Psicologia geral

Como é a primeira consulta psicológica? Tudo que você precisa saber

Se você já pensou em ir em um Psicólogo(a), essas perguntas com certeza já passaram pela sua cabeça: O que eu devo falar na primeira consulta com psicólogo? Posso me abrir? Será que a ele(a) vai ficar calado(a)? Ou vai conversar comigo? Ela vai guardar segredo sobre o que eu falar?

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para você ficar tranquilo(a) na hora de realizar sua primeira consulta!

Em posição…

Athletic woman running on track

Antes de tomar a decisão de procurar um(a) psicólogo(a), você deve ter passado por uma reflexão. Será que eu preciso? Ele pode me ajudar? Ele vai me entender?

E aí,depois de muito pesquisar, você encontra a resposta: Sim, assim como todos, também tenho problemas, quero resolvê-los e acredito que o psicólogo pode me ajudar nessa!

Se chegou até aqui, você está de parabéns! Essa pode ser uma das melhores decisões que você tomou para manter um equilíbrio emocional e melhorar sua qualidade de vida!

Preparar

Ótimo, você tomou sua decisão! Agora é hora de escolher o profissional e marcar a primeira consulta! Fácil não é?

Para algumas pessoas nem tanto! A ansiedade e o nervosismo de encarar algo novo podem ser extremas! E aí voltamos para o nosso questionamento inicial, “O que é que vai acontecer nessa primeira sessão???”

Para que essas dúvidas não se tornem um obstáculo ao procurar um psicólogo, vou contar aqui um pouquinho do que você pode esperar desse primeiro contato!

Já!

Durante as primeiras sessões, você e seu terapeuta estão se conhecendo! Então é o momento dele conhecer suas queixas, de entender melhor como você está se sentindo para que ele possa se preparar e planejar como vai ajudá-lo. Existem diferentes abordagens na psicologia e isso varia de psicólogo para psicólogo. Entretanto, o papel dele é o mesmo independente da técnica utilizada!

O Psicólogo está ali para te ouvir, te acolher, e te ajudar! Ele também pode te auxiliar a se conhecer mais e se tornar mais consciente das suas ações! O Psicólogo não está ali para fazer julgamentos, ele deve te ouvir sem levar em consideração qualquer tipo de pré-conceitos! Ele também não vai sair contando por aí o que vocês conversaram durante o atendimento. Isso é totalmente sigiloso.

Primeira consulta com Psicólogo

No primeiro momento, é como conhecer qualquer pessoa! Então fique tranquilo, vocês irão se apresentar e provavelmente ele te perguntará qual o motivo de você ter ido lá! E tudo bem se você não souber a resposta! Vocês podem descobrir isso juntos! Você pode decidir o que quer falar. Pode ser algo que aconteceu, ou como você está se sentindo ultimamente.. Fique tranquilo, relaxe e diga o que sentir vontade. Com o tempo a relação entre paciente e terapeuta vai ficando mais forte e você se sentirá muito tranquilo ao conversar com ele!

Então, deu pra perceber que a primeira consulta não tem porque ser temida não é? Corre lá, agende sua consulta! Você provavelmente sentirá uma grande mudança na sua vida! Se  conhecer, entender mais seus sentimentos, saber lidar com eles, saber como resolver seus problemas da melhor forma são alguns dos benefícios que podemos encontrar indo ao psicólogo! Não podemos nos esquecer de cuidar mais de nós mesmos, inclusive da nossa saúde mental!

Você gostou desse post? Para entender mais sobre o tema leia também: O que faz um psicólogo?

consultar um psicólogo

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva
Etiquetas

Artigos relacionados

51 Comentários

  1. Posso chorar pois posso me souta falar tudo desabafar aquela coisa que está presa na garganta pois fico chorando muito e as vezes sem motivo.?

      1. Boa Noite. Sinto muito medo de morrer de um AVC ou infarto. Tem hora que eu começo a pensar muito que qualquer hora posso sofrer um AVC e começo a passar mal como mãos formigandos e mente cansada. Mas aí eu tento imaginar outra coisa é passa derrapante, mas aquela tristeza continua em mim e não para. O que deve ser ? Será que realmente corro risco de sofrer um AVC? Me ajudem

        1. Sinto as mesmas coisas, mas o meu problema foi diagnosticado como ansiedade. A cabeça não pára, as vezes vc acaba sentindo uma dorzinha de cabeça e aí vc começa a pensar no abc, daí seu coração começa a bater rápido e lá vem o medo de ter um ataque cardíaco. O pior de tudo e que sua cabeça acaba criando todos os sintomas. E horrível, as crises de pânico que vem acompanhada. Recomendo um psicólogo, vai ajudar a entender o gatilho pra ansiedade surgir.

        2. Oi. Tenho os mesmos sintomas isso é caracterizado transtornos de ansiedade. Aconselho procurar ajuda psicológica. Irá te auxiliar a entender.

  2. Sou uma pessoa que chora muito, não precisa nem brigar comigo qualquer jeito que a pessoa fala comigo já fico triste e deprimida,me sinto cada vez mais sozinha mesmo com um monte de pessoas me dando atenção

  3. Me sinto triste deprimido sem vontade de viver mas eu acho que sofro depressão e não tenho coragem de contar aos meus pais e procurar um psicológico e me ajudar quando eu chego perto das pessoas me sinto estranho que eu não sou eu e também me dá uma vontade de rir inexplicável mas eu vou tomar coragem e vou me curar se Deus quiser mas se alguém tb tiver com medo de contar para seus pais conten não guardem !!

    1. Conti nao tenha medo procure ajuda tem muitos adolecsnte e adultos se suicidando por depresao e a familia nem sab procure ajuda

  4. Tenho o famoso medo de morrer ou de sentir muita dor tambem nao saiu de casa sozinha desde que completei o ensino medio,tenho 20 anos e faz uns 3 anso que estou assim nao tenho amigos pq me distanciei de todos!tem vezes que sinto uma grande vontade de matar pessoas,de as torturar e fazer ela sgritarem bastante,mais ai eu penso quw eu iria ser presa e quando morrer vou pro inferno entao consigo me controlar,mais quando eu olho pra elas eu as mato em minha mente…muitas delas sao a minha familia.

  5. Eu sou muito nova, tenho apenas 13 anos, mas, eu venho sentindo muitas coisas ao mesmo tempo. Tristeza, desanimo, eu sou muito sensivel com tudo que acontece, eu choro por tudo, tudo, tudo, tudo mesmo!! E eu venho sofrendo desde então, eu quero falar tudo o que sinto, tudo o que penso pra as pessoas, mas tenho medo, pavor, sinto que não vão me entender, e eu vou chorar por isso. Eu sou muito emotiva, eu odeio ser assim, eu me odeio, eu odeio ter que fingir está bem, odeio ter que dormir só pra esquecer o que passo. Eu estou tão magoada, tão triste, que chega á meu coração doer de tanta tristeza. Eu preciso de ajuda, eu sei que preciso. Tudo que eu falei não é nem 10% do que eu sinto. O que faço? ???

    1. Rebeka, pelo seu relato o ideal seria conversar com um de nossos psicólogos da base, pois são profissionais amplamente capacitados para te ajudar da melhor forma possível, para isso acesse o link: https://www.psicologiaviva.com.br. Mas como não possui dezoito anos é necessário que seus pais estejam cientes e de acordo com as orientações psicológicas online. Nós do Psicologia Viva esperamos que tudo ocorra bem!

  6. E mais! Eu acho que sofro de Alta sensibilidade emocional. Mas não tenho coragem de falar pra os meus pais que eu estou precisando de ajuda porque eu estou triste, eu não sou capaz de enfrentar isso.

      1. Ando querendo marcar uma consulta com um psicólogo… talvez com ele eu consiga conversar um pouco “ou não ” não sei…. me sinto tão desanimada ultimamente, fico chorando escondida pelos cantos. Sou casada, tenho um filho de 1 ano e 4 meses, acabei de me formar na faculdade… aos olhos de muito… acham q sou uma pessoa feliz… mas as vezes não me sinto. Me sinto só, uma pessoa q não pode contar com ninguém… Acho isso tão horrível…

        1. Olá Maria Caroline, pelo seu relato o ideal seria conversar com um de nossos psicólogos da base, pois são profissionais amplamente capacitados para te ajudar dá melhor forma possível, caso tenha interesse de entrar em contato com algum deles utilize este link: https://www.psicologiaviva.com.br. Esperamos que tudo ocorra bem! E se precisar de ajuda no processo a equipe do psicologia Viva encontra-se à disposição para auxiliar.

