CarreiraNegócioTecnologiaTrabalho

Psicologia 4.0: quando terapia e tecnologia se unem

A procura por psicólogos online cresceu mais de 230% no ano passado. Como manter um consultório de psicologia viável no cenário de hiperconectividade?

Nos dias de hoje, é praticamente impossível imaginar a nossa vida sem a tecnologia, não é mesmo? Ela está presente em quase tudo o que fazemos, no nosso trabalho, na vida pessoal, na educação… 

Alguns especialistas nomeiam esta revolução da tecnologia como a Quarta Revolução Industrial. Isso quer dizer que vários setores da sociedade são impactados com essas transformações, inclusive a psicologia. 

E é por isso que hoje trazemos este tema tão importante e atual para você que quer compreender as nuances que existem entre os campos da psicologia e tecnologia e sobre como se tornar um psicólogo do futuro, um profissional 4.0!

O aumento do uso da tecnologia 

Conforme os anos foram passando, a ciência e a tecnologia evoluíram muito e se tornaram uma ferramenta de destaque para a resolução de problemas em várias partes da nossa vida. Não estamos falando apenas do quando a internet tornou nossa comunicação mais rápida ou o quanto é prático termos acesso a informações por meio de um clique. A tecnologia vai além disso. 

Empresas 

O uso de inteligências artificiais permitiu que máquinas pudessem desempenhar funções essenciais, que permitiram que as organizações entregassem serviços mais otimizados, personalizados e com uma maior qualidade.   

Vários segmentos podem aproveitar dos benefícios da tecnologia nas instituições.  

  • O setor de recursos humanos utiliza softwares que geram perfis de candidatos com maior precisão, evitando assim aumento de gastos com turnover e recontratações; 
  • A automação em alguns setores de maior risco contribui para o cuidado da saúde dos trabalhadores que podem desempenhar funções mais seguras; 
  • Os dados gerados pelos computadores podem ajudar muito na análise de situações passadas e auxiliar na tomada de decisões futuras. 

Educação 

Com a pandemia, pudemos ter uma maior visão de como a tecnologia pode ser uma aliada da educação. 

  • O espaço virtual é uma plataforma muito versátil que amplia os canais de comunicação entre os estudantes e professores, aumentando a possibilidade de aprendizado; 
  • Com a internet, novos insights podem surgir e as pesquisas são aprofundadas;  
  • A autonomia e o trabalho em equipe são estimulados, sendo estas soft skills essenciais para o mercado de trabalho; 

Saúde 

A melhoria dos equipamentos por meio da tecnologia e robótica permitiram que grandes avanços fossem feitos.  

  • O uso das impressoras 3D permitiu o barateamento de recursos importantes para a reabilitação de pacientes; 
  • A criação de órgãos artificiais pode substituir a necessidade de uma busca exaustiva por doadores compatíveis; 
  • As cirurgias automatizadas já são uma realidade: estes equipamentos auxiliam médicos e garantem uma maior precisam em cirurgias mais delicadas, diminuindo assim os riscos. 

Agora que você viu na prática como a tecnologia influencia alguns dos setores da nossa vida, vamos entender como essa Quarta Revolução Industrial pode influenciar na psicologia. 

Tecnologia e Psicologia  

Segundo a Agência Brasil, cerca de 83% dos domicílios do país têm acesso à internet em suas casas, o que representa um aumento em relação ao ano anterior. Este aumento foi atribuído em parte à pandemia, que introduziu o home office e o ensino remoto na rotina de milhões de brasileiros. Com isso as pessoas estão se conectando cada vez mais e fenômenos como o metaverso são uma realidade cada vez mais frequente.  

Um exemplo deste uso foi lembrado por uma matéria feita pela Estácio : determinados algoritmos das redes sociais apresentam a função específica de identificar palavras-chaves usadas por usuários que podem ser indicativas de depressão ou risco de suicídio e a partir disso torna-se possível o acionamento da rede de apoio e o encaminhamento para profissionais como psicólogos.  

