Talvez você conheça algum profissional, ou até mesmo viva a experiência de ser recém-formado ou está no início de carreira e ainda conseguiu ingressar no mercado de trabalho.
Não muito raro, você deve escutar ou mesmo dizer que a área de formação escolhida por você não “dá dinheiro” ou “não tem mercado”. Essas frases costumam ser acompanhadas de um tom de arrependimento e desesperança pelo investimento de anos que não gerou o retorno esperado.
Muitas vezes falta apenas preparo para enxergar as diferentes possibilidades de sucesso e criar oportunidades no mercado. Se você está experimentando estes sentimentos de insucesso, de frustração e falta de perspectiva no início da sua carreira e almeja uma carreira autônoma, empreendedora e promissora, acompanhe as dicas deste post!
Faça um diagnóstico da sua situação profissional
O exercício do autoconhecimento é imprescindível para o êxito em todas as dimensões de nossas vidas, portanto, olhe para você mesmo e analise em que momento da vida profissional você se encontra!
Pegue um papel e responda as perguntas abaixo:
- Como você está emocionalmente?
- O que pensa sobre trabalho e sobre si mesmo enquanto profissional?
- O que tem feito em benefício de sua carreira?
- Que atitudes e comportamentos voltados para o trabalho você precisa desenvolver?
- Como está sua rede de relacionamento profissional (network)?
Estude seu mercado e defina seu segmento
Conhecer como funciona seu mercado é fundamental. Sua profissão pode lhe dar muitas possibilidades de atuação. Escolher um segmento dentro da sua formação é um importante passo que poderá ajudá-lo a ter foco e precisão. Investir na qualificação é palavra chave nesse caso, para se especializar em determinado segmento.
Alguns exemplos de segmentação podem ser:
- Contador cujo segmento é a orientação de profissionais de saúde para abertura de seu primeiro negócio;
- Nutricionista que trabalha com orientação de alimentação infantil para pais.
Use estratégias para o seu marketing profissional e posicionamento no mercado
Crie sua marca profissional, quanto mais você é visto compartilhando seu conhecimento sobre um determinado assunto ou serviço, mais o público irá te conhecer. Dessa forma você pode conquistar um Posicionamento no Mercado.
As redes sociais podem ser um ótimo meio divulgação de seus serviços, eduque seu público alvo oferecendo de modo gratuito informações sobre as soluções, benefícios do seu serviço. Demonstre que você conhece as necessidades do seu nicho de atuação. O mundo digital está aí para ajudá-lo.
Planeje a sua saída do ponto A para o Ponto B: Procure orientação profissional
As dicas acima fazem parte de um bom planejamento de carreira profissional. Você pode aplicá-las sozinho, porém a orientação de um psicólogo pode ajudar a sanar os entraves, a aliar as conquistas profissionais ao equilíbrio emocional, a exercitar o foco e identificar crenças e valores que podem interferir nesta largada do ponto A para o ponto B.
Para concluir, uma última dica: a orientação psicológica para carreira por videoconferência pode ser uma ótima solução se você tem dificuldade em se deslocar para um consultório presencial ou se prefere a comodidade de seu lar ou outro ambiente reservado para receber suas orientações. Sucesso e até o próximo post!
Leia também o nosso texto sobre relacionamentos interpessoais.
Sou Psicólogo Clinico e do Trabalho, Atualmente Presidente da Comissão de Psicologia Organizacionale do Trabalho do CRP-15, Docente de Graduação/Pós-Graduação nas áreas de Psicologia e Gestão do Comportamento Organizacional; Consultor em Desenvolvimento Profissional e Corporativo.
- Início de Carreira Profissional: ComoConquistar seu Posicionamento de Mercado? - 7 de fevereiro de 2017