Psicologia: entenda como ela ajuda a ser promovido no trabalho

mulher em uma consulta psicológica
Psicologia: entenda como ela ajuda a ser promovido no trabalho

Existem momentos na vida em que, embora estejamos motivados e tenhamos um objetivo claro a alcançar, nada acontece. A gente realmente se esforça, avalia as opções e testa alternativas. Ainda assim, a situação insiste em permanecer a mesma.

É desse jeito na vida pessoal e na profissional. Mesmo que tudo vá bem no trabalho, é natural desejar algo mais: evoluir na carreira, subir na empresa, conquistar uma promoção.

Ocorre que, embora tenha traçado sua meta, você não consegue transformá-la em realidade. E o pior: com o tempo, a frustração pode minar a sua disposição, deixando o objetivo ainda mais distante.

Em momentos assim, vemos que psicologia e trabalho têm uma relação que precisamos entender.

Psicologia e trabalho

Já faz algum tempo que a psicologia se tornou uma importante aliada das empresas.

No início, sua principal função dentro do organograma era aprimorar os processos de seleção de pessoal, estabelecendo um perfil de empregado ideal para os objetivos do patrão.

Com o tempo, os psicólogos direcionaram seus estudos para o entendimento da relação entre satisfação e desempenho, buscando na subjetividade do indivíduo as condições objetivas para a melhoria do ambiente de trabalho (e o consequente aumento da produtividade).

Portanto, não se trata mais de “formatar” colaboradores mais eficientes, mas de ajudá-los a encontrar sentido e realização em sua jornada profissional.

Medo a superar

Nem toda a familiaridade que se tem com a psicologia atualmente — uma vez que o seu campo de atuação abrange todas as esferas das relações humanas — apaga o receio que algumas pessoas sentem dessa ciência.

Persiste a velha imagem do médico tomando notas enquanto ouve o monólogo de um paciente deitado no divã. “Se não estou doido, por que preciso de psicólogo?” — é a pergunta que esse estereótipo sugere.

Entretanto, nada poderia estar mais distante da realidade atual dessa profissão, cuja principal missão é ajudar a solucionar os problemas do nosso cotidiano. E, como vimos acima, isso inclui o trabalho.

Diagnóstico e análise

Sempre que enfrentamos um dilema, buscamos apoio no conselho de alguém, um familiar, amigo ou colega de trabalho.

Entretanto, ainda que sábias ou experientes, essas pessoas podem tão somente basear a sua análise na suposição. Sem contar que estão emocionalmente envolvidas na questão, o que compromete o julgamento.

Além da isenção, o psicólogo conta com a experiência profissional e o conhecimento científico para embasar o seu diagnóstico, buscando no inconsciente do sujeito a resposta para a sua aflição.

Pode ser uma atitude errada, um comportamento inadequado para o objetivo traçado, uma percepção equivocada do ambiente de trabalho ou a ausência de empatia ou de motivação.

Enfim, são vários os fatores psicológicos que dificultam o seu progresso no emprego. Por isso, sozinho, fica difícil chegar à raiz da questão.

O psicólogo, por outro lado, pode não apenas identificar o nó, como propor a melhor solução, realizando ações como o mapeamento de competências, que otimiza o desempenho profissional e direciona corretamente os esforços, ou orientando na adoção de uma postura de trabalho mais produtiva.

Consultório virtual

Some-se a tudo isso um bônus: hoje em dia, nem é preciso sair de casa para encontrar ajuda na área. Ela está ali, na tela do seu computador.

Assim como muitos outros profissionais, os psicólogos fizeram da internet uma extensão do consultório, o que tornou o serviço mais acessível.

Do conforto de casa, você pode tratar dos seus dilemas com o especialista mais indicado na sua situação, contando ainda com a flexibilidade de tempo que uma consulta normal não oferece.

Que tal usar a psicologia a favor do seu trabalho? Conheça o nosso serviço de consultas on-line e não adie mais a sua solução!

arte com o desenho de um livro e um convite para baixar um ebook


Referências:

Farsen, Thaís Cristine, et al. “Qualidade de vida, Bem-estar e Felicidade no Trabalho: sinônimos ou conceitos que se diferenciam?.” Interação em Psicologia 22.1 (2018).

Fiorese, Lucimara, and Mariangela Martinez. “Influência da cultura e clima organizacional na qualidade de vida no trabalho: revisão da literatura.” Revista Destaques Acadêmicos 8.1 (2016).

FRANCA, ANA CRISTINA LIMONGI. PSICOLOGIA DO TRABALHO. Saraiva Educação SA, 2017.

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.