A importância do Pré-natal Psicológico na gravidez

A importância do Pré-natal Psicológico na gravidez

Em geral, quando uma mulher pretende engravidar, a primeira coisa que faz é procurar um médico para verificar as condições físicas e dar início a tudo o que for necessário para preparar o corpo para a gravidez. Mas, em contrapartida, raríssimas vezes vejo uma mulher procurar apoio psicológico para preparar-se emocionalmente para todo o processo de tornar-se mãe.

A maternidade implica necessariamente no nascimento de um novo Eu, pois é uma etapa que marca o início de um novo modo de ser, de pensar e de enxergar a nós mesmas e o mundo à nossa volta. E como qualquer processo de ruptura, implica no luto de dar adeus a alguém que um dia fomos e na abertura para vivenciar um novo Eu que nasce, cheio de medos e expectativas.

Tudo muda junto com a gente, nosso corpo, nossa mente, nossos relacionamentos, nossas prioridades… e para isso não há nenhuma forma de prever o que virá. A única certeza é de que vamos lidar com o novo, com o inesperado, o incerto… e para encarar tudo isso, precisamos de uma mente saudável, para além de um corpo saudável. Por isso, na psicoterapia podemos encontrar o apoio emocional necessário, o auxílio para nos reorganizarmos e conectarmos com os novos seres: o bebê e a “mãe-bebê”.

Gravidez: Um momento de potencial crise

O período gestacional precisa ser acompanhado com bastante atenção porque as transformações complexas que ocorrem nesta fase podem influenciar diretamente na saúde mental materna, do bebê, do casal e até mesmo dos familiares. Por isso o acompanhamento psicológico é muito importante neste momento, de forma complementar ao pré-natal biomédico.

A gravida neste momento pode desenvolver alguns adoecimentos mentais, pelo fato de muitas vezes não poder contar com ninguém pelo medo de serem julgadas, isso porque a sociedade só enxerga a gravida FELIZ, mas nem sempre é o que está acontecendo.

Autores que se dedicaram ao estudo da psicologia da gravidez como Marie Langer (1986), Raquel Sifer (1992), Maria Tereza Maldonado (1997) e Myriam Szejer (1997) e outros classificaram os diferentes motivos pelos quais as gestantes sentem-se ansiosas ao longo dos três trimestres da gestação, sendo que cada trimestre é marcado por experiências específicas que o caracterizam. Por isto a importância de cuidar do emocional, psíquico e social, em todos os trimestres de sua gestação.

Os trimestres de gestação

  • Primeiro Trimestres – 1° até 13° semanas de gestação. Momento da descoberta e turbilhões de sentimentos.
  • Segundo Trimestres – 13° até 27° semanas de gestação. Momento de mudanças no corpo.
  • Terceiro Trimestres – 27° até 42° semanas de gestação. Momento de maior ansiedade e com nervos à flor da pele.

O Pré-natal Psicológico(PNP)

O Pré-natal Psicológico auxilia, portanto, na prevenção de transtornos psicoemocionais ao longo da gestação e no pós-parto. Por meio do Pré-Natal Psicológico o profissional oferece acolhimento e orientação psicológica para a gestante, e à sua família, com o objetivo de abrir um espaço de conversa sobre questões que permeiam a gestação e a parentalidade. Ajudando-a a lidar com as mudanças deste período. Auxilia, portanto, na prevenção de transtornos psicoemocionais ao longo da gestação e no pós-parto. 

A importância do PNP – Pré-natal Psicológico

Sua importância se dá pelo fato de ser um acompanhamento com a abordagem diferente dos cursos para gestantes, trata-se de um processo terapêutico voltado para uma maior humanização do processo gestacional, onde cada mulher ou casal é visto de maneira singular e subjetiva. Respeitando e levando em consideração as experiências e histórias de vida de cada um até ali. 

E nesse acompanhamento acolhemos, cuidamos e entendemos todos esses sentimentos que ocorrem nos trimestres da gestação, que citamos acima.

