologia) publicou uma nova resolução nº 11/2018, atualizando as normas para atendimento online à distância.

Essa atualização traz mudanças como a liberação para realização de consultas ou atendimentos psicológicos por meio de diferentes ferramentas de tecnologia, com cuidado do profissional para que o atendimento seja realizado com base no código de ética de nossa profissão, garantindo segurança da informação e sigilo.

Outra novidade nessa resolução foi o fato de não ser mais restrito o número de sessões realizadas pelos meios tecnológicos. A resolução nova prevê também a possibilidade de realização de testes psicológicos reconhecidos pelo SATEPSI e processos de Seleção de Pessoal.

É importante lembrar que apenas profissionais previamente cadastrados e autorizados pelo CRP podem realizar este tipo de atendimento online, portanto, se estiver procurando um profissional para atendê-los(as), procure verificar se este tem permissão para tal atuação.

No caso de atendimento de crianças e adolescentes, é necessária a autorização do responsável com um documento de consentimento expresso, assim como uma avaliação prévia para verificar a viabilidade desse processo terapêutico online para cada caso.

Vale salientar que nos casos de atendimento de pessoas em situação de urgência ou emergência, como pessoas em situação de violação de direitos ou violência e crises, e grupos em situação de emergência ou desastres, os atendimentos online são inadequados; sendo necessário então atendimentos presenciais por profissionais da área.

Mas então Psi, você falou sobre o que pode e não pode, mas como saber a diferença da modalidade online para a presencial e qual é a melhor para mim?

Vou falar sobre alguns pontos que podem ajudar você a compreender como funciona:

Psicoterapia Online tem o ponto positivo de você não precisar se deslocar até o consultório do profissional, o que já super ajuda quem tem rotina apertada ou até aqueles que viajam muito a trabalho.

Outra vantagem é a flexibilidade dos horários, que podem ser também uma das dificuldades de pessoas com rotinas corridas e não conseguem um horário nos consultórios de maneira presencial.

O paciente/cliente deve apenas possuir um dispositivo para realizar chamadas de vídeo e garantir que o local onde irá realizar a sua consulta seja privado, para evitar que ninguém fique ouvindo o que se está falando na sessão (existem outros meios de terapia online, como por mensagens, e-mail, etc., mas aqui vou falar mais sobre as chamadas de vídeo por serem as mais utilizadas pelos profissionais).

Por conta dessa facilidade do atendimento online, os profissionais também podem cobrar valores mais acessíveis nas sessões, uma vez que muitos deles não terão os mesmos custos dos atendimentos presenciais, como a locação da sala por exemplo.

Algo que percebo bastante no consultório (online e presencial) é que algumas pessoas têm receio de procurar um profissional sem antes conhecê-lo, e a vantagem de termos um perfil nessas plataformas de atendimento online – como a Psicologia Viva – é a possibilidade que ela oferece para você visualizar um pouco quem é o profissional, suas especialidades, os valores de seus atendimentos, etc.

Mas Psi, como saber qual é o melhor psicólogo para mim?

Sinto em dizer-lhes, mas neste caso não temos uma fórmula mágica. Costumo dizer: assim como existem pessoas que a gente se identifica mais do que outras, assim é com o psicólogo.

Existe a construção de uma aliança terapêutica, que não é criada da noite para o dia e também existe a questão da abordagem utilizada por esse profissional. Às vezes o modo como a abordagem traz a visão de mundo e de homem não condiz com suas formas de ver a vida e isso pode ser um fator importante para uma boa evolução.

Estudos comprovam que o atendimento presencial ou online possuem suas vantagens e eficácias comprovadas, alguns inclusive apontam que o processo online pode ser um ótimo recurso àqueles que o acesso ao cuidado de saúde mental é restrito, como pessoas que vivem em cidades sem oferta de profissionais psicólogos; a internet permite que essas pessoas tenham mais acesso para cuidarem de si.

Agora a questão que não quer calar: como saber qual modalidade de atendimento é o melhor para você?

Começo dizendo que tudo dependerá do que você procura, qual valor pode investir na sua saúde mental, como você lida com câmera e encontros presenciais, para ver com qual se identifica mais.

Tem pessoas que não são muito adaptadas à câmera e nos primeiros encontros preferem desabilitá-la. Outras pessoas preferem começar escrevendo e depois começam a falar sobre o assunto. E por aí vai.

O importante é saber que nós psicólogos estamos ali para auxiliar no processo de autoconhecimento, e caso precise adaptar esses atendimentos de forma que se sinta mais confortável, é só falar! ?

Para saber qual você se identifica mais, assim como tudo na vida, é necessário experienciar. Dê a si mesmo a oportunidade de conhecer algo novo!

Existem plataformas que oferecem toda a segurança necessária para a realização dessas consultas, como a Psicologia Viva, que tem a facilidade de agendar as sessões e pagar pelo próprio site. ? Dê uma navegada pelo site e conheça mais sobre mim e outros profissionais.

Encontre um psicólogo

Últimos posts por Marília Bastos Mendes (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.