O que é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e como tratá-lo?

tdah pixabay
O que é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e como tratá-lo?

O que é o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade?

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade tem como características pessoas que são muito desatentas ou muito agitadas e demonstram dificuldades como:

  • Baixo desempenho escolar,
  • Dificuldades para se relacionar com colegas,
  • Problemas para respeitar regras,
  • Lentidão,
  • Dificuldades para relevar alguns estímulos,
  • Dificuldades de organizar e planejar tarefas,
  • Dificuldade de se manter atento durante uma atividade mental que dure algum tempo,
  • Dificuldade de inibir comportamentos que podem ser prejudiciais de alguma forma,
  • Dificuldades na aprendizagem da lectoescrita e da matemática.

Como ajudar alguém com esse transtorno?

Para poder ajudar  um indivíduo com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é necessário que os responsáveis coloquem limites, porém, sem ser muito autoritarismo, criar uma rotina bem estruturada e ajudar na autonomia desse indivíduo, como motivações importantes para auxiliar a pessoa com esse transtorno.

Crianças que possuem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade têm muita dificuldade em concentração e atenção, porém não existem alterações em um nível cognitivo que venha a ocasionar comorbidades como deficiência intelectual, autismo, síndromes de down e outras Síndromes neurológicas.

Esse transtorno interfere negativamente na vida social, nas relações interpessoais, pois se a criança for hiperativa ou desatenta ela apresenta um nível de agitação ou desatenção que causa uma impressão negativa em outras pessoas, além de outras dificuldades, como por exemplo o cumprimento de regras, onde por conta dessa condição o indivíduo apresenta também essa dificuldade.  

Quem pode perceber o o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade?

Um profissional que pode alertar os pais sobre estar atento para esse transtorno são os professores, que têm contato com a criança por um tempo considerável e podem observar a agitação excessiva ou a desatenção também excessiva, que reverbera em outras dificuldades como na aprendizagem, nas relações sociais com outras crianças, com a família, com os professores, enfim, com pessoas do convívio social do aprendente e consequentemente reverbera negativamente nele mesmo, pois ele se observa, se percebe e se compara com outras crianças e vê que há algo diferente.

O pediatra pode observar alguma alteração relacionada à falta de atenção e incentivar os pais a procurarem outro profissional especialista que realize uma investigação mais aprofundada, realizando exames no sentido de descobrir se de fato ocorre o Transtorno e Déficit de atenção e hiperatividade ou não.

Do ponto de vista Psicológico, a intervenção com esse profissional é importante pois auxilia no manejo das emoções, sobre como a criança lida com as emoções diante desse transtorno. A potencialização das habilidades e qualidades é necessária para prevenção da saúde mental e da autoestima da criança. Outro ponto a ser trabalhado é o manejo das relações interpessoais e intrapessoais de forma a ajudar com que a criança saiba lidar com esse transtorno diante das outras pessoas.

Outro profissional que auxilia de forma enfática é o especialista em psicopedagogia, que foca em questões como

  • Controle e manejo da agitação,
  • Falta de atenção e concentração,
  • Auxilia no manejo da sinestesia e espacialidade para hiperativos,
  • Foca em atividades que deixam os desatentos mais ativos e atentos.

Isso consequentemente ocasiona uma melhora em outras áreas da aprendizagem, como aquisição da leitura e escrita, matemática, demais áreas que demandem atenção e concentração como áreas que tenha mais leitura com história, geografia, português, em que o psicopedagogo auxilia também no planejamento e organização de tarefas escolares, tarefas do dia a dia, além de ajudar na autonomia da criança diante das dificuldades apresentadas pelo transtorno.

Assim, o indivíduo pode aos poucos ir se estruturando e conseguindo obter um nível atencional e cognitivo adequado para obter evolução e sucesso nas aprendizagens, utilizando para isso planejamento em inscrito da rotina, atividades, jogos de estratégia, que estimulem a concentração e atenção desejados.

Outro profissional importante para o auxílio da evolução da criança que possui o Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o Psiquiatra pois realiza exames que comprovam esse transtorno, e uma vez comprovado o transtorno, o médico psiquiatra passa remédio para controle do TDAH, de acordo com o modo do transtorno que pode se manifestar no Hiperativo ou Desatento.

Outro profissional que pode contribuir para desenvolvimento da criança é o psicomotricista que pode auxiliar os hiperativos no controle psicomotor, aliando a isso jogos e atividades que desenvolvam o controle do corpo cinestésico, além de indicar também esportes para que aliado a tudo isso ocorra um controle e diminuição da agitação.

Como os pais podem ajudar os filhos com TDAH?

Um indicador de que a criança esteja precisando passar por uma investigação pode partir dos pais, pois estes podem observar alguns sinais que estejam destoando como o excesso de agitação ou o excesso de desatenção, a falta de organização das atividades diárias, a carência de desenvolvimento social com outras pessoas e a falta de desenvolvimento sócio emocional para lidar com essas características que estão acontecendo com a criança.

Os pais podem observar e procurar ajuda profissional já citadas acima

Crianças que apresentam características de Dislexia, Autismo, Síndrome de Down, Transtorno Opositor Disruptivo (TOD),Transtorno do Processamento Auditivo podem apresentar como comorbidade o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e não para que as características dos sintomas tanto das Síndromes e Transtornos como da comorbidade podem ser diminuídas se forem avaliadas, passarem por intervenção precoce e assim ocorrer a neuroplasticidade dos neurônios e consequentemente ocasionar a evolução do indivíduo como um todo.

Por fim, para que ocorra a evolução do sujeito é necessário esse trabalho multiprofissional que englobe a família, a escola, o psicólogo, o psicomotricista, o psiquiatra, o psicopedagogo, o neuropediatra, o pediatra e o próprio sujeito entender que precisa de tratamento, e assim aderir ao mesmo e ao longo do tempo ir controlando, diminuindo e sabendo lidar com as características do Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade.

A equipe também precisa estar sempre dialogando entre si e tentando buscar sempre as melhores alternativas, atividades, jogos, relatórios para que as atividades tenham os mesmos objetivos e os resultados sejam satisfatórios e a evolução da criança seja satisfatória pois esse transtorno acompanha a pessoa por todas fases da vida, além de que outros obstáculos podem ocorrer. Portanto, é de extrema necessidade essa rede de profissionais e uma rede de apoio tanto de amigos quanto da família.

Psicóloga Sara Santos Borges

Especialista em Psicopedagogia

Sara Santos Borges
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.