No processo gravídico-puerperal (da gravidez ao pós-parto) a mulher vive um período de intensa sensibilidade que envolvem sentimentos de ambivalência, fantasias, medos, expectativas, ansiedade, insegurança, dúvidas, etc.

Hoje, em meio à pandemia do Covid 19 a saúde emocional da gestante e/ou do casal, das puérperas pode ficar ainda mais comprometida, sentimentos de medo, ansiedade e insegurança ficam em mais evidencia. Isso torna ainda mais importante para as mulheres e/ou o casais olharem para dentro de si, buscarem acolhimento e através do acompanhamento terapêutico ter possiblidade de expressar e elaborar suas questões. 

Como atuam os Psicólogos Perinatais 

Os Psicólogos Perinatais atuam de modo especializado sobre as questões da perinatalidade e da parentalidade, ou seja, de modo a considerar os fenômenos específicos que ocorrem com mais frequência neste período. Sempre de modo individualizado, de acordo com as características biopsicossociais de cada sujeito, levando em consideração a sua subjetividade, sua história de vida.

Esse acompanhamento pode ser feito em forma de grupos psicoeducativos sobre gestação, parto e pós-parto, mediados por uma psicóloga, para proporcionar suporte socioemocional, de orientação sobre os mais diversos temas da maternidade.

Por isto não deixe de fazer seu Pré-natal Psicológico, porque na gestação passamos por muitas emoções, estresse, medo, angústia, e ter um apoio de um profissional nesta área é muito importante para ter um puerpério tranquilo.

O que é o Puerpério ou Pós-parto?

Puerpério é um período muito particular e intenso na vida de uma mulher. Começa assim que o bebê nasce e a placenta sai. Para a medicina dura 45 dias e para a psicologia perinatal pode durar cerca de dois anos.

Estes 45 dias, chamamos de baby blues ou disforia puerperal, é um momento de emocional, que ocorre por fatores hormonais onde o organismo da mulher está se reorganizando para voltar ao seu estado normal, usualmente inicia nos primeiros dois a três dias após o parto e pode durar de duas semanas à 45 dias. Neste período ocorre:

  • Maior sensibilidade emocional;
  • Vontade de chorar constantemente;
  • Crises de ansiedade;
  • Alteração brusca de humor;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de se concentrar;
  • Insônia;
  • Impaciência;
  • Insegurança e autodepreciação;
  • Baixa autoestima. 

Se os sintomas persistirem por mais de 45 dias a mulher está entrando na depressão pós-parto, que pode levar até dois anos, em alguma casos pode levar mais tempo.

O puerpério para muitas é considerado o mais complicado de todo o processo da maternidade, pois além das transformações físicas, intensas alterações hormonais, fisiológicas, metabólicas, psíquicas, emocionais, sociais, comportamentais e de rotina acontecem. Nesse período existe um bebê fora da barriga, dependente de cuidados e de responsabilidade principalmente da mãe que nutri.

É muito comum os sintomas do estresse, ansiedade e depressão nessa fase. Então, para se ter uma gravidez tranquila e uma puerpério sem tantos sintomas, recomenda-se fazer o Pré-natal Psicológico.

_________________

Adriane Hublet

CRP 05/23893RJ

Psicóloga Clínica – Perinatal da Parentalidade

Referências

  1. Instituto Mater Online – Rafaela Schiavo.
  2. Psicologia na Pratica Obstétrica – Aborgagem Interdiciplinar, Fatima Ferreira Bortoletti, Antonio Fernandes Moron, João Bortoletti Filho, Mary Uchiyama Nakamura, Renato Martins Santana , Rosiane Mattar, Editora Manole -1edição-2007.
  3. Psicologia da Gravidez – Maria Tereza Maldonado, Editora Ideias &Letras, 3 Impressão.
ADRIANE HUBLET COIMBRA BRAGA
Últimos posts por ADRIANE HUBLET COIMBRA BRAGA (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.