Afinal, o que é ortorexia e quais são seus principais sintomas?

ortorexia
Afinal, o que é ortorexia e quais são seus principais sintomas?

A mídia e a internet têm difundido um padrão de beleza ocidental de corpos magros ou musculosos que passou a ser aceito pela sociedade. Isso faz com que muitas pessoas, na ânsia de se encaixarem nesse padrão, desenvolvam distúrbios alimentares como a ortorexia. Mas você sabe o que é essa doença?

O termo deriva do grego e significa “apetite correto”. É a busca obsessiva pela alimentação certa, pura e saudável. É diferente da anorexia e da bulimia, em que há uma visão distorcida do próprio corpo e a preocupação com o peso.

Uma alimentação saudável deve ser adotada por todos para melhorar a qualidade de vida e evitar doenças crônicas, como diabetes, hipertensão etc. Porém, como todo exagero, a ortorexia é prejudicial para o indivíduo.

Neste artigo, vamos explorar o que é ortorexia, seus sintomas, consequências e opções de tratamento.

Mais sobre o que é Ortorexia

A busca pelo corpo ideal pode seguir o discurso estético ou o saudável. A ortorexia segue este último sem reconhecer limites. Há uma preocupação constante com a origem, a qualidade e o modo de preparo dos alimentos. A imagem do indivíduo não é um problema.

Esse transtorno alimentar parece estar ligado ao Transtorno Obsessivo Compulsivo, o TOC, devido aos comportamentos apresentados pelos ortoréxicos. Em alguns casos, é preciso ampliar a lista de perguntas ao paciente para descartar o TOC como diagnóstico.

Sintomas da Ortorexia

Se o indivíduo apresenta alguns dos seguintes comportamentos ou sintomas, é provável que ele esteja ortoréxico:

  • lê os rótulos de todos os alimentos em detalhes;
  • exclui da sua alimentação sal, açúcar e gorduras (mesmo as saudáveis);
  • elimina, com o passar do tempo, cada vez mais grupos alimentares (carnes, carboidratos com glúten etc.);
  • come apenas alimentos orgânicos que não sejam transgênicos e livres de corantes e conservantes;
  • preocupa-se excessivamente com o modo de preparo dos alimentos, utensílios usados etc.;
  • gasta muitas horas todos os dias para planejar e preparar suas refeições;
  • passa a comer apenas alimentos preparados por ele mesmo;
  • sente culpa ou angústia por ter consumido um alimento fora de casa e que, portanto, não segue os seus padrões de pureza.

Consequências desse distúrbio alimentar

Toda essa rigidez com a alimentação acarreta problemas nutricionais, psicológicos e sociais. As restrições levam ao consumo de uma variedade cada vez menor de alimentos. Assim, ocorre a carência de algumas vitaminas e o excesso de outras. A busca incansável pelo “mais saudável” torna-se uma maratona sem fim e sem recompensa. Sua rotina torna-se desgastante e eventuais “deslizes” provocam uma angústia ou culpa desmedida no paciente.

No aspecto social, a intolerância com a quebra dessas “regras de pureza” por parte de outras pessoas é um fator considerável. O ortoréxico implica com as escolhas alimentares daqueles com os quais convive e pode até discutir por causa do modo de preparo de uma refeição.

É inegável a importância da comida nas confraternizações entre familiares e amigos. A recusa em consumir alimentos preparados fora dos seus padrões faz com que o ortoréxico deixe de participar dessas reuniões. Esses comportamentos levam a dificuldades nos relacionamentos interpessoais, culminando no isolamento social.

Como tratar a Ortorexia

Um dos entraves ao tratamento da ortorexia é o fato de muitas pessoas não aceitarem o diagnóstico e, por isso, recusarem o auxílio médico ou a intervenção. Assim, é essencial que parentes e amigos estejam atentos a comportamentos radicais com relação à alimentação saudável.

Devido à complexidade desse transtorno, é necessária uma equipe multidisciplinar formada por médico, nutricionista e psicólogo para auxiliar os ortoréxicos. O psicólogo ajuda a identificar os fatores que agiram como gatilho dessa doença e como o indivíduo pode controlá-los.

Se você ainda não tinha ouvido falar nesse transtorno alimentar, agora já sabe o que é ortorexia. Caso tenha se identificado com os sintomas descritos ou conheça alguém que tem esse comportamento, procure a ajuda de um profissional.

Para saber mais sobre transtornos alimentares e outras formas de relação com a alimentação, leia também nosso artigo sobre compulsão alimentar.


Referência

Bilibio, Bruna Letícia Endl, and Tainá Melissa Heinkel. “ORTOREXIA NERVOSA: CONHECENDO PARA REFLETIR.” 6º Congresso Internacional em Saúde. No. 6. 2019.

da Rocha, Marianne Aparecida Pinheiro. “Ortorexia: uma compulsão por alimentos saudáveis.” Nutrição Brasil 14.1 (2016).

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.