A prática da gratidão: Um olhar mais leve para a vida

A prática da gratidão: Um olhar mais leve para a vida

Gratidão, sem dúvida alguma, é uma das palavras mais utilizadas atualmente. Seja nas redes sociais, em vídeos ou no dia a dia, a expressão está mesmo em alta. 

Existem, inclusive, variações como “gratiluz” e “gratitude” que são bastante vistas na Internet. Mas você sabe mesmo o que é gratidão e como esse sentimento pode ser importante para sua saúde física e emocional? Conheça a gratidão além do modismo!

A palavra gratidão no dicionário

Quando se busca o significado da palavra gratidão no dicionário tem-se a seguinte definição: “gratidão é a qualidade de quem é grato”. 

Nesse sentido, na etimologia (estudo da origem e evolução das palavras) da palavra, verifica-se que ela vem da palavra latina gratus, que é traduzida como estar agradecido ou ser grato. Além disso, gratidão deriva também de gratia, que em latim quer dizer graça.

Gratidão também pode ser reconhecida como uma experiência de agradecimento que envolve perceber e apreciar elementos positivos em sua vida.

O significado de Gratidão para a Psicologia

Para a Psicologia, a gratidão é uma emoção positiva que envolve ser grato e agradecido aos acontecimentos da vida. Inclusive, essa emoção está associada a vários benefícios comprovados para a saúde mental e física. 

Assim, quando uma pessoa sente gratidão por algo ou alguém, tende a responder com sentimentos de bondade outras formas de generosidade. 

Por isso, pode-se dizer que a gratidão gera um ciclo de positividade. Algo bom acontece a alguém e, sentindo-se grata, essa pessoa retribui com bondade.  

A Esopo, conhecido escritor da Grécia antiga, é atribuída a frase: “a gratidão é a virtude das almas nobres.” Justamente por gerar essa continuidade de sentimentos positivos, gratidão é vista como algo nobre. 

Os impactos da gratidão na saúde

Como mencionado no tópico acima, a gratidão é capaz de gerar impactos benéficos no corpo e na mente. Alguns desses efeitos, já comprovados pela ciência, incluem: 

Além disso, a gratidão é capaz de intensificar e melhorar a qualidade dos relacionamentos de qualquer natureza. Isso mesmo! Pessoas gratas se relacionam melhor no amor, no ambiente de trabalho, com amigos e familiares. 

Aliás, pessoas gratas também tendem a cuidar mais da saúde e ter comportamentos mais saudáveis. Isso inclui a prática de exercícios, visita a médicos, realização de exames e consultas com psicólogos. 

De acordo com uma pesquisa da UC Davis, “a gratidão bloqueia emoções tóxicas, como inveja, ressentimento, arrependimento e depressão, que podem destruir a felicidade”.

Agora que você já conhece os benefícios, que tal compreender como é possível vivenciar a gratidão no dia a dia? Especialmente, se levando em consideração que os últimos anos foram bastante atípicos em todos os sentidos. 

Identificando a gratidão

Você já se perguntou quando foi a última vez que sentiu gratidão por alguma coisa? 

Se sua resposta foi “não”, tudo bem. Muitos podem ter respondido da mesma maneira que você. Aliás, é comum acreditar que gratidão pode ser algo muito grandioso e, por isso, não notar chances de ser grato no cotidiano. 

Veja este pequeno exercício. Se puder, pare agora o que estiver fazendo e tente a seguinte prática:

  • Escreva 2, 3 ou mais motivos pelos quais, ao longo de toda sua vida, você tem gratidão. Ou seja, desde seu nascimento até os dias de hoje;
  • Agora escreva 2 ou 3 motivos ou mais pelos quais você tem gratidão no dia de hoje em específico ou no dia anterior, no máximo;
  • Agora, que tal comparar os motivos? O que achou?

Muitas vezes, é comum que a gratidão ao longo da vida seja conectada com grandes e significativos momentos da vida. Assim, quando esse mesmo exercício é feito sobre o dia atual ou anterior, é possível verificar que são pequenas coisas que, em geral, geram gratidão. Isso é comum e esperado, porém, nem sempre é assim.

Exercitando a gratidão

Muitos podem olhar para os seus dias de hoje ou anteriores e não enxergar motivos para ser gratos. Mais do que isso, muitos podem analisar a vida a não conseguir enxergar momentos pelos mais poderiam ser gratos. Será que essas pessoas não estão sendo duras demais consigo mesmas? 

Inclusive, enquanto lê este texto, será que não passa nada por sua mente que te faça lembrar de um momento agradável ou motivo para sorrir? Reflita um pouco e se quiser volte ao exercício acima e pratique-o novamente. 

Para a escritora americana Melody Beattie: 

“a gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje e cria uma visão para o amanhã.A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje e cria uma visão para o amanhã.”

Nesse sentido, é importante ressaltar que exercitar a gratidão diariamente, conforme já dito acima, faz bem para o corpo e a mente. Então, pratique-a em seu cotidiano e veja como sua vida pode ser diferente.

Gratidão: Motivos amplos

Agora, o que acha de fazer uma lista de motivos em que você possa se reconhecer e utilizá-los em seu cotidiano para praticar a gratidão?

