Quando uma empresa tem um desempenho pouco expressivo, é preciso observar como estão os funcionários. Isso porque eles são diretamente responsáveis pelas conquistas alcançadas pela organização. E se nada vai bem, quem precisa intervir é o psicólogo do trabalho.
Com esse profissional é possível tirar a empresa de momentos de dificuldades. Ele pode garantir a avaliação de desempenho dos colaboradores e renovação da equipe, por exemplo. Quer saber mais? Confira neste texto 4 vantagens da psicologia do trabalho para o sucesso da empresa.
Avaliação de Desempenho
Se uma empresa vai mal, possivelmente seus funcionários também. Essa relação é claramente observada pelo olhar aguçado do psicólogo do trabalho. Ele entende que o processo de avaliação de desempenho dos colaboradores é essencial para aferir a saúde da empresa.
Por meio de métricas especiais, a psicologia do trabalho pode mensurar a execução das atividades do colaborador e prever possíveis riscos para a empresa. Neste sentido, o psicólogo do trabalho dará orientações de como motivar equipes, reduzir o absenteísmo e não deixar que as coisas caminhem para um lugar sombrio.
Resolução de conflitos
A empresa não é apenas um negócio lucrativo. Ela é um conjugado de pessoas de diversas características e interesses. Por conta disso, é comum e natural que existam conflitos entre funcionários da empresa. No entanto, se esses conflitos não são resolvidos podem tomar proporções desagradáveis.
Neste sentido, o psicólogo do trabalho pode intervir. Por meio de técnicas de observação, empatia e feedback eficaz, esse profissional vai encontrar os motivos que deram início ao conflito. Em seguida, ele terá a melhor abordagem para solucioná-lo.
Com isso, a empresa mantém seus colaboradores focados na produtividade e seu funcionamento segue de forma saudável.
Aprimoramento de competências do candidato
Uma empresa que quer aumentar seu desempenho precisa melhorar a qualidade e produtividade de seus funcionários. Neste contexto, a psicologia do trabalho tem função primordial. O motivo disso é que essa área de conhecimento possui as técnicas para realizar o treinamento de funcionários.
Por meio do mapeamento de competências, a psicologia do trabalho prepara melhor o colaborador para se desenvolver, adquirir novos conhecimentos — necessários para ocupar um novo cargo ou realizar melhor a própria função — e aprimorar as habilidades que já tem. Como efeito disso, a empresa ganha em inovação e competitividade no mercado.
Renovação dos grupos de trabalho
Quando uma empresa quer otimizar o seu desempenho, ganhar novos mercados e fortalecer a sua marca, possivelmente terá que fazer novas contratações. E os motivos são muitos: pode ser, por exemplo, aumentar o pessoal para dar conta de uma carga de trabalho que se ampliou recentemente ou para renovar a equipe de estratégias da empresa.
Independentemente da razão, o psicólogo do trabalho terá a importante missão de fazer o recrutamento e seleção de colaboradores. Neste processo, ele vai tanto usar procedimentos para atrair candidatos quanto selecionar aqueles que mais estarão de acordo com as novas necessidades da empresa. O resultado disso é uma empresa que contrata as pessoas certas no momento em que ela mais precisa.
Sua empresa conta com a ajuda de um psicólogo do trabalho? Conte para a gente e compartilhe suas experiências, deixando seu comentário aqui no post!
REFERÊNCIAS:
de Medeiros Brum, Analisa. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. Editora Integrare, 2017.
OLIVEIRA, MARCO ANTONIO GARCIA. Comportamento organizacional para a gestão de pessoas. Saraiva Educação SA, 2017.
- Psicologia do esporte: Tudo o que você precisa saber sobre a área! - 14 de julho de 2022
- Psicólogo, como desconstruir e reconstruir a masculinidade no consultório? - 7 de julho de 2022
- Terapia para LGBTQIA+: Como acolher a diversidade? - 29 de junho de 2022