Psicologia Positiva: o que é, como ela pode mudar sua vida?

Psicologia Positiva: o que é, como ela pode mudar sua vida?

O que é Psicologia Positiva?

A psicologia positiva deriva de estudos acerca das experiências positivas da singularidade de cada pessoa, dos pontos fortes, dos traços positivos e características do ser humano. Podemos chamar a atenção aqui para o estudo da resiliência enquanto capacidade que possui o ser humano — de forma profunda — de superar as crises em situações adversas presentes em indivíduos, comunidades e instituições.

Apesar das dificuldades, preocupações, problemas, os psicólogos tentam adotar com esta abordagem, a postura mais apreciativa dos potenciais, das motivações, das capacidades e qualidade de cada pessoa, procurando assim, com as situações e questões anteriores, transformá-las em novas formas de compreender as situações da vida, do nosso emocional com otimismo, altruísmo, esperança, alegria e satisfação, para tratar depressão, raiva, ansiedade, angústia e outros.

Psicologia Tradicional x Psicologia Positiva

A psicologia tradicional nos mostra um foco sobre as queixas do indivíduo, seus conflitos e sofrimentos, e os auxilia a desenvolverem um novo olhar sobre si e sobre o mundo. A psicologia positiva vem como uma forma de romper com o viés negativo sobre o desenvolvimento humano e suas experiências através do estudo dos aspectos positivos que estão presentes no indivíduo.

Neste tempo em que estamos enfrentando crises diversas, desamparo, desamor, desvalor, desemprego, problemas políticos, ansiedade e estresse diante da vida, verificamos que há outras alternativas para se ter uma vida mais positiva em meio ao caos.

Aí, vemos a Psicologia Positiva contribuindo e somando com os estudos na Psicologia, para que se possa trazer uma felicidade autêntica e bem-estar  que otimize e fortaleça esse indivíduo fragilizado, focando a atenção na força, nas características, nas habilidades positivas em vez de suas fraquezas.

Mostrando assim, o melhor que a vida pode oferecer, mudando o foco do lado negativo da vida e das questões, como solidificar no ser humano seus pontos fortes, não focando na patologia da psicologia tradicional.

Neste ponto não se fala aqui de ignorar as coisas que não estão boas, que traz um sofrimento psíquico e que não funcionam, mas também de não ignorar o que está indo bem, está funcionando bem para este indivíduo.

É importante destacar que a Psicologia Positiva não destrata e nem ignora a existência de problemas, dificuldades e transtornos; a questão é que seu olhar é outro.

A psicologia positiva que mencionamos aqui, não se trata de uma psicologia de autoajuda ou pensar positivo, mas além das questões negativas, o que se tem de positivo e pesar esses pontos também. E assim mudar seu olhar e sua visão para uma mais positiva, pois do fortalecimento dos pontos positivos pode-se melhor superar e dar conta dessas questões conflituosas de forma mais tolerável, sem suprimir as mesmas.

Como se Beneficiar da Psicologia Positiva

Podemos utilizar a psicologia positiva para dar foco na promoção da felicidade através de ações simples do dia a dia, por exemplo: faça uma lista de suas qualidades e comece a lê-las em voz alta para si mesmo todos os dias e se proponha a acreditar no que está dizendo, se elogiar e elogiar as pessoas, comece a praticar a gratidão ao acordar, agradeça ao ar que respira, pelo que você é, suas habilidades e capacidades, pelo que tem realizado, pela família e pessoas amigas.

Comece seu dia focando em suas potencialidades, no que você pode e como ajudar os outros com pequenos atos que vão promover um bem-estar para você e para os que te cercam.

O objetivo é promover no ser humano uma construção de um modelo mental mais positivo e uma mudança frente à realidade.

Na clínica trabalhamos com o paciente a importância de se fazer boas leituras durante o processo terapêutico e temos sugestões de alguns livros da Psicologia Positiva para que você possa compreender  melhor sobre essa área.

Sugerimos abaixo algumas dessas recomendações.

Alguns Livros sobre Psicologia Positiva

  • Felicidade autêntica: Usando a Nova Psicologia Positiva para a realização permanente – Martin Seligman
  • Florescer: Uma nova e visionária interpretação da felicidade e do bem-estar – Martin Seligman;
  • Felicidade autêntica: Usando a Nova Psicologia Positiva para a realização permanente – Martin Seligman

O que a Psicologia Positiva nos Ensina

Segundo Seligman, a psicologia positiva nos ensina a sermos mais resilientes diante dos conflitos da vida, esperançosos, otimistas, para que nos tornemos cada dia mais resistentes à doenças, tais como a depressão, ansiedade, pânico, fobias, estresses e outros transtornos.

Aprendemos a ter diante de tudo e apesar de tudo, uma vida mais saudável e feliz. Podendo enfatizar mais  no peso das coisas boas, construindo e promovendo a qualidade de saúde mental, pois quando se muda o foco do olhar, se muda a direção e a realidade da vida.

Referência Bibliográfica

Seligman,M.E. P. & Csikszentmihalyi, M. (2001).Positivepsychology: an introduction. American Psychologist, 55(1), 5-14.

A PSICOLOGIA POSITIVA COMO FOMENTADORA DO BEM-ESTAR E DA FELICIDADE http://www.scielo.br/pdf/pe/v18n4/17.pdf Acesso em 7/11/2018.

REJANE AMARAL DE SOUSA
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.