Abaixo, alguns motivos mais amplos: 

  • Família: seja ela do tamanho que for, da maneira que for, do formato que for. Se você tem alguém com quem se importa, será que esse pode ser um bom motivo para sentir gratidão?;

 

  • Saúde: você pode sentir gratidão por ter sua saúde física e mental em boas condições. Muitas pessoas enfrentam, neste momento, problemas dos mais diversos, seja com relação à saúde física ou mental, que você não tem ideia. Então, que tal agradecer pela saúde que tem? Aliás, isso vale para quem está se cuidando também. Se você está se tratando de alguma doença, fazendo check-ups, fazendo terapia e com seus medicamentos em dia, tem alguns motivos para agradecer, não é?;

 

  • Emprego: se diante deste ano você manteve seu emprego ou conseguiu se recolocar em alguma oportunidade. Isso pode ser um motivo de gratidão, certo?;

 

  • Objetivos alcançados: muitas vezes, você coloca metas em sua vida e, quando as alcança, se lembra que pode sentir gratidão por isso, não é mesmo?;

 

  • Liberdade: se você tem a liberdade de ir e vir, esse também é um bom motivo para se sentir bem;

 

  • Segunda chance: quem não teve uma segunda chance na vida? Que tal esse motivo para agradecer então?;

 

  • Ar: já parou para pensar em se sentir bem pelo ar que respira?;

 

Esses foram apenas alguns motivos pelos quais uma pessoa pode se sentir grata. Assim, você pode listar outras razões para agradecer. O que mais você acredita que seja um motivo amplo para sentir gratidão? Pense e anote.

Gratidão: Motivos específicos

Agora é hora de analisar motivos específicos para sentir gratidão. Inclusive, alguns podem até parecer pouco relevantes para você. Mas já observou quantas coisas pequenas e simples acontecem e existem em sua vida pelas quais você pode se sentir uma pessoa grata?

Veja alguns exemplos: 

  • Já pensou em ser uma pessoa grata por ter acordado no dia de hoje?;
  • Já parou para pensar em agradecer pelo sorriso de alguém a você?;
  • Já parou para avaliar se pode sentir gratidão pela alegria de alguém que você gosta muito?;
  • Já parou para pensar se tem gratidão a alguém?

Essas são pequenas coisas e momentos que podem ocorrer no dia a dia de qualquer pessoa. No entanto, não deixam de ser razões especiais para fazer você sentir gratidão por vivenciá-las. O que mais acredita que seja bem específico e só você sabe que pode ser uma pessoa grata? Pense e anote.

Gratidão na prática 

Para praticar a gratidão, existem algumas possibilidades bem interessantes. Fica a seu critério fazer o que achar melhor para você.

  • Cartão de gratidão: que tal escrever uma carta de agradecimento a uma pessoa que representa muito para você? Pense na pessoa, escreva os motivos por sua gratidão e procure ler para ela (se não puder estar próximo, faça vídeo chamada e leia sua carta). Isso pode promover bem-estar à pessoa e a você, não tenha dúvida disso. Aliás, você pode escrever várias cartas de agradecimento a quantas pessoas quiser. Fique à vontade;

 

  • Pote da gratidão: pegue um pote com tampa que você tem em casa e com uma caneta escreva: “Pote da Gratidão” ou apenas “Gratidão”, como preferir. Ao lado do pote, coloque um bloco de papel ou um caderno pequeno e uma caneta e todos os dias escreva um motivo pelo qual sente gratidão e coloque no pote. Assim, esses papéis se tornarão bons lembretes para que, em momentos mais complexos e difíceis, você se lembre que existem coisas muito boas e pelas quais vale a pena;

 

  • Diário da gratidão: em um caderno ou bloco de anotações, você irá registrar à noite, antes de ir dormir, coisas boas que aconteceram com você naquele dia. Inclusive, aproveite para fazer algumas reflexões e anotá-las também. Reflexões como: “o que essas coisas significaram para mim”? E “por que essa coisa boa aconteceu hoje?” Assim, quando estiver tendo um dia difícil, pegue esse caderno e leia suas anotações. 

Praticar a gratidão não precisa ser algo difícil ou complexo. São pequenas ações no dia a dia que podem fazer você agradecer pela vida. 

Gratidão: agradecer pode ser uma questão de ponto de vista

Em meio a tempos tão turbulentos, se você está neste momento lendo esse texto, talvez seja um bom motivo para sentir gratidão não é mesmo? 

A gratidão pode mudar sua perspectiva frente às adversidades. Afinal, ainda que você esteja em constantes lutas, se você tem motivos para agradecer, significa que coisas boas ainda estão acontecendo em sua vida. 

Por isso, tente praticar a gratidão em seu cotidiano e veja como pode ser agradável para sua vida. Faça esse exercício diário. Faça por você e para você. 

E, falando em mudança de perspectiva, sabe o que mais pode te ajudar com a gratidão e a saúde mental? Fazer terapia! Ao falar sobre os acontecimentos da vida, fica muito mais fácil analisar tudo sob um diferente ponto de vista, não é mesmo? 

Na plataforma da Psicologia Viva, você tem acesso a diversos profissionais com diferentes especialidades. Clique aqui e encontre um que se encaixe em suas necessidades. As consultas são online e com total segurança e privacidade. 

 

Referência:

Psicoterapia Positiva: Manual do Terapeuta.

Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.