
Burnout: quando o excesso ou o tipo de trabalho faz adoecer
Ei, você que está aí descabelada(o), cansada(o), pensando em 1001 problemas na sua vida, em pleno horário de trabalho, desmotivada(o), sem saber o que fazer. Sim, você, estou falando com você! Sabia que você pode estar passando por uma crise de BURN OUT?
A síndrome
Sim! SÍNDROME DE BURN OUT. Já ouviu falar? Vem do inglês: burn = queimar, out = por inteiro. Essa síndrome está intrinsecamente relacionada com o seu modo de vida, mais especificamente relacionada ao seu trabalho. Ela se caracteriza pelo esgotamento físico e mental.
Síndrome que afeta quase 40% do mercado de trabalho. Também não é de se estranhar, no mundo caótico, rápido e exigente em que vivemos, quem dá conta?!
SE identifica? Se sim, primeiramente, respire.
O que fazer?
Não seria stress? Ansiedade? Desmotivação? Sim, também, porque esses sintomas estão presentes nessa síndrome. Ok, mas e agora, o que fazer?
Antes de mais nada vamos tentar entender o que realmente está acontecendo com você. Agende uma consulta e vamos conversar.
E aqui vai um alerta: Se você se identifica com 3 ou mais desses sintomas que relaciono abaixo, podemos dizer que sim, você se encaixa nessa síndrome:
- Irritabilidade;
- Dificuldade para se concentrar;
- Insônia;
- Isolamento social;
- Desmotivação;
- Improdutividade;
- Dores no corpo;
- Dores de cabeça frequentes/enxaquecas;
- Gastrite;
- Pressão alta.
Esses podem ser sintomas indicativos de que algo está errado. Pronto. Aliviada(o)? Já conseguimos identificar algo importante! E através da psicoterapia é possível aliviar esses sintomas. Cuide-se! O trabalho, mais do que uma fonte de renda, deve ser também fonte de prazer! Agende sua consulta.
Ana Cristina P. Fraia
clinicadepsicologiaanafraia@gmail.com
- Burnout: quando o excesso ou o tipo de trabalho faz adoecer - 14 de maio de 2019
- Vícios e sua relação com o equilíbrio e as drogas que elegemos - 13 de maio de 2019