Diferenças entre psicoterapia e tratamento psiquiátrico

Diferenças entre psicoterapia e tratamento psiquiátrico

Muitos pacientes que iniciam o tratamento psicoterapêutico têm dúvidas quanto à utilização de remédios e, também, sobre a diferença de um tratamento psicoterapêutico e tratamento psiquiátrico. Isto se dá porque não há informação suficiente que explique os efeitos – na vida do paciente – de cada tipo de tratamento. 

Um remédio não substitui a psicoterapia, da mesma forma que em casos extremamente graves apenas a psicoterapia pode não ser suficiente. De maneira geral, as duas coisas podem estar aliadas e, com a psicoterapia fluindo bem, o paciente torna-se apto a realizar o desmame do remédio psiquiátrico gradativamente.

Para um melhor entendimento, serão expostos alguns pontos importantes a respeito dessas duas vertentes relacionadas à saúde mental.

Tratamento psiquiátrico

O tratamento psiquiátrico é realizado por meio de um diagnóstico com base no DSM (manual de transtornos mentais) e se dá com a prescrição de remédio aliado à psicoterapia. A função do remédio é a de amenizar os sintomas do paciente.

Em alguns casos os sintomas podem tornar a vida do paciente improdutiva e podem agir de maneira incapacitante, de forma que o paciente passa a não conseguir realizar tarefas cotidianas em casa, no trabalho ou no cuidado de si e de outros que, por ventura, dependem dele.

Os sintomas também atingem os laços sociais, podendo gerar brigas, desentendimentos, intrigas e afastamento de familiares e amigos próximos, levando o paciente a um estado permanente de infelicidade e isolamento, sensação de solidão e incompreensão acerca de seus problemas.

Assim, com base nos sintomas específicos expostos pelo paciente, pode-se iniciar um tratamento medicamentoso, e a partir disto, na maior parte dos casos o paciente experimenta uma melhora gradual de seus sintomas físicos e psíquicos.

Tratamento psicológico

Na maioria dos casos, apenas o tratamento medicamentoso não é suficiente para que haja uma melhora efetiva no quadro do paciente. O remédio age de maneira orgânica, mas não altera a maneira de pensar, sentir e perceber a vida de cada sujeito. 

É comum pacientes chegarem ao consultório relatando que o remédio não o curou da depressão, do Transtorno Obsessivo Compulsivo, dentre outros diagnósticos, exatamente porque o medicamento em si não possui efeito de cura. É preciso que o paciente fale sobre suas principais questões e tente compreender, através de sua fala e das pontuações do psicólogo, o que o leva a pensar e sentir de determinada forma e a ter determinados comportamentos, e isto é do campo do tratamento psicológico.

O tratamento psicológico é o tratamento da neurose em si, do que é próprio do sujeito, da sua subjetividade, pontos que o remédio não pode atingir ou alterar, mas que um tratamento psicológico bem orientado pode atenuar, melhorando assim a qualidade de vida do paciente de forma mais duradoura.

Remédios e seus efeitos

Os medicamentos psiquiátricos, psicofármacos ou psicotrópicos são grupos de substâncias químicas que irão agir no sistema nervoso central, afetando os processos mentais e fazendo com o que o indivíduo experimente uma melhora em sua percepção, disposição física e em seus comportamentos.

Os remédios podem apresentar alguns efeitos colaterais, isto vai depender da gravidade do caso e do tipo de remédio prescrito, embora atualmente tenhamos disponíveis uma série de medicamentos novos, com efeitos colaterais mais brandos.

O efeito do remédio é no organismo, e o objetivo é gerar uma melhora na qualidade de vida do indivíduo, especialmente daqueles que estão em um nível incapacitante, com dificuldade de realizar o básico do dia-a-dia, como tomar banho, alimentar-se, dirigir, dentre outros.

Psicoterapia e seus efeitos

Embora o remédio opere no organismo trazendo ganhos como mais disposição no dia a dia, o efeito do medicamento não atua na maneira de ser do sujeito, ou seja, as neuroses continuam agindo. A forma como o paciente vê e entende a vida, seus pensamentos – que determinam seu comportamento – e a maneira como se sente nas mais diversas situações de sua vida não sofrem mudanças devido ao uso de psicofármacos.

Os efeitos de uma boa psicoterapia são a longo prazo e possuem uma duração maior, pois levam o sujeito a trabalhar ativamente em cima de suas questões e a tentar entendê-las, de forma que pode passar a pensar, agir e sentir diferente, podendo superar suas principais questões de maneira consciente, possibilitando assim um melhor manejo de seu sofrimento diante das dificuldades que a vida impõe.

Como sabiamente colocou Freud: A ciência moderna ainda não produziu um medicamento tranquilizador tão eficaz como o são umas poucas palavras boas.

Não tenha vergonha

A maioria das pessoas necessitam, em algum momento da vida, de ajuda psicológica ou psiquiátrica. Isso não deve ser motivo para julgamentos pejorativos de si mesmo e nem de vergonha. Buscar auxílio profissional, especialmente na época difícil em que estamos vivendo, é uma decisão racionalmente importante para que se possa manter o mínimo de saúde mental e produtividade em um momento onde não podemos ter a proximidade que gostaríamos com familiares e amigos.

A vergonha, muitas vezes, pode ser uma forma de resistência ao tratamento e pode levar a uma piora considerável do quadro, pois com o tempo os sintomas podem se intensificar, gerando ainda mais sofrimento.

Procure ajuda

Caso esteja sentindo desconforto emocional e mental, procure ajuda. Busque atendimento qualificado. Em muitos casos, não é necessário o tratamento psiquiátrico, alguns sujeitos que possuem quadros leves e moderados se saem muito bem apenas com o tratamento psicoterapêutico que, dependendo do comprometimento do paciente, pode correr bem e gerar diversos ganhos, dependendo apenas da disposição do paciente de falar sobre seus incômodos e questões diante da vida.

Ao implicar-se no tratamento, dentro do setting terapêutico o paciente tem a oportunidade de verbalizar todos os seus pensamentos e sentimentos de maneira sigilosa e segura. Todas as questões, de qualquer natureza, podem ser expostas a uma escuta ativa e profissional, diferentemente do que acontece nas conversas coloquiais com amigos e conhecidos.

Ao desfrutar dessa liberdade, o indivíduo tem mais chances de trabalhar seus medos, traumas, ansiedades, tristezas, e tem a chance de olhar mais profundamente para dentro de si, para tentar enxergar a origem de seus sintomas e, assim, elaborá-los, dando outro significado ao que antes era entendido como um problema ou impedimento.

Encontre um psicólogo

Últimos posts por Cibelle Fontes Perondi (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.