Os 4 temperamentos humanos: qual o seu temperamento?

Os 4 temperamentos humanos: qual o seu temperamento?

Introdução

Você já ouviu falar sobre os temperamentos? Sabe quais são os tipos de temperamentos que existem? Consegue identificar suas características? Sabe reconhecer qual o seu próprio temperamento? Sabe identificá-los nos outros?  

A ciência dos temperamentos humanos é uma ciência SIMBÓLICA, e a simbologia estuda a relação entre os seres. Ela deve ser estudada com um OLHAR PROFUNDO. 

Aprender a ciência dos temperamentos é um dos meios para o AUTOCONHECIMENTO. A pessoa que conhece o seu temperamento terá em suas mãos as ferramentas necessárias para começar a adquirir o seu AUTODOMÍNIO, além disso, principalmente para os PSICÓLOGOS, aquele que possui a capacidade de discernir o temperamento do seu cliente/paciente, será capaz de ajudá-lo e compreendê-lo melhor. 

O temperamento é o EIXO no qual a nossa biografia rodará. Ele é INATO em nós, sendo o que move nossos INTERESSES, o tipo de INTELIGÊNCIA que mais utilizamos e as FUNÇÕES MENTAIS.  Este é o nosso ESQUELETO PSÍQUICO que nos imprime certas características.  

Os temperamentos e as funções mentais

Para entender essa estrutura, é preciso saber que as coisas NÃO são só materiais, mas têm uma FUNÇÃO, a qual implica dizer que o objeto — a coisa material — informa possibilidades de ação. Por isso, devemos ter em mente, o que elas podem ser e no que podem se transformar. 

Em outras palavras, como uma ciência simbólica, a ciência dos temperamentos implica o entendimento de símbolos, e estes possuem várias camadas de significado. 

Hemisférios cerebrais 

Para exemplificar as diferentes funções mentais que orientam nossas aptidões vamos falar um pouco de neurociência: Roger Sperry mapeou em 1980 o cérebro humano e demonstrou que nosso cérebro é dividido em dois hemisférios: um direito e outro esquerdo. Assim, ele verificou que cada parte é responsável por determinadas atividades específicas e é normal que utilizemos mais um lado do que o outro, de acordo, com as nossas atividades diárias.  

Nosso HEMISFÉRIO ESQUERDO é voltado para o SENSORIAL e PENSADOR sensorial e pensador enquanto o HEMISFÉRIO DIREITO é INTUITIVO e SENTIMENTAL: 

FUNÇÕES MENTAIS

 

  • Sensação (S): analisa, quantifica, avalia, critica, investiga, estrutura partes, pratica  
  • Pensamento (T): aciona a lógica, analisa, avalia/julga, planeja, projeta, programa, implementa 

 

  • Intuição (N): vivencia, qualifica, conceitua, inova, infere, integra, experimenta 
  • Sentimento (F): aciona valores, sente e internaliza, compartilha, ensina, escreve, interage, compromete 

É com a ideia de funções mentais como base que partiremos para os temperamentos.  

O temperamento e a personalidade 

A ideia de classificar e categorizar as pessoas de acordo com os seus comportamentos, motivações e interesses sempre esteve presente na história da humanidade. Um dos exemplos mais famosos dessa classificação foi por HIPÓCRATES e mais tarde complementada por GALENO. 

Se viajarmos ainda mais no tempo, veremos que JUNG formulou a teoria de TIPOS PSICOLÓGICOS, que estava intrinsicamente ligada aos temperamentos, aos quais ele definiu como:  

“diferenças de comportamentos que são resultados de preferências relativas aos processos mentais, exercitados ao longo da vida. Tais preferências emergem cedo, constituindo as fundações da personalidade.” 

JUNG, Tipos Psicológicos, 1921 

Esses conhecimentos foram condensados por Isabel Myers em um instrumento chamado Indicador de Tipos Psicológicos (MBTI) ®, que é usado inclusive em processos de recrutamento e seleção.   

