Psicoterapia e Gravidez, isso funciona?

Psicoterapia e Gravidez, isso funciona?

A gravidez é um período muito importante na vida da mulher e requer cuidados especiais ao longo de todo o período da gestação.

Os cuidados com a saúde do corpo são evidentes: Ultrassons 3D, 4D e quantos “d´s” forem necessários, dietas, cremes contra estrias e celulites, massagens relaxantes, roupas e sapatos confortáveis… o que mais?

Em meio a tantos cuidados físicos, fico perguntando a mim mesma: Psicoterapia e Gravidez, isso funciona?

  • Será que nós mulheres paramos para cuidar da nossa saúde emocional nesse período de tantas transformações físicas?
  • Será que não ficamos inseguras com o fato de estarmos carregando em nosso ventre um pequeno ser humano que depende somente dos nossos cuidados para desenvolver-se bem e com saúde integral?
  • Será que não temos fantasias a respeito do sexo do bebê (menino ou menina) e nos questionamos sobre nossas preferências e anseios?
  • Será que o nosso marido, companheiro ou o pai da criança está feliz e quer ter este filho que eu carrego?
  • Será que estou bonita? Será que posso ter vida sexual ativa? Como os outros estão me vendo?
  • São tantas dúvidas… tanta ansiedade… tanta incerteza… tantos sentimentos… será que não precisamos cuidar deles também?

Psicoterapia e Gravidez

A Psicologia tem um papel fundamental para esclarecer essas dúvidas, pois permite que a mulher grávida expresse seus sentimentos e angústias através de psicoterapias individuais ou em grupo. Isto faz com que ela perceba que continua sendo uma pessoa íntegra e que pode manter a vida social, afetiva e sexual tendo uma barriga e não sendo apenas “uma barriga.”

Se você está lendo este post e identificou-se com tantos questionamentos, que tal iniciar uma psicoterapia e cuidar também da sua saúde emocional?

Você pode procurar um psicólogo aí em sua cidade para um acompanhamento individual ou em grupo, ou pode ter um psicólogo online no lugar que lhe for mais confortável e confiável.

Cuidando da sua saúde emocional tão bem como você está cuidando do seu corpo, sua gravidez será muito tranquila e seu bebê agradecerá.

Leia também o conteúdo que separamos para você entender o que é carência afetiva e algumas dicas para tratá-la.

Últimos posts por Luciana de Oliveira Castro Ortiz Raveli (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.