Ainda que os atuais índices de desemprego apontem para um excedente de mão de obra, encontrar o profissional certo para a vaga que você tem disponível não é uma tarefa das mais fáceis.
Pesquisa feita em 2016 pela consultoria Hays indica uma escassez de talentos no mercado brasileiro. O levantamento corrobora o estudo feito no ano anterior pelo ManpowerGroup, que colocou o Brasil entre os cinco países com maior dificuldade em preencher cargos.
Diante desse cenário, o recrutamento e seleção de pessoas se reveste de uma importância maior, uma vez que toda escolha equivocada representa perda de tempo e recursos, com consequente efeito na produtividade.
Para que você não escorregue na hora de contratar seu próximo profissional, o post de hoje traz dicas certeiras para melhorar o seu processo seletivo. Continue a leitura!
Saiba quais são as atribuições do cargo
Antes de anunciar aos quatro ventos que possui uma vaga em aberto, é importante saber exatamente o que você espera que o futuro colaborador faça.
Se tiver clareza das atribuições que o cargo exige, você estará mais apto a eleger o perfil correspondente.
Faça uma descrição minuciosa da vaga
O próximo passo é divulgar a oferta de emprego.
Nesse momento, é fundamental fazer uma descrição detalhada das funções que o candidato exercerá e quais são os requisitos técnicos que ele precisa dispor para concorrer ao cargo: escolaridade, experiência requerida e habilidades específicas.
Informe também algumas características da empresa, como suas normas e valores. Dessa maneira, o candidato saberá previamente se está de acordo com o perfil institucional da organização.
Defina o perfil profissional desejado
Embora um excelente portfólio ou uma pasta recheada de certificados seja um indicativo importante, não é uma garantia de que você tem diante de si o profissional certo. Por isso, antes de começar o recrutamento e seleção de pessoas, defina com precisão o perfil do colaborador que você está procurando.
Necessita de alguém mais técnico, compenetrado e focado na produtividade? Precisa de um sujeito comunicativo e hábil a trabalhar em equipe? Enfim, faça uma relação das características pessoais e comportamentais que a vaga exige. Com isso, você terá melhores condições de conduzir uma seleção assertiva.
Fique atento à entrevista
Depois de avaliar uma série de currículos e eleger os candidatos mais promissores, é hora de ficar cara a cara com eles. Conduza as entrevistas tendo em mente o perfil delimitado anteriormente.
Você pode preparar um roteiro de perguntas para sistematizar o processo, mas evite transformar a entrevista em interrogatório.
Privilegie o diálogo, permitindo que o candidato exponha suas impressões e expectativas em relação à vaga. Deixe ele falar sobre experiências anteriores e verifique se está familiarizado com os objetivos e valores da empresa.
Entenda o papel do psicólogo no recrutamento e seleção de pessoas
Em vista da importância dessa etapa, é comum alguns empresários deixarem o processo de seleção a cargo de um profissional de psicologia.
Considerando que não apenas o perfil técnico do candidato está em questão, mas o aspecto emocional, não há dúvida de que o psicólogo é o profissional mais apto a identificar o perfil adequado às necessidades da empresa.
Em um cenário em que talentos são artigo de luxo, desenvolver um processo seletivo especializado, com objetivos claros e procedimentos bem aplicados, é um passo adiante na captação de bons valores para a sua equipe.
Agora que falamos em detalhes sobre recrutamento e seleção de pessoas, que tal avançar um pouco mais no conhecimento da rotina de recursos humanos e saber sobre o momento certo de promover seus funcionários? A hora é agora. Boa leitura!
REFERÊNCIAS:
Araújo, Susana Santos, and Teresa Proença. “Recrutamento e seleção via LinkedIn no contexto de uma empresa de consultoria de recursos humanos.” Conferência-Investigação e Intervenção em Recursos Humanos. No. 9. 2019.
de Medeiros Brum, Analisa. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. Editora Integrare, 2017.
Garcia, Alexsandro Da Silva, et al. “Processo de recrutamento e seleção nas micro pequenas empresas.” Monumenta-Revista Científica Multidisciplinar UNIBF 1.1 (2020): 119-129.
- Psicologia do esporte: Tudo o que você precisa saber sobre a área! - 14 de julho de 2022
- Psicólogo, como desconstruir e reconstruir a masculinidade no consultório? - 7 de julho de 2022
- Terapia para LGBTQIA+: Como acolher a diversidade? - 29 de junho de 2022