É importante saber que o temperamento é DIFERENTE da personalidade. A personalidade é aquilo de mais individual que um sujeito pode ter, são suas características próprias. Ou seja, na prática, essa estrutura, como disposição da alma, representa a maneira de REAGIR às determinadas experiências da vida em um processo de irritabilidade e excitabilidade em diferentes graus. 

Dito isso, podemos dizer que o objetivo de definir os temperamentos não é o de se criar estereótipos que limitem a multiplicidade de possibilidades que a singularidade humana nos evoca, mas é o de aproximar cada um de nós com nós mesmos. 

O temperamento na atualidade

Atualmente David Keirsey formulou outros termos para definir os temperamentos: artesão (sanguíneo), guardião (melancólico), idealista (colérico) e racional (fleumático). Apesar desta nomenclatura ser a mais moderna, vamos seguir utilizando os termos mais conhecidos neste post para facilitar o entendimento.  

É daqui que surgem temos que são muito utilizados atualmente: você já ouviu falar em introversão e extroversão? Esse é o nome dado para os dois tipos de atitudes que podemos ter: INTROVERTIDA e EXTROVERTIDA. Estes termos citados não se referem a nada mais do que o tipo de mundo que preferimos viver: se é o mundo interno (no caso de introvertidos) e o mundo externo (para os extrovertidos).  

Agora que você já tem as bases, vamos entender mais sobre os temperamentos  

  • Os 4 tipos de temperamentos 

Existem 4 tipos de temperamentos e cada um deles possuem características de combinação entre os elementos QUENTE e FRIO, SECO e ÚMIDO, sendo eles: COLÉRICO, SANGUÍNEO, MELANCÓLICO e FLEUMÁTICO. 

Os temperamentos são indicados através das REAÇÕES humanas, podendo ser perdurável e rápida, lenta e perdurável, rápida e curta ou lenta e curta. São as impressões da nossa alma quando é atingida por acontecimentos externos ou por nossos próprios pensamentos. 

Ter esse conhecimento, segundo é ter as respostas para as seguintes perguntas: “Como se conduz o homem?”; “Que sentimentos o detêm?”; “O que o impulsiona a agir, quando algo o impressiona?”; “Como se comporta quando é louvado ou repreendido, quando é ofendido, quando percebe em si simpatia ou antipatia por alguém?”. 

A partir do conhecimento dos temperamentos seremos capazes de responder a essas e várias outras indagações a respeito do ser humano. 

 

 

  • O temperamento Colérico ( Idealista/NF)

Os elementos que compõem o temperamento colérico são: quente e seco e seu símbolo é o fogo e a estação que representa esse temperamento é o verão — “crescente ressecamento que culmina no outono”.

Observando o fogo é notório que o colérico aspira à ascensão. Tal como o seu símbolo, o colérico tem a característica de marcar: EXPANDE E MARCA e a sua resposta diante de um impacto é rápida e a ação dura, ou seja, a impressão na alma fica por muito tempo. As pessoas que tem esse temperamento são movidas pelo apetite irascível e se agitam e se entusiasmam por aquilo que é grandioso.

Qualidades do temperamento 

São mais inclinados à ação do que ao pensamento, já que NÃO se afetam tanto pelo mundo externo. Também procuram OCUPAR ESPAÇO, sendo cheios de ENERGIA, e dando soluções e propostas para tudo. Outra característica é a diplomacia, empatia e benevolência. Além disso, elas ganham autoconfiança na medida em que são autênticas e o altruísmo as faz creditar em um futuro melhor, sendo guiadas pela intuição. 

Pontos de atenção do temperamento  

Para o seu desenvolvimento, o colérico tem um grande desafio: PRECISA ACOLHER MAIS SEM DAR MUITAS SOLUÇÕES, MAIS PRESENÇA E MENOS PROPOSTAS.

Isso quer dizer que o fogo como símbolo do colérico não precisa ser algo que queima, mas algo que AQUECE E CONFORTA. No entanto, se este fogo sair do controle, pode machucar e até mesmo destruir. Por isso, os coléricos precisam assumir uma postura HUMILDE, pois sua tendência mais natural é o orgulho, o que pode gerar uma atitude mais manipuladora, impaciente e dominadora.  