    1. Não é o fim não Luana , se apegue com Deus se agarre nele e Jesus vai te libertar dessa. Pode ser uma fase ou por algum motivo que aconteceu na sua vida ou até mesmo sem motivos os nossos pensamentos e sentimentos são inimagináveis só Deus sabe o que se passa e tamanha é nossa dor… Eu te falo por experiência própria. Um psicólogo irá te ajudar muito, procure algum em que você se identifica tem através de plano, partícular na rede pública, faculdades tem alunos excelentes que vão te ajudar bastante você se cadastra e passa por uma triagem. Não desista, você é importante aqui nesse mundo. Não sei se você tem religião ou até mesmo crer más faça uma experiência com Deus leia a Bíblia á palavra nos liberta. O profeta Elias estava sendo perseguido e pediu que Deus o levasse ele não queria mais viver estava se sentindo sozinho, muita solidão em um estado depressivo e Deus enviou um anjo para lhe auxiliar e continuar sua caminhada… Então Deus envia anjos para nos ajudar que são às pessoas do nosso dia dia… Não desista de você vai á luta, lute por você e Jesus estará sempre ao seu lado. Fique com Deus ele te ama muito e é muito fiel naqueles que o confiam. Um abraço, a paz de Cristo sempre esteja contigo!!!.

    1. Olá Fabrícia, quem poderá te auxiliar da melhor forma possível nesta questão é um de nossos psicólogos da base,pois são amplamente capacitados. Caso tenha interesse de entrar em contato com um de nossos profissionais utilize este link: https://www.psicologiaviva.com.br. Esperamos que tudo ocorra bem! Nós da equipe do Psicologia Viva estamos a disposição para te auxiliar.

  7. Eu tenho criado coragem pra me consultar pois, me sinto tão derrotado, sem amigos, sou bem sucedido mas me sinto muito frustrado. Passei por muitas dificuldades pra chegar até aqui e as vezes sonho com as situações que passei ou do nada me lembro dos momentos decisivos e me sinto tão ruim. Não sei o que fazer

  8. O que deveria falar em uma primeira consulta, se não consigo confiar nas pessoas, pra falar sobre meus problemas? Confiar em alguém é algo que leva sempre muito, muito tempo pra mim, e isso me desanima muito na hora de procurar um psicólogo, penso que vai ser cansativo…

  9. Excelente artigo! Enquanto Psicólogo também penso que é essencial educar as pessoas sobre como é a primeira consulta, e quais as expectativas.

  10. Ando muito stressada,qualquer coisa me irrita ,as vezes quando lembro de palavras que me magoou da vontade de chorar,devo procurar um psicólogo?

  11. Gente, minha primeira vez no psicólogo foi hoje ela me perguntou sobre a minha vida com quem eu moro oq eu faço até aí tudo bem, então ela começou a perguntar da minha mãe e está aí um dos motivos para eu estar na consulta kkkkk eu desabei chorei na primeira consulta kkkk vc não tem tempo para se recuperar a piscicologa está lá curta e fria te fazendo perguntas, coisas que eu não gosto de conversar com ninguém absolutamente ninguém, o resultado foi eu desabando em lágrimas kkkkk mas agr estou mais forte acredito que foi bom desabafar pelo menos um pouco. Não nego que tenho medo das próximas sessões quando ela começar a perguntar do meu passado, eu vou chorar de novo kkkkkk que mole eu sou não é, mas eu não ligo, se quero melhorar tenho que passar por cima de tudo.
    Então gente não tenham medo da primeira consulta ou das próximas é apenas uma conversa, minha dica é tenta procurar alguém para se abrir, pq a piscicologa pergunta tudo, e as vezes vc nem tá preparado pro baque kkkkkkkkk bjs de luz

    1. Não, isso é contra a lei, eles podem até dizer pra um profissional o que você passa pra discutir sobre como vai ser sua consulta, mas sem citar seu nome!

  12. Parabéns Júlia por sua coragem e atitudes. Não sou psicóloga mas acompanho este site que é maravilhoso. Trabalho na Suécia com diferentes pessoas que sofrem de diferentes distúrbios mentais. Que você se livre deste fantasma que é o medo e a dúvida. Não desista continue na sua caminhada. Boa sorte e um grande beijo no teu lindo coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar