Por que devemos procurar por terapia de casal?

Por que devemos procurar por terapia de casal?

A psicoterapia de casais é uma modalidade clínica de atendimento, que tem por fim promover melhor qualidade de vida para os casais. Ela tem por objetivo e proposta levar ao indivíduo o autoconhecimento, mostrando. assim, o papel de cada um dentro de seu relacionamento, proporcionando uma melhor experiência com o seu parceiro, assim como colocar-se no lugar do outro. 

Com a ajuda da terapia é possível contribuir para que a relação não se afunde, que leva o casal ao caminho da separação indesejada. Muitas vezes as pessoas precisam reconhecer que necessitam de um auxílio da terapia, para não deixarem que problemas fora do relacionamento atrapalhem a vida do casal e da família. 

Quando iniciar a terapia de casal?

Todo relacionamento, quando se percebe que não é mais possível resolver os impasses apenas entre o casal, e que as tratativas de manter a relação está prestes a se esgotar, já se torna o momento adequado de se procurar ajuda com o profissional.

Diante do trabalho de questões que possam atrapalhar a vida a dois, torna-se necessário aprender a compreender o outro em suas particularidades, a convivência de suas diferenças em harmonia, mesmo que se perceba que isto não seja algo tão fácil, quando necessário. 

A psicoterapia de casais também pode ser trabalhada como forma de prevenção, quando pequenos desentendimentos existem e começam a aparecer, ou por outro lado, quando o casal deseja conhecer mais sobre a si mesmos, com o intuito de manter a relação saudável. 

Aplicando a terapia de casal

A terapia é conduzida por psicólogos dentro de um espaço sobre sigilo ético e profissional, onde o casal é acolhido sobre suas demandas e queixas afetivas. Através da escuta, sobre a análise ativa, o psicólogo auxilia a identificar as suas necessidades e conflitos conjugais, atuando como um facilitador e mediador de diálogos. 

Para quem serve a terapia de casal?

Ela é recomendada quando o relacionamento conjugal está passando por conflitos, em que ambos os parceiros, já não estão conseguindo administrar sozinhos seus conflitos. O ideal é que o casal procure por terapia logo no início da fase do conflito.

Quando estes conflitos tendem a permanecer diariamente ou repentinas vezes, a terapia de casal auxilia e evita sérios sentimentos, como por exemplo mágoa entre o casal. 

A terapia de casal atua no acolhimento entre o casal em um ambiente propicio para que ambos possam desabafar, discutir as questões que os estão afligindo, para que, juntos, encontrem saídas e soluções para seus problemas e sofrimentos. 

A terapia é útil tanto para casais formalizados quanto para namorados que moram juntos, incluindo todas as uniões estáveis. 

Os motivos mais comuns para quem procura por terapia de casais

  • Perda de atração um pelo outro;
  • Falta de diálogo na relação conjugal;
  • Perda da intimidade um pelo outro;
  • Chegada do primeiro filho de forma indesejada;
  • Problemas financeiros;
  • Questões sexuais, incluindo excesso de brigas e desentendimentos constantes. 

A busca pela terapia de casais também ocorre quando os parceiros compreendem que necessitam de uma intervenção terapêutica, como fonte de melhoria em seu relacionamento, para superar os obstáculos que estão pondo em risco sua relação. 

Mas afinal, por que devemos procurar por terapia de casal?

Cada vez mais aumenta-se a procura por terapia de casais, onde torna-se necessário saber reconhecer a ajuda ou auxilio por parte dos profissionais que atendem esta demanda. A maioria dos casais de hoje em dia se perdem em seus relacionamentos conjugais, porque não buscam a terapia de casal, onde destaca-se que é um auxilio essencial para manter uma boa relação, sendo, acima de tudo, saudável e amigável. 

A terapia de casal colabora, para você ter uma visão mais ampla da questão que envolve seu relacionamento, sanando dúvidas que podem aparecer com o tempo, aquele momento que você fica com a incerteza que vale a pena estar com aquela pessoa ou não, fazendo com que assim você busque maneiras de como resolver, situações tanto previsíveis ou imprevisíveis, e não deixa-las que se transformem em problemas permanentes, contínuos e intensos na relação, evitando assim que um jogue no outro sentimentos como por exemplo culpa de determinadas situações, já que nestes casos a terapia de casal auxilia cada um em sua importância na relação. 

Contribuições do psicólogo junto à terapia de casal

Muitos casais em algum momento de suas relações buscam a terapia de casal como forma de aprender a lidar melhor com os conflitos que surgem no decorrer dos tempos. Estes conflitos podem estar relacionados à:

  • Insatisfação,
  • Infelicidade,
  • Desentendimento,
  • Ausência de comunicação,
  • Pensamentos de separação,
  • Fracasso nas tentativas de reaproximação,
  • Segredo familiar,
  • Incompatibilidade,
  • Etc.

Independente do motivo pelo qual se procura ajuda, a terapia de casal tem como tarefa principal auxiliar o casal a identificar os motivos que geram os desajustes e conflitos na relação conjugal.  

O casal, por si só, nem sempre consegue descobrir e analisar a causa dos atritos e superá-los, razão esta que acaba por despertar nos cônjuges sentimentos relacionados à incompetência e impotência.

O principal papel de todo profissional da área de psicologia, ao prestar a psicoterapia para casais, é agir como um facilitador de diálogo entre o casal que busca ajuda, a fim de evitar o desgaste emocional e mental, como por exemplo: acusações de um ao outro, contribuindo assim também como um norteador que mostre, sem fazer julgamentos, formas de saídas para estes conflitos e caminhos, para retomar a boa relação conjugal. 

Como intervenções terapêuticas, o profissional poderá direcionar cada casal a sair de seu círculo vicioso, mostrando que as tratativas para lidar com as desavenças amorosas, seja mais simples que ambos pensam, fato este, que poderá se ocasionar, pelo simples fato da relação conjugal esteja movida pelas emoções negativas, levando em consideração o que está atrapalhando no convívio entre eles, ou até mesmo, o que está frustrando suas expectativas. 

Vamos conversar mais sobre isto? 

Estou à disposição. Agende agora mesmo a sua consulta. 

Psicólogo Clínico: Marcelo Eugênio de Moraes

CRP: 08/31173

Encontre um psicólogo

Referências:

  1. ANDOLFI, Maurizio; CLÁUDIO, Ângelo; SACCU, Carmine: O Casal em Crise. São Paulo: Summus, 1995.
  2. RAFAELLI, Rafael. Psicanálise e Casamento. Florianópolis: UFSC, 1994.
Marcelo Eugenio de Moraes
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.