Essa transformação fez com que o ambiente virtual e online fosse cada vez mais assimilado e aceitado pela subjetividade das pessoas, o que ampliou ainda mais o atendimento de telemedicina e telepsicologia que já estavam em ascensão.  

Por isso, é muito importante que você, psicólogo fique atento em como se posicionar neste mercado que está cada mais forte e presente na vida das pessoas.  

O que o CFP diz sobre atendimento online? 

Segundo o Conselho Regional de Psicologia (CFP), se um psicólogo deseja realizar atendimentos online, ele deve realizar um cadastro intitulado de E-psi, no qual deverá “inserir sua área de atuação, serviços prestados, público-alvo e ferramenta a ser utilizada”. 

Tais etapas não são preciosismos, mas uma forma de garantir que o psicólogo siga a ética profissional e se atente para a garantia do sigilo das sessões.  

Como se tornar um psicólogo 4.0? 

Se atente ao sigilo 

Quando um paciente está fazendo sua sessão, ele está exposto e vulnerável e confia que tanto o profissional quando a plataforma virtual não irá vazar suas informações. Por isso é muito importante que na hora de escolher uma plataforma para realizar os atendimentos de forma remota, você se assegure de que exista uma política de proteção de dados séria.  

Na Psicologia Viva nós não apenas temos especialistas que garantem o sigilo de dados, como também temos um certificado internacional que reconhece que em nosso consultório online, existe tanta privacidade como no atendimento presencial. 

Fique de olho nas tendências 

Seja antenado! A cada minuto um novo assunto vira tendência e muitas pessoas compartilham sua opinião sobre um acontecimento ou evento.  

Você pode aproveitar estes momentos como uma oportunidade para se posicionar sobre assuntos que estão em alta. Desta forma, ao mesmo tempo que você estará falando na posição de uma pessoa que estuda sobre comportamento humano, também estará colocando o seu perfil em evidência para que as pessoas conheçam mais sobre o seu trabalho. 

Uma ótima dica é sempre estar se atualizando sobre marketing digital e ir aplicando as técnicas em suas redes sociais. Se você quer saber mais sobre isso, acesse este texto sobre estratégias de marketing para psicólogos. Adapte-se: desenvolva novas competências 

Para se destacar no meio digital, você precisa sempre estar se adaptando e não ter medo de arriscar e também de errar. 

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (o Sebrae), algumas das características mais relevantes para um Psicólogo 4.0 são: 

  • Comunicação clara e objetiva; 
  • Boa capacidade de observação; 
  • Criatividade para se reinventar constantemente;
  • Empatia;
  • Paciência para aprender coisas novas. 

Pronto! Agora você conhece de forma mais aprofundada as relações entre a psicologia e a tecnologia e se você já faz parte da nossa rede de psicólogos, parabéns, você está cada vez mais perto de se tornar um psicólogo do futuro! 

Fique de olho nas nossas redes e na sua caixa de e-mail, porque com a nossa parceria vamos cada vez unir a psicologia e a tecnologia para transformar a realidade das pessoas por meio do atendimento online. 

Te esperamos na nossa próxima conversa, até mais! 

 


 

REFERÊNCIAS 

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2021/01/primeiro-implante-de-cornea-artificial-restaura-visao-de-homem-de-78-anos.html  

https://querobolsa.com.br/revista/tecnologia-na-educacao-entenda-os-beneficios-e-desafios 

https://www.totvs.com/blog/inovacoes/o-que-e-inteligencia-artificial/  

https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/medico-de-olhos/medico-de-olhos-sa/noticia/2021/06/23/robotizacao-de-cirurgias-oftalmologicas-ja-e-realidade-no-brasil.ghtml  

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-11/estudo-mostra-que-pandemia-intensificou-uso-das-tecnologias-digitais  

https://canaltech.com.br/internet/metaverso-conceito-de-realidade-futurista/  

https://blog.psicologiaviva.com.br/marketing-para-psicologos/  

https://respostas.sebrae.com.br/psicologo-4-0-o-que-faz/  

https://blog.estacio.br/carreiras/psicologia-e-tecnologia/  

Últimos posts por Administrador PV (exibir todos)
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar