O que mais afeta o equilíbrio psíquico das mulheres?

O que mais afeta o equilíbrio psíquico das mulheres?

Ao longo da história da humanidade a mulher vem se destacando e ocupando cada vez mais espaço na sociedade. São louváveis o poder e a força que possuem. A mulher também realiza vários papéis, como o profissional, o de mãe, de dona de casa, etc. Cuida da família, dos filhos, do trabalho, da carreira. São tantas ocupações que acaba ficando sobrecarregada.

O risco que a Mulher moderna corre com essa sobrecarga é de sofrer com seu estado emocional que pode ficar abalado. Estresse, depressão, ansiedade, insônia, são alguns exemplos de que é hora de cuidar do equilíbrio emocional.

“A saúde emocional pode ser definida como um estado de bem-estar, no qual cada pessoa desenvolve seu potencial, lida com as situações de dificuldades e tensões inerentes a nossa vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de contribuir com a comunidade em que está inserido.”

O equilíbrio das mulheres em diferentes fases

A fase menarca

É quando a menina entra na adolescência e tem a primeira menstruação. Seu equilíbrio emocional pode estar associado a mudanças no corpo, como o aparecimento da mama, surgimento de pelos, começo da ovulação. Surgem questões associadas à feminilidade e fertilidade que impactam no emocional, assim como a Tensão Pré-Menstrual – TPM. 

A fase da gestação

As mudanças hormonais deixam as mulheres mais sensíveis. O equilíbrio emocional nessa fase é determinante para uma gravidez tranquila e um parto de sucesso.

A fase do climatério

Corresponde ao final do ciclo reprodutivo, fase duradoura, onde o organismo feminino necessita de um período razoável para adaptar-se à condição de infertilidade. O organismo elabora uma suspensão gradativa com menstruações irregulares. Além de ondas de calor, sudorese, palpitações, etc. Pode haver irritabilidade, ansiedade, depressão, insônia, etc.

A fase da menopausa

Corresponde à última menstruação. Os hormônios sexuais produzidos pelo organismo feminino entram em declínio natural. A ansiedade e depressão podem surgir. Os níveis de confiança em si mesma ficam mais baixos.

Como isso pode impactar a produtividade e a autoestima

Tudo isso pode impactar a produtividade da mulher, pois, se ela não se sente bem emocionalmente, torna-se improdutiva e insatisfeita, não conseguindo realizar tudo que é capaz. Daí começa a ficar com a autoestima baixa.

A Autoestima é a sensação de valor que uma pessoa tem a respeito de si mesma. Quem possui autoestima elevada acredita na sua capacidade e produz mais resultados na vida pessoal e profissional. 

Comportamentos como pessimismo, incapacidade de emitir opiniões, isolamento social, falta de fé em si mesmo, medo de desafios, sensação de fracasso, tendência à procrastinação, dificuldade de reconhecer os próprios erros e outras coisas, levam muitas vezes à perda de oportunidades na vida e no trabalho.   

O desequilíbrio emocional pode levar ao esgotamento mental. As emoções negativas podem ficar exacerbadas e serem externadas por meio de choros intensos e desabafos angustiantes, insônia ou agitação para dormir, irritabilidade, falta de paciência e dificuldade de concentração.  

Mas, o que mais afeta as mulheres?

O que mais afeta o equilíbrio psíquico das mulheres é a tendência à depressão, pois sofrem mais com suas emoções do que os homens, devido às alterações hormonais desde o período pré-menstrual até após a menopausa. Além disso, estão expostas a estressores de difícil controle, como por exemplo, a violência contra a mulher

A depressão “é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor. É caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite. ”

Além do estado deprimido (sentir-se deprimido a maior parte do tempo, quase todos os dias) e da anedonia (interesse e prazer diminuídos para realizar a maioria das atividades) são sintomas da depressão:

  • Alteração de peso (perda ou ganho de peso não intencional);
  • Distúrbio de sono (insônia ou sonolência excessiva praticamente diárias);
  • Problemas psicomotores (agitação ou apatia psicomotora, quase todos os dias);
  • Fadiga ou perda de energia constante;
  • Culpa excessiva (sentimento permanente de culpa e inutilidade);
  • Dificuldade de concentração (habilidade diminuída para pensar ou concentrar-se);
  • Ideias suicidas (pensamentos recorrentes de suicídio ou morte);
  • Baixa autoestima,
  • Alteração da libido.

Faz-se necessário diferenciar uma tristeza de uma depressão. Nem toda tristeza significa depressão. Diante das adversidades da vida, como a morte de um ente querido, a perda do emprego, os desencontros amorosos, os desentendimentos familiares, dificuldades econômicas podemos ficar tristes. Porém, é uma tristeza passageira, pois, as pessoas encontram uma forma de superá-las.

No caso da doença depressão a tristeza permanece. A pessoa se sente triste mesmo sem uma causa, fica com o humor deprimido todo o tempo e por dias seguidos, perde o interesse pelos assuntos que lhe davam satisfação e perde a esperança. 

A depressão é uma doença séria que precisa de tratamento, que pode incluir medicamentos. O acompanhamento médico é imprescindível para avaliar os sintomas e dar o diagnóstico correto. Os antidepressivos devem ser receitados pelo médico psiquiatra. É indicado a psicoterapia. 

Como a psicoterapia pode ajudar?

  • Evite desequilíbrios emocionais,
  • Invista em comportamentos positivos,
  • Aumente sua autoconfiança,
  • Observe e analise seu próprio comportamento,
  • Perdoe-se,
  • Seja boa consigo mesma,
  • Cuide de você mesma,
  • Melhore sua alimentação,
  • Pratique atividades prazerosas,
  • Aprenda a relaxar.

A psicoterapia é importantíssima, pois, a depressão é algo que se enfrenta também com a escuta. A psicoterapia ajuda a pessoa a rever a maneira como encara a vida e ajuda a fortalecer os laços sociais.

“Na terapia você aprende mais sobre o seu humor, consegue identificar melhor seus sentimentos, aprende a identificar os pensamentos que pioram o quadro depressivo, consegue entender melhor seus comportamentos, entende como ter mais controle sobre sua vida, desenvolve defesas emocionais saudáveis para lidar com situações. “

A pessoa que sofre de depressão também deve traçar um plano de bem-estar pessoal que envolve:

  • Atividade física,
  • Boa alimentação,
  • Abrir-se para se relacionar com as pessoas,
  • Incluir descanso e lazer na sua rotina,
  • Fazer um checkup e verificar sua saúde física.

Dessa forma você pode melhorar sua qualidade de vida.

Enfim, a melhor maneira de alcançar o equilíbrio emocional é através do autoconhecimento, da autoestima elevada e do amor próprio.

 

Referências:

Psicoterapia: os benefícios comprovados no tratamento da depressão (medley.com.br)

Depressão | Drauzio Varella – Drauzio Varella (uol.com.br)

Nova era no combate à depressão. Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/nova-era-no-combate-a-depressao/

Cartilha Saúde Emocional da Mulher. Eletrobras.

Luzia Francisca de Paula Silva
Últimos posts por Luzia Francisca de Paula Silva (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.