O colérico tem muita energia, mas precisa aprender a orientá-la para o lugar certo. Por isso, ele precisa DESCONFIAR de seus primeiros pensamentos, respirar fundo e tomar decisões de maneira mais DEMORADA. 

O colérico bem formado consegue direcionar suas energias para se CONCENTRAR em determinado assunto, torna-se PACIENTE e FORTE para suportar os incômodos. Além disso, sente-se estimulado constantemente à AÇÃO e fica confortável com DESAFIOS. Com o devido desenvolvimento consegue ter PERSISTÊNCIA naquilo que se propõe SEM TEMER as dificuldades. 

Profissões ligadas ao temperamento 

Muitas pessoas coléricas seguem profissões que reafirmam sua característica altruísta como professores, conselheiros, diplomatas e terapeutas.  

Famosos com esse perfil 

 Fernando Pessoa, Mahatma Gandhi, Buda, Clarice Lispector, Harry Potter

 

  • O temperamento Melancólico 

Já os melancólicos são frios e secos e seco são suas características, ou seja, tendem a se deixar impressionar menos pelos bens sensíveis, SÃO MOVIDOS PELOS DESAFIOS ÁRDUOS. 

Qualidades do temperamento 

O elemento do temperamento melancólico é a TERRA — repousa e marca e as características de frieza e secura significam CONCENTRAÇÃO e RESISTÊNCIA. 

Enquanto o fogo (colérico) expande, a TERRA (melancólico) SE APROFUNDA. “As coisas do alto e as coisas profundas são duas faces de um mesmo símbolo”. Ou seja, O MELANCÓLICO ASPIRA À PROFUNDIDADE. 

Outras características deste temperamento é o orgulho de si mesmo, a eficiência ao agir, autoconfiança, senso de dever, e valorização do status social. Melancólicos são analíticos, buscando identificar problemas e obstáculos com persistência, buscando sempre coisas SUPERIORES, como a justiça, a nobreza, a lealdade etc. 

A reação de um melancólico a uma determinada experiência é LENTA, mas PERDURÁVEL, ou seja, NÃO se irrita tanto frente às impressões da alma, as reações NÃO chegam imediatamente, mas depois de um determinado tempo, no entanto, AS IMPRESSÕES FICAM PROFUNDAMENTE GUARDADAS.  Ele NÃO esquece facilmente, comparada a uma estaca que se FIXA na terra com tanta firmeza, que NÃO é fácil de arrancá-la. 

Pontos de atenção do temperamento  

Mesmo com essa característica de fixar as impressões, o melancólico NÃO deixa transparecer suas ondas de emoção, tende ao SILÊNCIO e à SOLIDÃO, “fica facilmente distraído e NÃO escuta NEM presta atenção, por estar ocupado em suas próprias ideias”. Observe que o elemento terra é símbolo de gestação, tem consistência e PRECISA DE TEMPO, afinal, é onde se planta as sementes, onde se constrói uma casa, garante certa ESTRUTURA. 

Para o seu desenvolvimento, o melancólico PRECISA aproveitar sua inclinação à reflexão e AGIR COM FIRMEZA de acordo com seus ideais, é o exercício de PRESENÇA, da prática da virtude, e por isso, precisa OCUPAR-SE com o TRABALHO ASSÍDUO utilizando a ORDEM e a ORGANIZAÇÃO que lhe são características. 

No entanto essa organização não for feita de forma controlada, podem chegar a ser pessimistas, críticos e um pouco antissociais. 

Profissões ligadas ao temperamento 

As profissões ligadas ao perfil melancólico são as de líderes, empresários e banqueiros, secretários, comissários de bordo, supervisores, inspetores, provedores e protetores, comércio, negócios e políticos. 

Famosos com esse perfil 

 Raquel de Queiroz, Irmã Dulce, Rainha Elisabeth II, Ron Weasley (Harry Potter)

 

  • O temperamento Fleumático 

Iremos, agora, para o outro lado da divisão pedagógica dos temperamentos. Falamos de dois temperamentos anteriores, um quente e outro frio, mas ambos nos quadrantes da qualidade seca cuja impressão dos impactos na alma é longa. 

O temperamento fleumático é também frio, assim como o melancólico, porém difere-se pela qualidade úmida. Ou seja, a ÁGUA é o símbolo desse temperamento. Isso quer dizer que as impressões na alma do sujeito fleumático provocam uma irritação FRACA e sua reação é igualmente fraca, quando há alguma reação. As impressões, portanto, DESAPARECEM logo. 

O sujeito cujo símbolo temperamental é a água caracteriza-se, em geral, por aquele que quando está num ambiente sem conversar com ninguém, NÃO se sente mal, pelo contrário, está satisfeito nessa situação. Ou seja, de forma bem engraçada e caricata, o fleumático NÃO sente necessidade de conversar mesmo num ambiente com mais pessoas, diferente do colérico que quer mostrar-se com suas atitudes, do sanguíneo que quer chamar atenção somente pela sua presença, e diferente do melancólico que, talvez, nem queria estar ali. 

Qualidades do temperamento 

As principais características da água é a CONCENTRAÇÃO e o ENVOLVIMENTO, portanto é alguém, naturalmente, INTROSPECTIVO, mas que ENVOLVE os outros. O fleumático é altamente REFLEXIVO e PERSISTENTE, faz jus do ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. O fleumático precisa de algo FORA de si para puxá-lo, a água sem um impulso externo tende a ficar parada, é normal não se abalar pelas pressões do ambiente. A água quando estimulada devidamente pode habitar as profundezas e as alturas, ela é o princípio da vida. 

Normalmente voltados para teorias e invenções no mundo empírico, são estratégicos, pensadores, inventores. Além disso, ganham autoconfiança quanto maior a força de vontade, valorizam o conhecimento e confiam exclusivamente na razão. Eles são consistentes, eficientes e confiáveis. 

Pontos de atenção do temperamento 

Os fleumáticos podem muitas vezes se sentirem acomodados, desmotivados e indecisos, precisando algumas vezes de uma sacudida para que todo o seu potencial seja tocado. Além disso o pragmatismo e o individualismo podem dar a sensação de que são pessoas muito fechadas.  

Profissões ligadas ao temperamento 

Pesquisa científica avançada, engenharia, química, física e arquitetura são algumas das profissões ligadas ao temperamento fleumático.  

Famosos com esse perfil 

 Santos Dumont, Bill Gates, Stephen Hawking, Hermione (Harry Potter)

 

  • O temperamento Sanguíneo 

Naturalmente alegre e simpático, o sanguíneo tem a característica de EXPANSÃO e ENVOLVIMENTO, sendo a junção dos elementos quente e úmido e por isso, seu símbolo é o AR: este que envolve e está PRESENTE em todos os lugares.

 

Qualidades do temperamento 

A presença do sanguíneo é facilmente notada e sua característica envolvente faz dele alguém, geralmente, afável e prestativo, têm espírito alegre, buscam ser o centro das atenções, são falantes e gostam de estar rodeadas de pessoas. Outras características é que são agradáveis, simpáticas, audaciosas, determinadas, autoconfiantes e otimistas sobre o futuro.  

Pontos de atenção do temperamento 

Sua reação a uma experiência é rápida e de curta duração, “O SANGUÍNEO É RÁPIDO, MAS POUCO PROFUNDO, com uma irritabilidade superficial”. As palavras voam com o vento, então dificilmente guarda rancor, devido a sua característica de inconstância que pode fazê-lo passar rapidamente do riso à lamúria e vice-versa. 

Essas inclinações podem levá-lo ao ato do SACRIFÍCIO DESINTERESSADO, graças à sua “RIQUEZA AFETIVA, É FÁCIL E ÁGIL PARA A AMIZADE E SE ENTREGA A ELA COM ARDOR”, o bom coração do sanguíneo pode CATIVAR OS OUTROS EM TORNO DE SI. No entanto, ele pode agir de forma insegura, barulhenta e exagerada: cuidado para não ser inconveniente ou sufocar as pessoas.  

Profissões ligadas ao temperamento 

Algumas das profissões ligadas aos sanguíneos são: promotores de vendas, profissionais de marketing, apresentadores, animadores, técnicos, carpinteiros, instrumentalistas, médicos, atores, cantores, dançarinos, jogadores de futebol, pintores.  

Famosos com esse perfil 

 Carmen Miranda, Ayrton Senna, Cândido Portinari, Hagrid (Harry Potter) 

Conclusão 

Não há alguém que tenha um temperamento puro, embora o mais comum seja a predominância de um único temperamento. Mas, se você leu até aqui, pode ter percebido características semelhantes às suas em mais de um temperamento. Isto se dá porque todos nós somos constituídos dos quatro elementos, contudo há a predominância — geralmente — de um deles. 

Um outro ponto importante para apontar é que existem os chamados “temperamentos mistos” e estes constituem na união das características de dois temperamentos, sendo que um ainda se sobrepõe ao outro. 

Um resumo dos temperamentos 

Agora que você já sabe as características dos 4 temperamentos, te apresentamos está tabela que foi replicada do livro Temperamento e Carreira: desvendando o enigma do sucesso de Maria da Luz Calegari e Orlando Gemignani:  

 

SANGUÍNEO  

Artesãos (SP) 

MELANCÓLICO 

Guardião (SJ) 

COLÉRICO 

Idealista (NF) 

FLEUMÁTICOS 

Racional (NT) 

Mundo favorito 

Concreto 

Concreto  

Abstrato  

Abstrato  

Talentos 

Táticos  

Lógicos 

Diplomáticos  

Estratégicos 

Inteligências mais evidentes 

Corporal e cinestésica 

Musical 

Lógico – matemática  

Interpessoal 

Interpessoal 

Intrapessoal 

Linguística 

Lógico – matemática  

Espacial  

Foco em 

Ações 

Resultados  

Ideais  

Ideias  

Hábeis com 

Instrumentos  

Materiais  

Pessoas  

Sistemas  

Inclinação para  

Técnica  

Moralidade  

Ética  

Invenção  

Interesse principal  

Artes  

Administração e negócios  

Desenvolvimento e promoção humana  

Tecnologia e ciência 

Confia em  

Impulsos  

Autoridade  

Intuição  

Razão  

Objetivo  

Virtuosismo  

Execução  

Sabedoria  

Sapiência 

Disposição para  

Hedonismo  

Estoicismo  

Altruísmo  

Pragmatismo  

Humor  

Agitados  

Compenetrados  

Entusiasmados  

Fleumáticos 

Valorizam  

Generosidade 

Gratidão  

Reconhecimento  

Deferência  

Orgulham-se de ter  

Habilidade  

Status Social  

Empatia  

Engenhosidade  

Autoafirmação na  

Audácia  

Benevolência  

Compaixão  

Autonomia 

Liderança  

Situacional  

Estabilizadora  

Catalisadora  

Visionária  

Comportamento  

Utilitarista 

Cooperador  

Cooperador  

Utilitarista 

Fonte: Temperamento e Carreira: desvendando o enigma do sucesso. Maria da Luz Calegari e Orlando Gemignani 

 

À despeito dessas informações, o temperamento é uma estrutura imutável, portanto não importa se você tem um único temperamento que se sobressaia sobre o resto ou se possui temperamento misto: isto nunca irá mudar. Portanto, o amadurecimento humano se constitui no esforço de aprimorar as características convenientes a cada situação que nos encontremos e em resistir a determinados impulsos provenientes do nosso temperamento em determinadas ocasiões. 

Esperamos que este texto te sirva como uma importante fonte de autoconhecimento! 

Conte com os profissionais da Psicologia Viva para te ajudar nessa jornada de desenvolvimento pessoal.  

 

Kleber Andrey Macedo
Últimos posts por Kleber Andrey Macedo (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.