Positividade em meio ao sofrimento: saiba como desenvolver!

Positividade em meio ao sofrimento: saiba como desenvolver!

– Você se considera uma pessoa positiva?

– Confesso que muitas vezes eu não sou.

– “Como assim… você é psicóloga, deveria dar o exemplo”, rs.

Eu digo isso com propriedade: nem sempre é fácil ser positivo, pensar no “lado bom da vida” apesar das dificuldades. Mas posso te contar uma coisa? Ser positivo é uma escolha!

Ser positivo é uma questão de escolha

Para muitos pode parecer fácil estar sorridente e de bem com a vida, e as redes sociais muitas vezes criam um cenário incrível, de comercial de margarina, que algumas vezes nos deixam frustrados, talvez até invejando a “perfeita” vida do outro.

Para a grande maioria de nós, que temos problemas (trabalho, relacionamento, saúde, autoestima) manter um sorriso no rosto pode ser desafiador. E muito além disso: pensar coisas positivas sobre nós, sobre o outro, sobre as condições em que nos encontramos…

É como a velha história do copo meio cheio ou meio vazio, tudo depende da forma com a qual você interpreta as situações.

O poder de nossos pensamentos

Diversos estudos hoje comprovam o que a Psicologia há muito tempo já percebia na prática: os nossos pensamentos são extremamente poderosos e influenciam a maneira com que nos portamos perante a vida e como nos relacionamos com todos ao nosso redor.

Você gosta de estar com alguém que só reclama dos problemas, que se vitimiza e não aceita mudar? E se essa pessoa fosse você? Quanto tempo você passaria do seu lado?

Se você permitir, seus pensamentos e emoções podem te limitar. Mas se você permitir, eles também podem ser ferramentas poderosas para te transformar no melhor que você pode ser, a descobrir competências e habilidades até então desconhecidas.

Vivendo por um propósito

Por que algumas pessoas passam por situações de extremo sofrimento e saem “ilesas”, enquanto outras sofrem amargamente com a desesperança? Um psiquiatra austríaco, chamado Viktor Frankl, dizia que mesmo no sofrimento podemos encontrar o sentido de nossas vidas.

Quando temos um propósito na vida, torna-se possível encarar o sofrimento com coragem e transformá-lo em uma realização. Você pode pensar que para ele é fácil, mas preciso te contar uma outra coisa: ele era um judeu que viveu na Europa durante o regime nazista, e passou por diversos campos de concentração, sofreu situações inimagináveis e viu de perto muitas condições de profunda miséria, e ainda assim disse tais palavras.

Ele era melhor do que alguns de nós por pensar assim? Por que ele conseguiu e nós temos dificuldade? Talvez a resposta seja: ele tinha um propósito e acreditava que poderia alcançá-lo.

Acredite

Meu convite a você é que acredite no seu propósito. Acredite que você pode alcançar seus objetivos. Sua casa; seu diploma; sua família; seu alimento; sua carreira.

Olhe para além da situação atual, além das dificuldades e das tristezas. Busque atitudes positivas e pequenas mudanças no seu dia a dia que te ajudem a alcançar o seu objetivo.

Esteja ao lado de pessoas que te impulsionem, se for preciso faça mais amigos; sorria mais; compartilhe as alegrias; elogie as pessoas, e se não tiver nada de positivo para falar, pelo menos não critique – o mundo está cheio de acusadores, não seja mais um.

Diga às pessoas o quanto elas são importantes para você. Tome tempo para fazer aquilo que lhe dá prazer, que lhe faz feliz. Reflita sobre o que lhe faz mal e busque soluções – se preciso, peça ajuda!

Lembre-se que a sua vida é única e só você tem o poder de escolher como ela deve ser vivida. E aí, o copo da sua vida está meio cheio, ou meio vazio?

 

Caroline Campos
Últimos posts por Caroline Campos (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.