Desenvolvimento pessoal

Propósito e Motivação: combustíveis para a ação

Saiba quais ferramentas você pode usar para conquistar suas metas

Você já parou para pensar o que te faz levantar da cama todos os dias? O que te faz continuar e seguir a diante mesmo quando tudo parece perdido? O que te mantêm firme e forme para cumprir uma meta que você estabeleceu? 

Neste texto você vai descobrir algumas ferramentas que respondem a estas perguntas e que são excelentes aliadas quando falamos em atingir objetivo. E então está pronto para descobrir? 

Propósito de vida e bem-estar 

Se te perguntássemos: o que é propósito de vida, o que você responderia?  

Para 53% dos brasileiros que responderam a uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos Sodexo, ele está relacionado com o trabalho por algo maior. Realmente, o propósito é um objetivo de grande significado para nós, com o qual trabalhamos arduamente, muitas vezes sem medir esforços. Afinal, sabemos que se atingir este objetivo, nos sentiremos realizados. 

Felizmente, esta é a realidade para a maioria dos entrevistados da pesquisa: cerca de 95% diz que tem um propósito de vida. Além disso, 50% deles diz trabalhar com este propósito, sendo este considerado um fator de felicidade muito importante. 

O que a ciência diz sobre o propósito? 

Uma matéria publicada na Veja reuniu uma série de estudos científicos sobre propósito e chegou a conclusões interessantes: 

  • Ter um propósito faz com que as pessoas tenham mais resiliência e sejam mais engajadas no trabalho; 
  • Viver com um propósito gera um sentido para sua vida, por isso você tem mais qualidade de vida e bem-estar; 
  •  Uma pesquisa mostrou que pessoas que tem esse objetivo significativo têm: 
    • 22% menos chance de sofrer com um AVC 
    • 52% menos chance de ter um derrame 

Tudo bem, já vimos que ter um propósito de vida é muito importante, mas qual é o próximo passo, como se sentir realmente realizado? 

Bom, temos que adicionar um fator muito importante para esta equação: a motivação. 

Motivação: combustível para ser 

Pense que você é um motorista de carro. 

Você já sabe dirigir, sabe também o seu destino, mas quando você coloca a chave e liga o motor, percebe que ele está sem combustível. Não dá pra sair do lugar, não é mesmo? 

Na nossa vida também é assim: não adianta você saber o que pode fazer para mudar um hábito, nem qual o seu propósito de vida se você não tiver uma motivação que te coloque em ação. 

O que é a motivação? 

Mas afinal, o que é a motivação? 

Segundo a psicóloga Milena Tizado Tarrega Santana, “é o que nos move em direção a um objetivo, sendo responsável por iniciar, direcionar e manter nossas metas e comportamentos.” 

A especialista continua a explicação dizendo que existem dois tipos de motivação: a intrínseca e a extrínseca. “A motivação intrínseca é voltada para fatores internos, surge de um desejo pessoal e é interessante e agradável para aquela pessoa. Já a motivação extrínseca é quando a recompensa é externa, como prêmios e elogios.” 

Como descobrir a sua motivação? 

Muitas coisas podem nos motivar , como saber qual o melhor combustível para alcançarmos nosso propósito? 

Bem, não existe uma receita para isso, mas com certeza o autoconhecimento é fundamental.  

Milena diz que olhar para a própria história de vida pode ser muito útil nesse processo e se fazer perguntas como “o que me deixou motivado em outras situações?”, “o que me deixou desmotivado?”.  Ela ainda fala para que fique atento e tente se lembrar dos fatores internos e externos que contribuíram para isso.  

Disciplina: um componente extra 

Agora o seu carro já está andando, você está com as malas prontas para seguir ao seu destino. O que está faltando? 

Você tem que dirigir! 

Mesmo que seja cansativo, a única maneira de você cumprir a sua meta e realizar o seu propósito de vida é seguindo passo a passo, todos os dias.  

E você só vai conseguir isso se tiver disciplina.  

A psicóloga nos explica que “em muitos casos, a disciplina vem antes da motivação, sendo necessário agir, perceber os benefícios e ganhos, para assim se sentir motivado. Disciplina envolve a consistência para conquistar algo, quando somada a motivação, são potentes para se alcançar objetivos e metas.” 

Miniobjetivos e a jornada das metas 

Se você já viajou de carro para algum lugar, pode ter percebido que as estradas podem ser muito longas e monótonas e isso pode ser cansativo. Por isso é sempre importante parar em alguns lugares para descansar. Isso pode te ajudar a evitar um acidente, além de que descansado, você consegue dirigir com mais disposição e tranquilidade.  

Quando falamos de metas, o princípio é o mesmo: dividir a viajem em partes pode ajudar muito.  

Então, ao pensar em uma meta, não pense apenas na meta final, mas nos objetivos intermediários que deve cumprir para chegar até ela. 

Por exemplo: se um dos seus objetivos é conseguir um emprego, você primeiro deve ter claro o seu propósito de vida (com o que você quer trabalhar?), depois investigue quais os pré- requisitos que você deve ter para ser contratado (formação, habilidades técnicas, perfil). 

Saber isso vai te ajudar a definir se você só deve se candidatar para uma vaga ou antes investir em um curso profissionalizante, em idiomas ou até mesmo em autoconhecimento. 

Assim sua meta continuará sendo conseguir um emprego, mas no meio do caminho você terá várias minimetas para cumprir. Isso fará com que sua jornada seja mais dinâmica e proveitosa.  

Quais as vantagens das minimetas? 

Para terminar, a psicóloga Milena deixou aqui três vantagens das minimetas para que você veja na prática a importância de fazer esta divisão: 

  1. É possível enxergar com mais clareza o que você precisa fazer para alcançar seu objetivo;
  2. O mini objetivo traz mais facilidade na hora de alcançar seu objetivo maior. Imagine comigo que você precisa escrever um livro de 300 páginas, se você divide esse livro em partes, cada capítulo escrito significa que você está mais próximo de alcançar seu objetivo maior. 
  3. Cada mini objetivo te ajuda a te manter a motivação.

Pronto, agora você está realmente pronto para seguir viagem, aperte os cintos! Ah, e se você precisar de um guia durante o caminho, não se esqueça que você tem acesso especial ao PRISMA: uma campanha composta de vídeos e dicas de psicólogos expertos que  vão te orientar durante o mês de janeiro. Assim, você compreende, cria novos hábitos e aprende a priorizar a saúde mental durante todo o ano. 

Referências:

https://veja.abril.com.br/coluna/coluna-claudio-lottenberg/ter-um-proposito-de-vida-melhora-a-saude-e-o-bem-estar/ 

https://www.consumidormoderno.com.br/2019/04/23/53-dos-brasileiros-proposito-de-vida-ligado-trabalho/ 

https://blog.psicologiaviva.com.br/como-criar-habitos/ 

https://blog.psicologiaviva.com.br/como-criar-habitos/ 

https://blog.psicologiaviva.com.br/venca-desafios-e-use-os-para-o-seu-aprimoramento-pessoal/ 

Psicologia Viva

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar