Desenvolvimento pessoal

A prática da gratidão: Um olhar mais leve para a vida

O significado da palavra gratidão

Quando se busca o significado da palavra gratidão no dicionário temos a seguinte definição: gratidão é a qualidade de quem é grato. Quando buscamos pela etimologia (estudo da origem e evolução das palavras) da palavra gratidão descobrimos que vem da palavra latina gratus, que é traduzida como estar agradecido ou ser grato. Além disso, gratidão deriva também de gratia, que em latim quer dizer graça.

Gratidão também pode ser reconhecida como uma experiência de agradecimento que envolve perceber e apreciar elementos positivos em sua vida. 

Ok, definições à parte, vamos compreender como podemos vivenciar a gratidão em nossos dias, especialmente se lembrarmos que 2020 foi um ano bastante atípico em todos os sentidos. 

Identificando a gratidão

Já se perguntou quando foi a última vez que você foi grato(a) por alguma coisa? 

Se sua resposta foi não, tudo bem. Muitos podem ter respondido da mesma maneira que você. 

Muitas vezes é comum acreditar que gratidão pode ser algo muito grandioso e por isso não notamos chances de ser gratos em nosso cotidiano. 

Vamos fazer agora um pequeno exercício:

Se puder, pare agora o que estiver fazendo e vamos à prática:

  • Escreva 2, 3 ou mais motivos pelos quais, ao longo de toda sua vida, você tem gratidão. Ou seja, desde seu nascimento até os dias de hoje.
  • Agora escreve 2 ou 3 motivos ou mais pelos quais você tem gratidão no dia de hoje em específico ou no dia anterior, no máximo.
  • Agora, que tal comparar os motivos? O que achou?

Muitas vezes, é comum que a gratidão ao longo da vida seja conectada com grandes e significativos momentos em nossa vida e quando fazemos esse mesmo exercício sobre o dia atual ou anterior, podemos verificar que, muitas vezes, são pequenas coisas que em geral nos fazem sermos gratos. Isso é comum e esperado, porém, nem sempre é assim.

Exercitando a gratidão

Muitos podem olhar para os seus dias de hoje ou anteriores e não enxergar motivos para ser gratos. Muitos podem olhar para suas vidas e não conseguir enxergar momentos pelos quais podem ser gratos. Será que você não está sendo muito duro consigo mesmo? 

Nesse momento em que você está lendo este texto, será que não passa nada pela sua mente que faça você lembrar de um momento agradável ou motivo que o(a) fez sorrir? Reflita um pouco e se quiser volte ao exercício acima e pratique-o novamente. 

Exercitar a gratidão em seu dia a dia é comprovado cientificamente que tende a reduzir sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Então, pratique-a em seu cotidiano e veja como seu dia pode ser diferente. 

Gratidão: Motivos amplos

Nesse momento, vamos juntos fazer uma lista de motivos em que você pode se encaixar e utilizá-los em seu cotidiano para praticar a gratidão. 

Abaixo, alguns motivos mais amplos: 

  • Família: Seja ela do tamanho que for, da maneira que for, do formato que for, se você tem alguém com quem se importa, será que esse pode ser um bom motivo para ser grato(a)? 
  • Saúde: Você pode ser grato por ter sua saúde física e mental. Muitas pessoas enfrentam, nesse momento, problemas dos mais diversos seja com relação à saúde física ou mental que você não tem ideia. Então, que tal ser grato pela saúde que tem? Isso vale para quem está se cuidando também. Se você está se tratando de alguma doença, fazendo check ups, fazendo terapia e com seus medicamentos em dia, acredito que você tem alguns motivos para ser grato, não é?
  • Emprego: Se diante deste ano você se manteve empregado ou conseguiu se recolocar em alguma oportunidade, acredito que isso pode ser um motivo de gratidão, certo?
  • Objetivos Alcançados: Muitas vezes colocamos metas em nossas vidas e quando alcançamos e lembramos disso podemos ser gratos também, não é mesmo?
  • Liberdade: Se você tem a liberdade de ir e vir, esse também é um bom motivo pelo qual ser grato, que tal
  • Segunda chance: Quem não teve uma segunda chance na vida? Que tal esse motivo então?
  • Ar: Já parou para pensar em ser grato(a) pelo ar que respira?
  • O que mais você acredita que pode ser grato que seja um motivo amplo? Pense e anote. 

Gratidão: Motivos específicos 

Agora, vamos para motivos específicos:

Neste caso podem até parecer pouco relevantes para você, mas você já observou quantas coisas pequenas e simples acontecem e existem em sua vida que você pode ser grato? 

Vamos a alguns exemplos: 

  • Já pensou em ser grato(a) por ter acordado no dia de hoje?
  • Já parou para pensar em ser grato(a) pelo sorriso de alguém a você?
  • Já parou para avaliar se pode ser grato(a) pela alegria de alguém que você gosta muito?
  • Já parou para pensar se tem gratidão a alguém?
  • O que mais acredita que seja bem específico e só você sabe que você pode ser grato? Pense e anote.

Gratidão na prática 

Existem algumas possibilidades bem interessantes. Fica a seu critério fazer o que achar melhor para você.

Cartão de gratidão: Que tal escrever uma carta de agradecimento a uma pessoa que representa muito para você? Pense na pessoa, escreva os motivos por sua gratidão e procure ler para ela (se não puder estar próximo, faça vídeo chamada e leia sua carta). Isso pode promover bem-estar à pessoa e a você, não tenha dúvida disso. Você pode escrever várias cartas de agradecimento a quantas pessoas quiser. Fique à vontade. 

Pote da gratidão: Pegue um pote com tampa que você tem em casa e com uma caneta escreva: “Pote da Gratidão ou apenas Gratidão”, como preferir. Ao lado do pote, coloque um bloco de papel ou um caderno pequeno e uma caneta e todos os dias escreva um motivo pelo qual é grato ou agradecido, um agradecimento, etc. e coloque no pote. Esses papéis se tornarão bons lembretes para que, em momentos mais complexos e difíceis, você se lembre que existem coisas muito boas e pelas quais vale a pena. 

Diário da gratidão: Em um caderno ou bloco de anotações pequeno com uma caneta você irá registrar à noite, antes de ir dormir, coisas boas que aconteceram com você naquele dia, e aproveite para fazer algumas reflexões e anotá-las também. Reflexões como: O que essas coisas significaram para você? E por que essa coisa boa aconteceu hoje? Quando estiver tendo um dia difícil, pegue esse caderno e leia suas anotações. 

2020/2021

Em meio a um ano tão diferente e turbulento em que muitas coisas aconteceram, se você está neste momento, lendo esse texto, acredito que esse seja um bom motivo pelo qual você deve ser grato(a) não é mesmo? 

A gratidão pode mudar sua perspectiva frente às adversidades, afinal, ainda que você esteja em constantes lutas, se você tem motivos para ser grato(a) significa que coisas boas ainda estão acontecendo em sua vida. 

Tente praticar a gratidão em seu cotidiano e veja como pode ser agradável para sua vida. Faça esse exercício diário. Faça por você e para você. 

 

Que 2021 seja um ano de gratidão em sua vida. 

Sou grato por você ter doado seu tempo para ler este texto. Muito Obrigado.  

André Zonta

Psicólogo CRP 16/3413

Visite meu site: https://andrezontapsicologo.com.br/ Lá tem minhas redes sociais. Psicologia Viva:  https://www.psicologiaviva.com.br/andrezonta/Diversos Convênios e parcerias com diversas empresas. 

 

Referência:

Psicoterapia Positiva: Manual do Terapeuta.

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