Por que a psicologia online é ideal para jovens?

Jovem usando o computar para psicologia online
Por que a psicologia online é ideal para jovens?

O estilo de vida atarefado ao qual nos submetemos hoje em dia traz diversas responsabilidades. O que pode ser mais penoso para a população jovem, pois nessa fase há maior pressão para o crescimento profissional e pessoal.

Como o jovem pode lidar com essas preocupações, resolvê-las e ainda ter tempo para alcançar todos os outros objetivos? A procura por um psicólogo quase sempre é uma ótima alternativa, um aliado para nos ajudar a resolver problemas e sofrimentos que nos atordoam no dia a dia.

Mas como encaixar o psicólogo numa agenda sem tempo? A psicologia online é a sua resposta.

O que é psicologia online?

orientação psicológica online é uma modalidade recente de consulta com um psicólogo. É indicada para pessoas que precisam de apoio e aconselhamento em qualquer área da vida, mas que não querem ou encontram dificuldades de locomoção, tempo ou dinheiro para ir até o consultório do psicólogo.

Sites especializados disponibilizam equipes de profissionais devidamente autorizados para orientação psicológica online, sem necessidade de consulta presencial.

Esse tipo de orientação pode auxiliar em vários problemas psicológicos, como ansiedade, problemas em relacionamentos, problemas de aprendizagem, estresse, insônia, entre outros.

Como funcionam?

Na psicologia online o psicólogo realiza o atendimento pela internet. O site que disponibiliza esse serviço deve ter a autorização do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Essa forma de atendimento é regulamentada no Brasil desde 2005.

A orientação psicológica é realizada por meio de computador, celular ou tablet, através de câmeras e microfones. A pessoa que se consulta ouve e vê o psicólogo ao longo de todo o atendimento. Assim como em um consultório, todas as sessões online são realizadas em sigilo de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Quais os benefícios para os jovens?

A orientação psicológica online é ideal para os jovens que buscam na internet formas de facilitar as tarefas diárias e otimizar seu tempo. Essa geração lida diariamente com a pressão de construir uma carreira, aproveitar a juventude e se planejar para o futuro, tudo ao mesmo tempo. Por isso, necessitam de alternativas que se encaixem na sua rotina atarefada.

Além disso, a população jovem está acostumada a lidar com serviços online — muitos até preferem esse tipo de solução, seja porque se encaixa melhor no seu dia a dia, por conta do valor que em geral é menor ou até mesmo porque fica mais fácil de se expressarem quando não tem aquela proximidade às vezes intimidadora do cara a cara.

Entre outros, podemos citar os benefícios:

  • Praticidade: não é necessário sair de casa para receber a orientação, assim menos tempo é gasto;
  • Economia: as consultas online costumam ser mais baratas que as presenciais, pois o próprio psicólogo diminui o gasto com aluguel e manutenção do consultório;
  • Possibilidade de escolha: os sites oferecem o perfil do psicólogo (formação e linha de abordagem);
  • Horários flexíveis: os horários de atendimento são amplos e flexíveis, pois não dependem exclusivamente de horários comerciais.

Quem pode fazer orientação psicológica online?

A orientação psicológica online é indicada para pessoas que buscam resolver problemas cotidianos com ajuda de um especialista. Casos mais graves podem ser avaliados pelo psicólogo online e encaminhados para consultas presenciais.

O CFP também permite que esse tipo de atendimento seja feito para crianças, desde que tenham maturidade e capacidade para se comunicar pelo computador. O número de sessões a ser realizado é combinado e definido durante o atendimento.

A orientação online com psicólogo é uma ótima alternativa para jovens que buscam orientação de forma prática. Afinal, pode ser realizada praticamente de qualquer lugar, desde que se tenha um dispositivo com câmera e acesso à Internet. O psicólogo que faz o atendimento pode estar em outra cidade, estado e até mesmo em outro país!

Quando procurar esse tipo de atendimento, certifique-se de que o site é autorizado pelo CFP e analise com calma os profissionais disponíveis para orientação psicológica, para fazer a melhor escolha para você.

Se interessou por uma orientação psicológica online? Entenda melhor sobre o que faz um psicólogo.

consultar um psicólogo


Referência

Munhoz, Jéssica Letícia, Alane Degraf Alves, and Cristiane Aparecida Costa. “ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE: UM NOVO CONCEITO EM PSICOTERAPIA.” Anais da Jornada Científica dos Campos Gerais 17 (2019).

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.